sexta-feira, outubro 19, 2012

MOSTRA DE SAMUEL CASAL ABRE HOJE NA RV, INICIANDO FIM DE SEMANA AGITADO, COM 24 HORAS DE QUADRINHOS E MAIS

Apreciadores de artes visuais, gráficas e HQ tem um programa imperdível para este fim de semana, na loja / galeria RV Cultura & Arte.

A partir de hoje até domingo, o local vai abrigar a edição 2012 do evento  24 Horas de Quadrinhos, a abertura da exposição Gravado no Osso, do artista gaúcho Samuel Casal, bate-papo com o artista (no sábado),  encontro com a quadrinista alemã Aisha Franz (sábado, 14h30), lançamento da  revista Café Espacial 11 e Mural de Tiras.

Inédita na região Nordeste, a mostra individual de Samuel Casal traz a produção mais recente deste jovem porém experiente artista gráfico / ilustrador / quadrinista / gravurista.

“A exposição consiste de gravuras que variam desde os 15 centímetros até de 70 cm X 1 metro”, descreve Samuel por telefone desde Florianópolis, aonde vive.

“Haverá ainda um livro-objeto chamado Autópsia e algumas matrizes de gravuras, que tem uma função meio didática. É que as pessoas ficam curiosas em ver como são as matrizes. Mas a maioria das peças é de gravuras impressas”, conta.

Aos 38 anos, Casal atua como ilustrador desde os 16, quando começou no jornal de sua cidade, Caxias do Sul (RS).

De lá para cá, já publicou sua arte na Superinteressante, Folha de São Paulo, Le Monde Diplomatique, Exame e Die-Gestalten, entre outras. Publicou HQs na Argentina, França, Alemanha, Bolívia, Chile e Espanha.

Faturou oito prêmios HQMix e é coautor de um pequeno clássico recente da HQ nacional: Prontuário 666: Os Anos de Cárcere de Zé do Caixão (2008).


Tradição, tecnologia etc

Há alguns anos, apaixonou-se pelas técnicas arcaicas da gravura, a qual vem se dedicando com afinco. “Quando comecei a trabalhar, antes da era digital, as coisas ainda eram bem manuais”, lembra.

“Em 1993, 95, começaram a vir as máquinas – e logo eu estava desenhando direto no computador. Quando fiquei mais à vontade com o equipamento, todo mundo começou a dizer que meu traço tinha aspecto de xilogravura”, relata.

Curioso, Casal foi pesquisar a técnica e descobriu que uma de suas maiores influências era justamente de uma referências da xilogravura no Brasil: Rubem Grillo.

“Então, hoje eu conservo as duas coisas: o trabalho primitivo com a xilogravura e a ilustração digital. Uma coisa não precisa anular a outra. Tanto a tradição quanto a tecnologia são bem vindos no meu estúdio”, reflete.

Na mostra, estarão expostas gravuras criadas através do entalhe de materiais como linóleo, emborrachados e MDF, além de experiências gráficas com monotipia e stencil, nos quais a cor é tingida artesanalmente.

Suas figuras são criaturas quase sempre animalescas, de aspecto ora assustador, ora misterioso. “Meu trabalho tem essa estética do grotesco que vem do expressionismo”, admite.

“É uma coisa mais de expressão do que de terror. Você parte de uma mancha preta e vai abrindo pontos de luz. Então é uma técnica que combina bem com  temas sombrios. Mas isso sempre me interessou. Já tive banda de rock pesado, tinha as capas de disco, gibis de terror, isso sempre permeou meu trabalho”, conclui.

24 quadrinhos por segundo

Realizado em Salvador há cinco anos pela RV Cultura & Arte, o  24 Horas de Quadrinhos é um evento anual que acontece simultaneamente em milhares de cidades mundo afora.

O desafio, concebido pelo quadrinista e teórico norte-americano Scott McCloud (autor do livro-referência Desvendando os Quadrinhos) consiste em criar e concluir uma HQ de 24 páginas em 24 horas.

Depois da jornada, uma votação (no local e on line) consagrará as duas melhores HQs, cujos criadores ganharão prêmios oferecidos pelas editoras Devir, Conrad e JBC.

Quem comparecer só para visitar pode participar do encontro com a quadrinista alemã Aisha Franz, em visita de intercâmbio cultural à cidade, através do Instituto Goethe local.

Outras presenças ilustres incluem o sociólogo Eduardo Duparah (UNESP  Marília - SP) e Galvão Bertazzi.

O primeiro é gestor da Associação Café Espacial, que lança na ocasião o 11º número da revista homônima.

E Bertazzi, criador da série de tirinhas Vida Besta, participa da atividade Mural de Tiras.

Trata-se de uma miniexposição de tiras em quadrinhos em que qualquer pessoa pode participar. Basta enviar sua tira para rvculturaearte@gmail.com.

Todas serão impressas e expostas no mural. A mais votada também ganha prêmio.

Bom fim de semana de celebração à arte e as HQs.

Gravado no Osso: Mostra de Samuel Casal / Abertura com a presença do artista: hoje, 19 horas / Visitação gratuita até 24 de novembro / Bate-papo com Samuel: amanhã, 16 horas

24 Horas de Quadrinhos 2012 / Das 10 horas de sábado às 10h de domingo / Inscrição: R$ 20 (direito a papel especial, jantar, café da manhã e bebidas: água, café e refrigerante) / RV Cultura e Arte (3347-4929) / Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho

14 comentários:

Franchico disse...

Belo depoimento do cineasta baiano Sérgio Machado:

http://cadernodecinema.com.br/blog/o-cinema-dentro-de-nos/

Franchico disse...

Falando no Machado, lembrei do casal Bel (irmã dele) e Daniel.

Aí Daniels, ainda quero ver uma mostra sua como essa desse post aqui em SSa, bicho.

Enquanto isso, aquele print assinado que vc me deu apareceu (devidamente enquadrado) na TVE local! Veja aqui, em 1:55:

http://www.youtube.com/watch?v=4z8_3khaA-o

E o doc do gumbo de Bel? Vcs já trazem o DVD agora no fim do ano?

Franchico disse...

Pô, interessante o trabalho de "Frau" Franz!

http://www.fraufranz.com/

No site ela vende posters a 5 euros. Será que ela vai trazer material pra vender aqui amanhã?

Franchico disse...

Me lembrou o trabalho de Silvis, que fazia os cartazes dos shows produzidos por Big Bross......

Franchico disse...

A revista Heavy Metal - ou melhor, a Metal Hurlant original, francesa - virou série de TV. Na França!

http://omelete.uol.com.br/series-e-tv/metal-hurlant-chronicles-kelly-brook-estrela-serie-de-tv-de-metal-pesado-veja-trailer-e-imagens/

Yeah! Digo, oui, oui!...

Franchico disse...

Daqui a pouco tem o show de Vandex na Sala do Coro do TCA, transmitido pela TVE Bahia:

Show Vandex no Conexão Vivo Sala do Coro -Teatro Castro Alves

Transmissão TVE Domingo (21/10) 18:00 Hs

Franchico disse...

Sintonizai, irmãos!

Palavras de Salvação.

Com o perdão do ataque de "francielismo"...

Franchico disse...

Meu ex-teacher na Facom, professor Wilson Gomes, posta carta aberta a ACM Neto, no qual pede "a Bahia de volta".

http://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/83392/

Trecho pra dar um gostinho:

"Não é por nada, mas é que me incomoda o fato de a sua família ter marcado a Bahia inteira, como fazem os bichos territoriais que vejo no Animal Planet, com o seu cheiro...digo, nome".

Nota dez, teacher!

Franchico disse...

Bem-vindo ao meu bairro:

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/moradores-da-pituba-sofrem-com-assaltos-de-grupos-formados-por-adolescentes/

Salvador, cidade lixão.

Franchico disse...

Ainda sobre o embate eleitoral do próximo domingo, fiquei decepcionado com este texto de Fernando Conceição, outro ex-teacher meu da Facom:

http://fernandoconceicao.com/2012/10/20/degeneracao-petista-e-pior-que-o-carlismo-em-salvador/

Curioso, por que na época da faculdade eu era mais Conceição do que WG. Mas nesse momento, fico com o sarcasmo desesperançado e elegante de WG ao invés do flagrante carlismo tardio de FC. Grampinho, Pelegrino, não importa: TUDO LIXO, TUDO LADRÃO. Mas confesso que, neste momento, estou quase votando no petista (votei NULO no primeiro turno), por que não admito mais ninguém dessa família em cargo eletivo. Chega. O tempo dessa família já passou. CHEGA DESSA GENTE.

Salvador, cidade lixão.

Franchico disse...

Que mundo é esse?

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,confissoes-de-adolescentes-,948687,0.htm

Terra, mundo lixão.

Franchico disse...

É, é esse mesmo o meu bairro.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/10/grupo-invade-predio-e-tenta-assaltar-moradores-na-pituba-diz-pm.html

Franchico disse...

Estreias da semana:

Arrow (série desuper heroi da DC/Warner, linha Smallvile, desta vez com o Arqueiro verde): HOJE (segunda, 22, 21 horas aqui - 22 h com horário de verão).

he Big Bang Theory: Estreia da sexta temporada, com Raj solitário enquanto seus amigos se ocupam com seus relacionamentos, incluindo o início da vida de casado de Howard e Bernadette.
Warner, 23/10, 21h (ou seja, 20 horas aqui)

Elementary: Versão modernizada de Sherlock Holmes, com Jonny Lee Miller no papel principal. Universal, 25/10, 22h, 21 horas aqui.

Fonte: http://omelete.uol.com.br/programacao-da-tv/

Franchico disse...

Feliz Natal com Stevie Wonder:

http://omelete.uol.com.br/musica/stevie-wonder-vem-ao-brasil-em-novembro/