
Maggie e Hopey, como são mais conhecidas, são algumas das mais apaixonantes personagens femininas de HQ de todos os tempos.
Boa notícia então, que após um longo período sem mandar notícias, eis a dupla de volta ao Brasil, no álbum Lôcas: Maggie, A Mecânica, recém-lançado pela Gal Editora.
Fãs mais antigos devem lembrar de Love & Rockets, a imortal revista independente dos irmãos Jaime e Gilbert Hernandez, que teve cerca de uma dúzia de edições lançadas no Brasil há uns vinte anos, pela editora Record.
De lá para cá, uma ou outra edição esporádica aparecia de vez em quando, por diferentes editoras.
Agora, espera-se, a série tenha voltado de vez.
Lançada em 1981, Love & Rockets revelou o enorme talento dos irmãos Hernandez, cada um em seu universo narrativo próprio. Jaime com suas Lôcas e Gilbert com sua Sopa de Gran Peña (ou Heartbreak Soup).
Enquanto Jaime delirava com punketes latinas dos subúrbios de L.A. e mecânicas de foguetes, Gilbert criou todo um universo marquesiano / amadiano em torno de Palomar, uma vilazinha latina em um país não identificado, com muito realismo fantástico e figuras pitorescas.
Ambos foram igualmente bem sucedidos com suas criações, as quais continuam a ser publicadas até hoje nos Estados Unidos, depois de múltiplas premiações e aclamação geral.

No álbum lançado pela Gal, a saga começa do início de novo, mostrando as primeiras HQs de Lôcas.
Nelas, conhecemos as já citadas Maggie e Hopey, além de uma vasta galeria de personagens que orbita em seu torno, como Izzy, uma melancólica escritora com vários segredos do passado e Penny Century, uma linda oportunista casada com H.R. Costigan, um milionário com chifres.
Amantes ocasionais, Maggie e Hopey habitam um mundo muito particular, no qual a cena punk de Los Angeles convive em harmonia com foguetes, dinossauros e super-heróis.
Com o tempo, Jaime foi deixando de lado o aspecto mais fantasioso da HQ, optando por uma abordagem mais realista e próxima da crônica de costumes.
Com seus desenhos espetaculares, narrativa ágil e diálogos engraçados, as Lôcas também vivem (mais ou menos) em um tempo cronológico semelhante ao nosso.

“Então, muita coisa mudou para algumas delas, como aconteceria na vida real. Já para outras, nada nunca muda”, diz.
Jaime conta que se inspirou – até certo ponto – em pessoas que conheceu para criar suas personagens: “Às vezes são pessoas que conheço, mas, de forma geral, são simples observações de como as pessoas agem, meio que me colocando dentro delas e esperando que eu traga para fora algo que o leitor vá reconhecer”, explica.
Após 50 edições lançadas pela editora independente Fantagraphics Books, Love & Rockets chegou ao fim, em 1996.
Em 2001, os irmãos se reuniram e lançaram Love & Rockets Volume 2, que ainda é publicada nos Estados Unidos.
Maggie, hoje uma quarentona acima do peso, vive de maiô e se dedica a administrar um condomínio.

Talvez essa característica, a de serem figuras tão humanas, seja uma das razões de Love & Rockets ser tão cultuada entre os leitores: as personagens são tão bem delineadas que parecem mais velhas amigas.
Que mais novos leitores tenham o prazer de conhece-las deste vez. E que não sumam.
Love & Rockets: Lôcas - Maggie, A Mecânica / Jaime Hernandez / Gal / 152 p. / R$ 39,90 / www.galeditora.com.br