terça-feira, outubro 23, 2012

STEVE HARRIS FAIL, TREZAZÊZ WIN!

Banda de rock é um troço interessante. Sempre tem alguém nelas – geralmente o líder – que é a chamada “alma” da banda, a pessoa que concebe e encarna sua proposta.

No Iron Maiden – por mais estrela que seja o cantor Bruce Dickinson –, essa pessoa é o baixista, fundador e líder inconteste Steve Harris, que acaba de lançar, aos 56 anos, seu primeiro CD solo, British Lion.

(Na foto ao lado, Steve e a banda que o acompanhou no estúdio, em foto de John McMurtrie).

Por ser tão identificado como o mentor do Iron, o músico que ditou – com mão de ferro, dizem – os rumos musicais de sua banda, um disco solo de Harris era uma possibilidade remota.

O raciocínio é simples: pra que diabos ele se preocuparia com disco solo, se o Iron Maiden já é praticamente seu trabalho solo?

Daí a surpresa entre fãs e apreciadores quando este álbum solo foi anunciado.

Em entrevistas, Harris afirmou que encarava a empreitada mais como um “projeto paralelo” ao Maiden do que como disco solo. E que o repertório seria fortemente influenciado pelo hard rock e progressivo dos anos 1970.

Ora, isso já é o que o Iron Maiden vem fazendo há coisa de 30 anos. Não à toa, as expectativas foram lá pro alto.

A má notícia é que todas elas foram rigorosamente frustradas.

Hard rock de FM

A principal razão do naufrágio que é este British Lion atende pelo nome de Richard Taylor, que vem a ser o vocalista da banda recrutada por Harris para acompanhá-lo.

Taylor e Harris são velhos amigos, já que o primeiro era o vocalista de uma obscura banda apadrinhada pelo segundo ainda nos anos 1990, chamada justamente... British Lion.

Até aí, tudo bem. Nada contra dar uma “segunda chance” a um amigo que Harris, pelo visto, julga talentoso.

O problema é que o tal do Taylor não tem nem cacoete de talento. Sua voz é genérica, sua interpretação é melosa, sua abordagem é convencional, tão excitante quanto uma manhã na fila do cartório.

Se fosse só isso e as composições ajudassem, até que British Lion não seria um disco ruim.

Mas não é o que acontece. O álbum é uma tediosa  sequência de dez faixas de um hard rock de FM, barato e sem brilho.

Aqui e ali há uma levada mais pesada (na abertura, This is My God), uma linha de baixo que chama a atenção (Karma Killer), uma sobra engavetada do Maiden (Us Against the World), mas é pouco.

A melhorzinha é The Chosen Ones, a que mais se parece com o prometido nas entrevistas.

Volta pro reduto, Steve!

British Lion / Steve Harris / EMI / R$ 34,90

Trio de violonistas brasileiros lança belo CD  instrumental com clássicos do Maiden

Mas nem tudo está perdido para os fãs brasileiros do Iron Maiden.

Enquanto aguardam o show já anunciado para o Rock in Rio 2013 (setembro), a rapaziada pode investir seus suados caraminguás sem medo em um belo tributo a banda da caveira Eddie, o CD Can We Play With Maiden?, lançado pelo trio de violonistas Trezazêz.

No disco, os rapazes – três virtuoses incontestáveis – releem nove clássicos do vasto repertório maideniano mantendo certa fidelidade aos temas originais, mas com liberdade para soltar os cachorros em arranjos puramente instrumentais, com personalidade própria.

Formado por Caio Andrade (violão de cordas de aço), Estevan Sinkovitz (cordas de nylon) e Luque Barros (violão de sete cordas), o Trezazêz oferece um biscoito fino que merece ser apreciado não apenas pelos fãs da banda inglesa, mas por qualquer pessoa que goste de música e /ou  estude violão.



Enche os ouvidos e causa admiração os diálogos (ou duelos) travados pelo trio de violonistas em faixas clássicas como Losfer Words (Big ‘Orra), The Number of The Beast, Phantom of The Opera, Flash of The Blade e Two Minutes to Midnight.

Um senhor tributo a uma grande banda.

Trezazêz / Can We Play With Maiden? / Scubidu Records / R$ 21,90 / www.trezazez.com

26 comentários:

Franchico disse...

Que piada! Não foi o STF que criminalizou a política. OS POLÍTICOS CRIMINALIZARAM A POLÍTICA.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,condenado-pelo-mensalao-genoino-ataca-o-stf-e-promete-provar-inocencia,949647,0.htm

Tudo por que ninguém nesse país consegue dar dois passos sem pensar em tirar vantagem de alguma forma. Tudo por que ninguém neste país consegue manter as mãos limpas por um mandatozinho sequer.

A corrupção no Brasil já se tornou um caso patológico. Povinho doente da porra.

Franchico disse...

Enojado com os rumos do jornalismo contemporâneo, Clark kent pede demissão do Planeta Diário:

http://herocomplex.latimes.com/2012/10/23/superman-clark-kent-leaves-daily-planet/#/0

Sinal dos tempos.

Franchico disse...

Parece que Scott Lobdell, o escritor dessa HQ aí, pretende transformar Clark Kent em um blogueiro independente, sem rabo preso (só falta ele trabalhar no Huffington Post - se é que o HP não tem rabo preso mesmo, o que eu duvido). Taí, fiquei crurioso. O problema é que o Lobdell nunca escreveu uma HQzinha só que me agradasse. A fase dele em X-Men é deplorada como um novelão mexicano da pior qualidade. Sempre foi um escritor medíocre. Enfim... a conferir.

Franchico disse...

Blu-ray brasileiro de O Cavaleiro das Trevas Ressurge será um dos mais caros no mundo

http://www.universohq.com/quadrinhos/2012/n23102012_07.cfm

Por essas e outras que não dou a mínima para este tipo de frescura. Pego na locadora, copio e pronto, assisto quando e quantas vezes quiser. Ou compro no pirateiro mesmo e fodam-se os grandes estúdios.

Franchico disse...

A graphic novel do Astronauta, que inaugura a série de graphics do Maurício de Sousa, foi parar no Bleeding Cool:

http://www.bleedingcool.com/2012/10/23/mauricio-de-sousas-first-graphic-novel/

Franchico disse...

O trânsito em Salvador, naturalmente caótico, está ainda pior hoje, com uma cacetada de semáforos apagados em toda a cidade. Se a selvageria no trânsito já é uma constante, imagine agora.

Salvador, cidade lixão aonde nada funciona.

Franchico disse...

A Panini vai soltar no Brasil aquela polêmica graphic reacionária / psicótica de Frank Miller:

http://omelete.uol.com.br/frank-miller/quadrinhos/holy-terror-graphic-novel-de-frank-miller-vai-sair-no-brasil/

Não quero nem de graça, obrigado.

Franchico disse...

Novas peripécias da dupla de dois Auerbach / Carney:

http://omelete.uol.com.br/black-keys/musica/black-keys-lanca-o-clipe-de-baddest-man-alive-com-rza/

Franchico disse...

Primeiras imagens do remake de Evil Dead on line:

http://www.bleedingcool.com/2012/10/23/first-footage-from-the-new-evil-dead-is-online/

Quero ver no cinema! (Mas não dublado, por que não sou anarfa).

Franchico disse...

Herzog novo promete:

http://www.bleedingcool.com/2012/10/22/werner-herzog-to-film-high-school-shooting-drama-vernon-god-little/

Anônimo disse...

Olá....gostariamos de convidá-lo a visitar nosso BLOG FUTEBOLISTICOCANABICOMUSICAL: http://passabola.yolasite.com/

Anônimo disse...

Olá....gostariamos de convidá-lo a visitar nosso BLOG FUTEBOLISTICOCANABICOMUSICAL: http://passabola.yolasite.com/

Old School disse...

Pegando um gancho num comentario do post anterior,nao quero dar uma de carlista nao,mas me parece q esses filhos da puta ai me sairam ainda piores q o filho da puta do ACM,nao?De qualquer jeito,politica baiana eh o tipo do assunto q da ate vontade de vomitar.Essa merda ai nao tem conserto e todo mundo ta careca de saber disso,mas o brasileiro(e principalmente o baiano)eh mestre em querer tapar o sol com a peneira e fugir da realidade.Por isso sempre vou bater na mesma tecla:o ultimo a sair apague a luz e feche a porta.

Franchico disse...

Old School, o que aprendemos (ou melhor: confirmamos aquilo que já desconfiávamos) com esses anos de PT no poder é o seguinte: não existe ideologia. Existe apenas poder. Quem tem, quer sempre mais - e se manter nele ad infinitum. Quem não tem, faz qualquer coisa para chegar nele. E acabou.

O lance dos petistas arrependidos (entre os quais me incluo) é que muitos deles, a título de protesto, votaram no baixinho do dem(aqui já não me incluo: votei nulo), com a desculpa que ele pode ser - veja bem: PODE SER, é mole? - um bom administrador, que é o que Salvador precisa DESESPERADAMENTE, neste momento tenebroso que vivemos aqui.

Ora, isto é mais uma falácia.

Esse porrinha nunca administrou NADA na vida além dos próprios (e muitos) bens.

E outra coisa, que já disse aqui e repito. Baiano que vota nos membros dessa família - em qualquer pessoa com esse sobrenome - não tem vergonha na cara, memória ou qualquer perspectiva histórica. Merece mesmo é tomar chicotada de coroné.

Nós somos pobres por que eles são muito ricos. Nossa cidade está um lixo por que eles criaram as condições históricas que levaram a isso.

Nossa miséria não é de hoje. E todo mundo sabe de quem é a culpa. Todo mundo sabe quem FUDEU com essa terra. Daí que votar nessa gente é totalmente inaceitável.

Marcos Rodrigues disse...

Fala, rapaziada.

Hoje à noite, dia 24, 20h, tem Theatro de Séraphin ao vivo no Museu de Arte Moderna (Solar do Unhão), dentro da programação do Seminário Internacional Urbicentros. Entrada franca.

Abraços

Franchico disse...

Tô fudido.

http://omelete.uol.com.br/musica/muse-e-eleita-melhor-banda-do-mundo/

Se bem que nunca levei fé na "Q", mesmo.

rodrigo sputter disse...

Chico, quem é o idiota que vai votar em grampinho e é ex-petista?
vote nulo, como eu e vc, vote em hamilton (acreditando na utopia) ou qq outra coisa da extrema esquerda, mas nesse aí nem a pau!
tou pensando em anular meu voto no 2o turno tb...mas tenho medo de grampinho levar...mas tb não acredito e nunca acreditei em nenhum deles...meu voto sempre foi + por medo da direita votar do q outra cousa...

fui dar um saque no blog cannisfutebolístico...a galera é paulista?
vi que o bob é corintiano...


ps.: Marcos, boa notícia essa!
vou lá!

Franchico disse...

Sputter, o que não falta em Salvador é idiota.

rodrigo sputter disse...

e chico, e quem diria, o pv apoaindo acm neto...será q ele vai fumar unzinho com gabeira lá no porto da barra com tanguinha de crochê?
caso ganhe?
se fosse eu até votaria pra ver essa cena...levaria meu saco de vômito ou um dramim...

mas eu acho que a gente deveria era votar nele mesmo...pelo menos reclamaria de barriga cheia...tudo voltaria ao normal, o inimigo seria a velha direita...e não ia ser aquela reclamação da ilusão de esquerda...eu num me iludi, pq eu nunca esperei nada diferente de nenhum deles...apenas ser menos pior do que os que oprimiam a + tempo...política sempre foi dançar em todos ambientes para poder conseguir o que quer...

Franchico disse...

Eu não admito mais nenhum membro dessa família entronado via voto em cargo público. Já basta o que eles mandam nessa cidade através de suas empresas, vide o caso do camarote em ondina e todo o movimento desocupa. Essa gente está por trás de tudo o que há de pior e mais atrasado nessa cidade. Querer ve-los de volta em cargo público é apenas coroar, confirmar e por fim, concordar com toda essa excrescência. Pra mim não, obrigado. Prefiro desperdiçar mais um voto nos petralhas. Canalha por canalha.... prefiro um que não esteja tão entronado em nosso inconsciente como cria de coroné. É só uma questão de gosto. Prefiro merda nova a merda velha. Só isso.

Franchico disse...

Mais sensacional que o discurso de Clark Kent em favor do jornalismo é a reação dos colegas quando ele pergunta "Tenho certeza que não sou o único a pensar assim, certo pessoal? Pessoal? Pessoaaaaal?"

(som de grilos no mato).

http://www.bleedingcool.com/2012/10/24/supermans-big-jerry-maguire-moment/

Franchico disse...

Diga-se de passagem, os desenhos - pelo menos desse trecho - são feios pra caralho. Nas coxas total.

Franchico disse...

Nunca vou entender por que as Duas Grandes insitem tanto em cagar sobre suas propriedades mais valiosas.

http://omelete.uol.com.br/homem-aranha/quadrinhos/homem-aranha-roteirista-pode-ter-revelado-nova-identidade-do-heroi/

Franchico disse...

Ah, lembrei: $$$$$$$.

Inclusive de manés como eu mesmo.

rodrigo sputter disse...

tudo bem que sou idiota, maluco, imbecil, um pouco burro, mas resta um pouco de sanidade pra não votar ni grampim...

eu tou nessa entre anular ou votar no pt...de qq maneira, meu voto mesmo no pt será nulo...ninguém nunca me agradou 100% mesmo...nem eu-ehhehehe

e tem gente q fica brigando por partido político, futebol...véi, num sei se eu brigaria por mim mesmo...até mesmo a gente faz merda e se arrepende...ficar brigando por partido político...a num ser q vc esteja mordendo uma ponta com eles...

porra chico, poucos são os jornalistas que não vão queimar no inferno-hehehe
ô raça miseravi!
tem uns que vou te contar...e vc sabe mejor do que eu...

ainda bem que não conheço ninguém que se diz filósofo mesmo pra poder não me envegonhar de minha "profissão" tb...

rodrigo sputter disse...

'Detetive Pop' encontra locais de capas de disco famosas:

http://musica.br.msn.com/detetive-pop-encontra-locais-de-capas-de-disco-famosas-5#image=1

superbacana isso.