terça-feira, julho 03, 2012

BANDAS DESENHADAS

Se há uma linguagem artística que de fato se aproxima dos quadrinhos, esta é o cinema.

E por razões óbvias: uma boa HQ é quase um storyboard – uma tendência cada vez mais forte nos Estados Unidos, já que a esgotada indústria de Hollywood anda cada vez mais ávida por ideias novas para blockbusters derivados dos quadrinhos.

Já com a música, a conexão não é tão direta. Ainda assim, há inúmeras obras que tratam dela ou de seus assuntos relativos.

Duas HQs que acabam de chegar ao mercado abordam a música de formas bem diferentes: Bourbon Street: Os Fantasmas de Cornelius e Not Quite Dead: O Último Show.

A primeira é uma sensível bande dessinée (banda desenhada, ou seja, história em quadrinhos francesa), ambientada em Nova Orleans e no mundo do jazz local.

Not Quite Dead: O Último Show é uma anárquica HQ de tons políticos sobre uma decadente banda de rock envolvida em uma conspiração norte-americana para derrubar o governo de Shnagrlig, um país fundamentalista fictício.

Lançada em edição luxuosa, com capa dura, Bourbon Street reflete muito do fascínio dos franceses pelo jazz – talvez o traço mais latino da cultura norte-americana, até por conta da miscigenação das culturas francesa, africana e anglo-saxã que se deu no sul dos EUA.

A história acontece em 1997, quando um músico veterano, Alvin, lê no jornal sobre o sucesso do grupo Buena Vista Social Club, impulsionado pelo documentário homônimo de Wim Wenders, lançado naquele ano.

Animado, ele procura os velhos parceiros para tocar projeto semelhante. Todos, menos Cornelius, o trompetista, topam.

A partir daí, a HQ explora o passado e o presente dos músicos, sempre com muita sensibilidade, um humor delicado e um toque onírico, já que Cornelius costuma conversar com seu mentor já falecido – ninguém menos que Louis Armstrong.

HQ leve e ligeira, é para ser lida de uma sentada.

O que salta aos olhos é o trabalho afinado do desenhista Alexis Chabert ao lado do colorista Sébastien Bouet.

Das ruas de Nova Orleans aos trajes dos personagens, a HQ é uma verdadeira sinfonia visual – e uma tocante declaração de amor à cidade, sua música e sua gente.

Com texto de apresentação do escritor (e jazzófilo) Luís Fernando Veríssimo, Bourbon Street continua em um segundo volume, ainda sem previsão de lançamento.

Profética farsa política

Not Quite Dead: O Último Show é um tipo de HQ completamente diferente de Bourbon Street.

Esta divertida farsa política talvez tenha seu maior ponto de interesse no seu autor, Gilbert Shelton.

Velho conhecido dos apreciadores das boas HQs, Shelton é simplesmente o segundo autor mais importante saído da geração underground norte-americana.

O primeiro, claro, é Robert Crumb.

Criador dos geniais e hilários Freak Brothers, Shelton tem no humor ácido que caracteriza sua geração a sua maior marca.

Residindo na França há décadas com seu amigo Crumb e respectivas esposas, pode-se dizer que os cartunistas fizeram o caminho inverso ao de franceses como o Philipe Charlot de Bourbon Street que se apaixonam pelos EUA.

Em O Último Show, a decadente banda de rock Not Quite Dead recebe um convite para uma turnê no Oriente Médio.

O que eles não desconfiam é que é tudo uma armação do Serviço Secreto Secreto, para derrubar o governo e se apossar do petróleo.

Se qualquer semelhança não é mera coincidência, impressiona o fato desta HQ ter sido publicada originalmente em 1988 – vários anos antes do 11 de Setembro ou mesmo da invasão do Kwuait pelo Iraque (1990).

Quem diria: além de anárquico, Mr. Shelton é profético.

Bourbon Street – Os fantasmas de Cornelius / Philipe Charlot, Alexis Chabert & Sébastien Bouet / 8 Inverso / 56 p./ R$ 51/ www.8inverso.com.br

Not Quite Dead: O Último Show / Gilbert Shelton & Pic / Conrad / 48 p. / R$ 29,90 / www.conradeditora.com.br

11 comentários:

Franchico disse...

O Batman novo vai ter quase três horas de duração.

http://omelete.uol.com.br/batman-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge/cinema/batman-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge-confirmada-duracao-do-filme/

Ou seja, "senta que lá vem história"....

Franchico disse...

Brian de Palma, meu cineasta favorito durante algumas horas na década de 80, volta com mais filme daqueles cheio de suspense e erotismo que vc acha que já viu antes ele mesmo (ou Hitchcock) fazer antes (e melhor).

http://omelete.uol.com.br/cinema/passion-rachel-mcadams-e-noomi-rapace-prontas-para-o-beijo-na-primeira-foto-do-thriller-erotico-de-brian-de-palma/

Talvez por que seja um remake tb, né?

Franchico disse...

Por falar em HQ / storyboard...

http://omelete.uol.com.br/superman-homem-de-aco-man-of-steel/quadrinhos/superman-produtores-do-filme-podem-estar-interferindo-nas-hqs/

Franchico disse...

Billy Gibbons, o anti-Bell...

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1114635-billy-gibbons-do-zz-top-diz-que-recusou-proposta-milionaria-para-fazer-a-barba.shtml

Taí um cara que sabe que nem tudo nessa vida deve estar simplesmente à venda.

Franchico disse...

Mister Jera Cravo manda notícias do Canadá e avisa que estará em breve entre nós para um workshop.

SEGUEM INFORMAÇÔES:

Eu vou fazer um Workshop sobre gravação e mixagem ai em Salvador, em agosto, lá no Estúdio WR.

O workshop se realizará em Salvador, nos dias 4 e 5 de agosto de 2012 no estúdio WR.

O investimento é de R$ 400,00 que pode ser pago via Depósito Bancário (5% de desconto), Pagseguro (em até 10x sem juros), Pagamento Digital (em até 10x sem juros) ou Paypal.

Estaremos no estúdio, dias 4 e 5 das 9 da manhã as 6 da tarde, com uma hora de break.

Durante esse break teremos um pequeno lanche onde os inscritos podem se conhecer melhor, networking é muito importante nesse meio!

Os inscritos irão receber um DVD com o multi-tracks da sessão de gravação e a versão final da mixagem.

O DAW que será utilizado será o Reaper, porém, quem quiser levar seus notebooks com seu DAW de preferência, poderemos tentar transpor as técnicas em outros DAWs se o tempo e o restante do grupo permitir (se for útil a mais gente do grupo).

Se você quer fazer o workshop mas está achando caro, pense da seguinte forma:

- serão 18 horas no estúdio o que dá um valor aproximado de R$ 22,00 por hora. Qualquer aula particular hoje, custa mais caro que isso. Fora, que vocês estarão aprendendo em um ambiente com uma excelente estrutura (vários microfones, pre-amps, etc) tirando dúvidas com quem provavelmente já teve as mesmas dúvidas que vocês e que vai tentar esclarecer da melhor forma possível e conhecendo outras pessoas desse meio.

Abaixo segue o link para a página de inscrição:

http://www.jeracravo.com/joomla/index.php?option=com_seminar

Após enviar sua inscrição, você vai receber as informações para o pagamento, de acordo com sua seleção no formulário de inscrição, ou seja, se escolher pagar com depósito bancário, vai receber os dados para o depósito, se escolher Pagseguro, vai receber o link para efetuar o pagamento.

Obrigado pelo interesse! Qualquer dúvida podem entrar em contato.

Grande abraço!

Jera Cravo
www.jeracravo.com
www.youtube.com/user/jeracravo/videos

Franchico disse...

Olha que incríveis essas páginas de Before Watchmen: Ozymandias:

http://www.bleedingcool.com/2012/07/04/squaring-the-circle-of-before-watchmen-ozymandias/

Na expectativa da Panini lançar logo essa bagaça por aqui.

Franchico disse...

Depois das Empreguetes, a Ninjetes!

http://www.bleedingcool.com/2012/07/04/stan-and-jack-via-macbeth-and-banquos-ghost-in-the-boys/

E mais alguns adoráveis previews de HQs, incluindo The Boys, Vampirella, Lone Ranger, Besouro Verde e coisa e tal!

Franchico disse...

Milla Jovovich de correndo pra lá e pra cá de roupinha sadomasô colante portando armas invocadas e estourando zumbis mutantes em um mundo semidestruído.

http://omelete.uol.com.br/resident-evil/cinema/resident-evil-5-retribuicao-veja-imagens-do-filme/

Sério mesmo: o que mais eu posso querer de um filme?

Franchico disse...

E esse Touro Indomável II, hein? Que pé de pica!

http://omelete.uol.com.br/cinema/raging-bull-ii-mgm-processa-produtores-da-sequencia-de-touro-indomavel/

Franchico disse...

Caceta! Alguém mandou a Baiana System pra Sibéria!

...E também pra França! Duh!

SEGUE RELEASE:

BAIANASYSTEM VIAJA PARA SHOWS NA FRANÇA E NA SIBÉRIA

O BaianaSystem embarca nesta quinta-feira, 05.07, para mais uma viagem musical para fora do Brasil. No sábado,07.07, toca no Festival Au Foin de la Paris Rue, em Saint-Denis-Gastines, no Noroeste da França, na programação “Tropicanto - la soirée caliente!”, composta por grupos da América Latina. O BaianaSystem representa a música brasileira no festival, que tem atrações da Jamaica, Chile, Itália, Estados Unidos, Argentina e Holanda.

No dia 13 de julho o BaianaSystem já vai estar na Rússia, na parte Sul-oriental da Sibéria, no Festival Voice of Nomads, em Ulan-Ude, centro econômico e cultural da República da Buryatia.O festival é de música étnica, está em sua terceira edição e já apresentou artistas e grupos da Rússia, Ucrânia, Espanha, Noruega, China, Estados Unidos e agora, com o BaianaSystem, do Brasil. Segundo os organizadores o conceito do festival inclui a idéia de futurismo étnico, “a especial atitude em direção à variedade étnica da cultura, invertida não para o passado, mas para o futuro”, afirmam. Ulan-Ude, por via férrea, fica a 5.519 km de Moscou.

Da República da Buryatia a BaianaSystem volta à França e se apresenta em Paris, no dia 15.07, no Parc de la Villete, no “Rencontre de Batucadas”, comandado pelo músico baiano Giba Gonçalves. Giba fundou na França, em 1997, o “La Batucada Batala”, um movimento que já existe em 24 cidades do mundo e que este ano completa 15 anos que começou a ser organizado em Paris. Depois da França, o BaianaSystem volta Salvador, onde tem show marcado no dia cinco de agosto, no Pelourinho.

www.baianasystem.com / www.youtube.com/baianasystem / www.facebook.com/baianasystem / www.flickr.com/baianasystem

AQUI EU DE NOVO: Sério, quando eu recebi esse email achei que era piada. Sabe como é? "Manda num sei quem pra Sibéria!" e tal...

Franchico disse...

e aí, galera, vamos produzir mais e melhores videoclipes? Últimos dias de inscrição. SEGUE RELEASE:

Geração Bit realiza curso gratuito em produção de videoclipe e inscreve até dia 09/07

25 selecionados para o curso terão currículo avaliado sob critérios como produção e interesse na área

O Geração Bit vem como um projeto de formação e fomento a produção audiovisual baiana. Nessa perspectiva, 25 pessoas interessadas em audiovisual e residentes na Bahia, divididas em cinco equipes, terão a oportunidade de participar, gratuitamente, de um curso de capacitação com Alexandre Guena e Rodrigo Barreto, profissionais experientes no ramo. O Geração Bit irá promover aulas teóricas e práticas sobre as mais diversas etapas de concepção e viabilização de um videoclipe.

As inscrições são gratuitas e abertas ao público através do site (www.geracaobit.com.br), até o dia 9 de julho (segunda). A equipe de organização do projeto fará a seleção dos 25 participantes, observando os seguintes critérios: disponibilidade de tempo, experiência na área audiovisual e interesse em participar do projeto.

Cada equipe de aprendizado receberá o valor de R$3.500, no final do curso, para gastos com despesas de produção, cenário, figurino, aluguel de equipamentos, dentre outras despesas. Para tanto, O projeto conta com apoio da VIVO, através do programa VIVO Art.Mov, e do Governo da Bahia, através da Lei de Incentivo FazCultura. A partir da verba disponibilizada, será de inteira responsabilidade dos grupos a realização de todas as etapas de produção do videoclipe.

Formato - O projeto terá duração total de 4 meses, de 16 de julho a 26 de setembro, com dois encontros semanais, na Aliança Francesa. Os módulos do curso serão divididos em: coordenação teórica e coordenação artística. Após a finalização dos clipes, será organizada uma mostra de cinema para lançamento dos vídeos produzidos.

Conteúdo – Nas aulas conduzidas por Guena, diretor premiado pelo clipe Memórias (Pitty), os alunos terão contato com definições, formas, representações e toda a parte teórica do videoclipe, além de atividades de análise e discussão de obras de sucesso. Já Rodrigo Barreto irá apresentar aos alunos histórico, características do videoclipe, além das relações entre videoarte, cinema televisão e música pop.

Conheça os profissionais que irão ministrar as aulas do Núcleo 1:

- Alexandre Guena iniciou sua carreira em 1997, com o vídeo Bacons Babe, da Pelvs, seguindo para uma carreira de sucesso no meio audiovisual. Em 2000, foi indicado ao Video Music Brasil (VMB), da MTV, na categoria independente com o vídeo I can’t help myself from getting it, da banda Dead Billies. Em 2006, o seu clipe Memórias, música da cantora Pitty, venceu o VMB e o Prêmio Multishow de Melhor Videoclipe do Ano. Guena recebeu dois prêmios no Festival dos 5 Minutos pelo vídeo Walterville, em 2008. Em 2009 realizou uma série de curtas metragens para a comunidade internacional de cinema Filmaka, obtendo elogios do cineasta Harmony Korine e divulgação através da banda Sonic Youth. Atualmente está em fase de pós-produção do seu novo filme, ESC4ESCAPE.

- Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia, Rodrigo Barreto pesquisa autoria no videoclipe. Sua tese é voltada para os diretores Jean-Baptiste Mondino, autor de diversos clipes de Madonna, e Michel Gondry, que dirigiu clipes de Bjork.

Programa Vivo Arte.Mov - O Programa Vivo Arte.Mov reúne um conjunto de iniciativas em torno da chamada “cultura da mobilidade”, estimulando a criação, pesquisa, reflexão e difusão da arte em mídias móveis e mídias locativas.

São projetos, eventos, colóquios, mostras, exposições, e o Vivo arte.mov - Festival internacional de arte em mídias móveis, o maior e mais importante do Brasil no gênero. Suas atividades acontecem em várias cidades do Brasil, valorizando a diversidade cultural brasileira e suas especificidades.