domingo, julho 29, 2012

MOROTÓ SLIM DÁ BAIXA NA ESPAÇONAVE SÔNICA DOS RETROFOGUETES, JÚLIO MORENO ASSUME POSTO, BANDA É CONTEMPLADA EM EDITAL PARA GRAVAR DISCO NOVO


Em qualquer saga espacial, baixas são um acontecimento comum (e até mesmo esperado) entre os tripulantes das naves.

O que não quer dizer que seja fácil.

Agora chegou a hora da espaçonave sônica chamada Retrofoguetes (foto: Sora Maia) dar “até logo” a um de seus principais tripulantes.

Morotó Slim, o fabuloso guitar hero que ajudou a definir o som da banda nos seus dez anos de atividades, acaba de deixar a ponte de comando da nave.

No seu lugar, assume o experiente imediato Julio Moreno (na foto mais abaixo, a bordo do Trio Foguetão, em foto de Paula Berbert).

Egresso das distantes terras de além do Rio da Prata (Baia Blanca, Argentina), Julio já singrava a imensidão sideral a bordo dos Retrofoguetes há anos: há pelo menos cinco, é membro da chamada “equipe Retrofolia”, responsável pelo baile anual de Carnaval da trupe.

Mas afinal, por que Morotó, com quem o baterista Rex vem tocando em conjunto há mais de 20 anos, deixou a banda?

A trajetória da dupla atravessou três bandas: a seminal Os Feios,  The Dead Billies e Retrofoguetes.

Há pelo menos duas versões para a saída de Morotó – que, na verdade, se completam e não deixam margem para dúvidas: não houve briga no processo.

“Eu não estava mais conseguindo acompanhar a banda no caminho que ela vem tomando nos últimos anos”, declarou Morotó. “Resolvi sair para que a banda não pare, para que dê continuidade a sua trajetória”.

“E fui eu mesmo quem sugeriu o nome de Julio  para ficar no meu lugar. Apesar de ser argentino, Julio é um grande músico”, descontrai Morotó.

Já Rex, apesar de não demonstrar qualquer traço de mágoa com o velho amigo, se permite discordar: “Eu tenho uma visão diferente. Não que não seja verdade (o que Morotó diz), mas acho que faltou um pouco mais de dedicação. Pra mim, foi uma questão de disponibilidade, mesmo, de ter tempo para a banda”, acredita.

Disco novo, bola pra frente

Portanto, a amizade e a colaboração mútua – incluindo o baixista CH Straatman e Julio – continua.

“Além do Retrofolia, que Morotó  vai participar sempre, ainda tocamos juntos na Les Royales, nossa banda de covers de rockabilly”, lembra Rex.

A questão com Morotó, que já era antiga (“Desde ates do Cha Cha Cha, nosso disco de 2009”, segundo Rex) se precipitou para a saída definitiva do guitarrista com o anúncio, no início dessa semana, dos contemplados nos editais do Fundo de Cultura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb-Secult).

A banda terá direito a quantia de R$ 46.450 para gravar seu novo disco, já intitulado Dramascope Vol. 1.

Com isso, eles já entram em estúdio neste semestre, sob a batuta do de outro colaborador de longa data, o produtor andré t.

“O anúncio do edital foi o ponto de virada pra mim. Tive que tomar uma decisão definitiva”, diz Morotó.

“Não vai ser fácil pra mim calçar os sapatos de Morotó. As comparações serão inevitáveis”, admite Julio. “Mas me sinto imensamente privilegiado por ter sido escolhido”, diz.

Já CH dá as boas-vindas ao novo tripulante: “Julio sempre foi um cara que estava colado na gente, musicalmente e como amigo. Então foi natural ele ser efetivado na banda”, observa.

Agora, em Dramascope, os Retrofoguetes vão “aprofundar o conceito original da banda. A relação com o cinema, principalmente”, detalha Rex.

“Para nós, compositores de trilhas de cinema são tão influentes quanto outras bandas de rock. Vamos trabalhar com muitos sopros, percussão, cordas, na linha do chamado spy jazz”, conclui o baterista.

CRONOLOGIA RESUMIDA RETROFOGUETES: DEZ ANOS A JATO

2002: Das cinzas do The Dead Billies, nasce o trio de surf music instrumental Retrofoguetes, com Morotó Slim, Rex e Joe Tromondo (foto Marcos Bragatto)

2003: Depois do EP de estreia (Protótipo de Demonstração 1, independente), a primeira baixa: Joe vai tocar com Pitty. Entra CH Straatman. Sai o CD Ativar Retrofoguetes! (Monstro Discos)


2004:  Indicação ao Prêmio Claro de Música, categoria instrumental. Lançam o compacto em vinil O Maravilhoso Natal dos Retrofoguetes (Monstro Discos)

2006: Começam os bailes Retrofolia, ponto de partida para a retomada da guitarra baiana

2008: Trio Foguetão (foto Jera Cravo) rende a Morotó um Troféu Dodô & Osmar (Melhor Instrumentista). A música Asteroide Fantasma é trilha de comercial premiado em Cannes e Berlim,  pela agência paulista F/Nazca 

2009: Sai Cha Cha Cha (Indústrias Karzov), o segundo álbum. O show de lançamento, para um TCA lotado, é consagrador. A faixa Maldito Mambo! ganha  prêmio de Melhor Arranjo (de autoria de Letieres Leite), no Festival Educadora FM. A Orkestra Rumpilezz, de Letieres, participa da música, com seus metais em brasa

2010: Se apresentam pela primeira vez no exterior, em Buenos Aires, Rosário e La Plata (Argentina)

2012: Segunda baixa: sai Morotó, entra o antigo colaborador Julio Moreno. Entram em estúdio para gravar Dramascope Vol. 1.





www.reverbnation.com/retrofoguetes
www.myspace.com/retrofoguetes
www.twitter.com/retrofoguetes

31 comentários:

Franchico disse...

Para quem ainda não sabia (o que eu duvido), a novidade é esta, amiguinhos.

Agora, vamos torcer para que o trio atual dê boa continuidade à bela carreira que veio sendo consntruída até aqui - e que Morotó tb continue tocando, apara alegria geral dos seus inúmeros admiradores, entre os quais me incluo.

Franchico disse...

Sputter, tô até com medo de perguntar, mas... o que é "mono egg"?

http://www.youtube.com/watch?v=oqunBrAxiEQ

Franchico disse...

THE BAGGIOS, uma das melhores bandas de rock no Brasil hoje (e digo isso com folga, mas com muita folga mesmo, dado o cenário quase sempre deprimente) soltou o clipe oficial de uma de suas melhores músicas, O Azar Me Consome.

http://www.youtube.com/watch?v=2OJTPZFLHfQ&list=UUWy9GY_LgfRVGaWRGLZqpmQ&index=1&feature=plcp

OUÇA ALTO.

Go Sergipe!

Franchico disse...

A propósito, o comunicado oficial dos Retros sobre a saída de Morotas:

http://www.twitlonger.com/show/iickqt

Franchico disse...

Espetacular esse ensaio.

http://www.bleedingcool.com/2012/07/27/taking-a-fall-for-the-fallen-superheroes/

Os cenários, figurinos, nota 10!

Franchico disse...

Artista é isso aqui: quando canta dá show, quando fala dá show.

http://www.youtube.com/watch?v=QPCfb9cdEVA&feature=related

Não é esses bunda mole de hj em dia, tudo retardado sem opinião - até por que não foram sequer ensinados a pensar por si próprios.

GÊNIO, cabou.

Franchico disse...

Outra dele:

http://www.youtube.com/watch?v=ewzCP3DYrbc&feature=fvwp&NR=1

rodrigo sputter disse...

seria bom perguntar pro gramute, seja lá quem for...aliás sinto-me lisonjeado em fazerem composições pra mim...tem essa faixa q fala de mim...tem uma dos rewinders (honalulu)...tem uma da venus voltz (Sputter, Sam and Jo)...tem uma da lunettes(queen of the bathroom, mas a rainha não sou eu, eu estava com a rainha, mas não uma rainha tipo a da banda queen, mas uma italiana)...

mas tu não sabias que sou roncolho?

aliás, num era pra saber mermo-ehehhehe

uma pena morota ter saido, fiquei preocupado quando li essa parada lá no tuiti deles..."problemas pessoais", pensei logo em parente doente...

mas acho que tem uma hora que cansa esse lance de banda...é preciso dar uma espairecida mesmo...daqui a pouco ele cola com glauber e faz alguma coisa nova...

eu não conheço pessoalmente o júlio, mas trocava muita idéia com ele no icq...e o cara sacava de sons e de timbragens...vamos ver como fica...

rodrigo sputter disse...

xico...o bicho tá pegano é?
atualizando dia de domingo...serão extra...se bem q trampar dia de domingo é mejor q dia de semana né?
menos gente, menos carro...só tem + babaca bÊbo na rua...

rodrigo sputter disse...

na cronologia num tá faltando o 1o cd dos caras?

Franchico disse...

Eu trabalho pelo menos um domingo por mês, Sputter. Ócios do ofício....

O primeiro CD está na cronologia, sim. Confira no ano 2003. (Ou 2004? Agora fiquei na dúvida) Mas está lá, sim. Só não publiquei a capinha....

Franchico disse...

Barça em mais um momento inspirado:

http://andrebarcinski.blogfolha.uol.com.br/2012/07/30/cole-porter-ressuscitou/

Ou não......

Franchico disse...

A Abril entra no mercado dos mangás...

http://www.universohq.com/quadrinhos/2012/n30072012_08.cfm

Esse negócio não sakura, ops, digo satura, não? Parece que é um mercado de potencial infinito - pode enfiar (lá ele) 300 mil revistas de mangá que vende tudo? Que porra é essa? Benza Buda!...

Franchico disse...

Aí, Márcio! Y já chegou no penúltimo volume. A Panini prometeu encerrar a serie ainda em 2012!

http://www.universohq.com/quadrinhos/2012/n30072012_08.cfm

E parece que Ex-Machina segue o mesmo caminho. Legal!

Franchico disse...

CD com "trilha" das Olimpíadas ganha medalha de ouro nas paradas de sucesso...

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1128340-disco-com-trilha-da-abertura-da-olimpiada-lidera-vendas-na-europa.shtml

O repertório até que não é mal - sério! Dá até pra animar uma festinha...

Franchico disse...

Possível arte conceitual do novo Robocop, dirigido por José Padilha (Tropa de Elite).

http://www.comicbookmovie.com/robocop/news/?a=64751

Achei tosco. Deve ser fan art que neguinho fica jogando verde por aí...

rodrigo sputter disse...

Mas vc num prefere trampar no domingo de vez em quando?
+ calmo não?
se bem que num sei como é jornal...

rapá, acho q tou precisando de drogas, pq eu num vi o 1o dos caras não...

hj sonhei q era robocop, é mole?
acordo e leio vc falando aqui...
hehehehehe

e fiquei surpreso ao ver the jam, special, pistols...apesar que tá as + pops lá...pelo menos as do specials e pistols...mas interessante...

Franchico disse...

Aqui, maluco:

"2003: Depois do EP de estreia (Protótipo de Demonstração 1, independente), a primeira baixa: Joe vai tocar com Pitty. Entra CH Straatman. Sai o CD Ativar Retrofoguetes! (Monstro Discos)"

Domingo é mais tranquilo na redação, sim, mas ainda assim, uma merda de dia pouco (as vezes nada) produtivo....

Franchico disse...

Dez filmes bem legais que estão nas locadoras e quase ninguém viu:

http://www.cinemablend.com/new/You-Missed-It-10-Most-Unfairly-Overlooked-Movies-2011-28490.html?utm_source=zergnet.com&utm_medium=referral&utm_campaign=zergnet_27263

Desses aí vi Ataque ao Prédio (alucinante, talvez o melhor da lista), 30 Minutos Ou Menos (que é bem engraçado), Cedar Rapids (vi em uma viagem de avião ano passado, não lembro o nome em português, mas gostei, o ator principal, Ed Helms, é incrível) e Take Me Home Tonight (outro que não lembro o nome em português, mas peguei na locadora e me acabei de rir).

Mas o único realmente imprescindível é Ataque ao Prédio. Clássico sci-fi suburbano desde já.

rodrigo sputter disse...

cacete. tô fudido...e nem uso drogas ou tou com sífilis...

mas foi em 2003 o 1o cd dos caras?

pensava que tinha sido depois...

valeu pela ajuda meu caro...tá derretendo meu cérebro, mas acho que pulei a última linha de 2003.

rodrigo sputter disse...

http://soundcloud.com/venusvolts/sets/singles-venus-volts-2010-2011/


http://soundcloud.com/venusvolts/sets/mini-cult-super-underground/

conhece, banda da porra de sp...pra mim uma das + subestimadas da década passada...pegada moderna (no bom sentido), gravações fodas, músicos da porra...e nunca foi muito falada na cena brazuca...os caras tem discos pra porra lançado...

Márcio A Martinez disse...

Obrigado pela info de Y e Ex Machina Chicaço!

Taí duas séries que eu não saio do encalço, fico ligado nos próximos lançamentos, são quadrinhos modernos com um nível de excelência pouco vistos hoje em dia...

Brian Vaughan rules!

Franchico disse...

Finalmente alguma editora se dignou a lançar uma bio do Alan Moore no Brasil!

http://www.universohq.com/quadrinhos/2012/n31072012_09.cfm

Franchico disse...

No blog da editora tem o doc The Minsdcape of Alan Moore completo (e legendado!!!) para assistir...

http://blogdamythos.com.br/a-paisagem-mental-de-alan-moore/

Anônimo disse...

Hahahahaa! Bombay Nanave - Super Bubute... eu, glauco e madd... pena q nunca fez show, acho q só fez uns 3 ensaios...tai um classico perdido do rock local! hehehe

abração
Bruno Carvalho

Franchico disse...

O bicho tá pegando geral por aqui, daí a demora em postar coisa nova.

Amanhã, 1º de agosto, post novo com certeza.

Ou não meu nome não é mais Adamastor Alcântara de Albuquerque da Costa Lima e Silva do Castelo Branco.

Márcio A Martinez disse...

Já vi que não vai ter post novo em 01/08... fica pra Agosto(de Deus).

Ablueeee...

Franchico disse...

Tenha fé, Marcionílio!

Demais, Bruno! Tem até mais gente nesse rock local "merecendo" homenagens similares.....

Ninguém nunca fez uma homenagem a Lazaro Neguim Mala Toca Raul, né?

Franchico disse...

Alerta: procura-se doidão genial inglês, desaparecido há semanas. O homem tem 52 anos, vestia roupa preta e tem feições de psicopata, mas não morde ninguém. Se o avistar, favor entrar em contato com as autoridades - lá do Reino Unido.

http://www.guardian.co.uk/music/2012/aug/01/killing-joke-jaz-coleman-missing?newsfeed=true

http://andrebarcinski.blogfolha.uol.com.br/2012/08/01/alguem-viu-jaz-coleman-por-ai/

http://pitchfork.com/news/47321-killing-joke-frontman-apparently-missing/

Jaz Coleman, meu filho, cadê você?

Franchico disse...

Trailer da animação de Cavaleiro das Trevas de Frank Miller:

http://www.universohq.com/quadrinhos/2012/n01082012_05.cfm

Num sei... acheio mei vulgar. Parece mais um filme / desenho de ação de super-heroi"normal". Nada ali - fora os uniformes e personagens - lembra a HQ. Cadê o clima pesado da porra que é a marca da HQ?

Bom, melhor esperar. É só o trailer. As vezes eles enganam a gente...

Franchico disse...

SENSACIONAL esse vídeo. A galara do canal AMC criou esse vídeo com alguns zumbis de Walking Dead perambulando pelas ruas de Nova York para protesta contra o corte que o canal sofreu de um serviço de TV por assinatura aí.

http://www.bleedingcool.com/2012/07/31/the-walking-dead-is-taken-off-american-tvs-zombies-attack-new-york-in-protest/

A galera de bobeira na rua dá uns pinotes hilários quando dá de cara com os zumbis! Muito engraçado.