quarta-feira, dezembro 07, 2011

TOMA NA CARA, UM DOS ÚLTIMOS BLOGS DO ROCK LOCAL, PROMOVE NIGHT DE HARDCORE E HIP HOP


Uma cena de rock (ou de música alternativa, que seja) sadia e produtiva se faz não apenas com boas bandas (e estúdios e casas decentes aonde se possa tocar), mas também com veículos de comunicação – profissionais e amadores, como blogs – cobrindo, noticiando e incentivando.

 Como se sabe, o espaço nos grandes veículos, com raras exceções, é quase sempre escasso. Restam, então, os blogs.

E aí é que o bicho pega: aonde estão os blogs que deveriam cobrir o rock baiano?

A década passada começou com diversos deles ativos, mas, hoje, só uns dois continuam sendo atualizados: o el Cabong, de Luciano Matos, e o Toma Na Cara HC, dedicado a cobrir a prolífica cena hardcore local.

“Comecei no fotolog. Aí um brother meu, Gabriel, criou o blog e disse: você escreve e eu posto”, conta o blogueiro, Eduardo Felipe Teixeira Lima – o xDudux –, que, no melhor estilo faça você mesmo, também conta com vários colaboradores.

De tão bem feitinho, o Toma Na Cara parece ter se tornado o eixo em torno do qual gira o HC local.Não a toa, Eduardo e aliados tem organizado minifestivais anuais como uma forma de “confraternização de fim de ano” da cena.

Confraternização hardcore

Neste sábado, o Festival Toma Na Cara HC  chega à  terceira edição, reunindo nove bandas, entre grupos de hardcore e hip hop.

A zoada começa às nove da noite e cada grupo deve se apresentar por cerca de meia hora.

Na grade, constam: Cobra City (primeira foto, sem créditos), Fracassados do Underground (segunda foto, por Antônio Loula), DaGanja, Dimak, Derrube o Muro, Fim, Veredicto, Robot Wars (SE) e Dispor (terceira foto, mais abaixo, sem créditos).

“A ideia é cada banda fazer um pocket show, até para  a galera se conhecer, se integrar”.

“Como são  bandas de que gostamos, é também uma oportunidade para nos divertirmos, até por que eles não tocam muito, já que não há muito espaço para HC em Salvador”, diz.

“Na verdade, acho que a cena deu uma morgada”, observa. “No início da década de 2000, era mais ativa. Muitas bandas acabaram, o espaço diminuiu. A galera prefere ouvir bandas moderninhas. Eu mesmo curto a Vivendo do Ócio, mas o pessoal tem deixado de ir aos shows sem nem saber como é”, lamenta.

Da cena atual, ele aponta como preferidas duas bandas que, por já terem tocado no Toma Na Cara em anos anteriores, não estão escaladas desta vez – sua política é não repetir atrações ano a ano: Charlie Chaplin e Buster.

"Aposto muito na Charlie Chaplin, que é uma das poucas bandas que saiu do nosso círculo de HC para tocar para outras galeras e é bem aceita em vários lugares. Sempre que tem show, eu vou. Aposto muito neles, se continuarem, acho que vão se dar bem", elogia.

"E gosto muito da Buster também, é uma banda sensacional. É a melhor banda de HC melódico de Salvador, indiscutivelmente", aponta.

“Se tiver show de  HC, vá, vale a pena conhecer. Não preciso nem falar do hip hop baiano, que vai muito bem, obrigado”, garante Dudu.

Festival Tomanacara HC / Com Fracassados do Underground, Cobra City, DaGanja, Dimak, Derrube o Muro, Fim, Veredicto, Robot Wars (SE) e Dispor / Sábado, 21 horas / Dubliner’s Irish Pub (Rio Vermelho ) / R$ 10

17 comentários:

Franchico disse...

Agora é oficial: mainstream é território fechado, inacessível ao rock brasileiro.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1016880-rock-nacional-fecha-2011-sem-emplacar-hits.shtml

Se não vivêssemos agora na era da internet, poder-se-ia dizer que retrocedemos aos anos 70, pré-estouro da Blitz / BRock.

Franchico disse...

Terry Gilliam acordou de mau humor.

http://omelete.uol.com.br/cinema/terry-gilliam-critica-christopher-nolan-steven-spielberg-john-williams-michael-bay/

Mas esses filmes da franquia Transformers são ruins demais, mesmo. Agora o Tintim eu ainda quero ver.

Franchico disse...

Recomendo:

(segue release...)

Últimos dias das obras do pintor Francisco José Goya em Salvador

Apenas algumas cidades no Brasil tiveram a oportunidade de receber a obra “Los Caprichos”, do pintor Francisco José Goya, e Salvador foi incluído nesse seleto grupo. Contudo, a obra que chegou na cidade em 09 de janeiro se despede dos baianos no dia 10 de dezembro de 2011. A obra está exposta no Auditório do Instituto Cervantes de Salvador, de segunda a sexta-feira das 9h às 19 horas e aos sábados das 9h às 14 horas, com entrada franca.

A obra agrupa uma série de 82 gravuras, que foi um dos mais célebres nomes da pintura europeia, retratando em sua arte crítica feroz a sociedade civil e religiosa da época. Na primeira metade, apresentou as gravuras mais realistas e satíricas, criticando desde a razão ao comportamento dos seus congêneres. Na segunda parte, abandonou a racionalidade e representou gravuras fantásticas nas quais, mediante o absurdo, mostrou visões delirantes de seres estranhos, empregando uma técnica mista de água-forte, água-tinta e retoques de ponta seca.

SERVIÇO: Exposição de Goya: “Los Caprichos” (82 Gravuras)

Período: de 09 de outubro até 10 de dezembro de 2011

Local: Auditório do Instituto Cervantes, Av. Sete de Setembro (Ladeira da Barra)

Hora: Das 9h às 19h e sábados, das 9h às 14h

Valor: Entrada franca.

Rodrigo Sputter disse...

num sabia dessa mostra...q merda...e tou lá perto direto...vou ver se amanhã vou...hj pra mim num vai dar...pior que amanhã é feriado...6a tomarei sedativo pra fazer um exame, mas pode ser legal, ver o goya sedado-hehheh
sábado acho que num vou tá em ssa...então se num ver logo tou ferrado...nem vou poder ir no toma, mas vale a pena...site sincero, gosto das críticas que eles fazem, até mesmo quando Dudu reclama dos Honkers...num é pq o cara é meu amigo e num gostou de um devido show q vou ficar pirado com o cara...apesar que ele reclama + quando tocamos umas baladinhas...mas num se pode ser punk o tempo todo-heehehh

e que porra de hit véi...ainda bem que num emplacou nenhum...tenho medo de hit...ainda + com esse "novo" rock brazuca...tem gente que vive de hit...eu vivo de rock!
acho que o último hit que eu gostei foi summertime blues-ehehehhe

@_JJunior disse...

( Vi vc comentar sobre problemas na distribuição http://web.hotsitepanini.com.br/vertigo/checklist-dezembro-%E2%80%93-2011/ , eu passava muitos problemas com bancas também. Agora compro na http://www.ligahq.com.br/zero.php?tipo=1 recomendo cara, e ainda vc ganha 20% acumulado de cada compra.)

Franchico disse...

Valeu a dica, JJunior! Apareça!

Franchico disse...

Continua o namoro de Mr. Moore com o Movimento Occupy...

http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/occupy-comics-alan-moore-e-david-lloyd-vao-colaborar-em-hq-de-protesto/

Franchico disse...

Os Três Patetas vivem! De novo!

http://omelete.uol.com.br/videos/os-tres-patetas-trailer-1/

Franchico disse...

RIP Thildo Gama.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/12/guitarrista-da-primeira-banda-de-raul-seixas-thildo-gama-morre-na-bahia.html

Franchico disse...

Não, amigos! Não briguem, por favor!

http://omelete.uol.com.br/marvel-comics/quadrinhos/vingadores-vs-x-men-escritores-dao-mais-detalhes-sobre-grande-saga/

Franchico disse...

RIP Jerry Robinson.

http://www.bleedingcool.com/2011/12/08/comics-legend-jerry-robinson-deceased-at-89/

cebola disse...

Esta briga Moore x Miller é fantástica...Pra conta bancária dos dois. Pro marketing pessoal. E pra todo mundo achar que Alan é o novo Christo e Frank, o novo Judas. Os fãs, enquanto isso, continuam derretendo seus caraminguás em suas revistas, Alan Moore vira o novo queridinho da descolândia e Frank Miller, o novo preferido da redneckróprole.

cebola disse...

Ah sim! Eu? Eu sou um dos que continuam comprando suas revistas...

Franchico disse...

Cebola, acho que não é por aí, não. Até por que a conta bancária de ambos já deve ser bem recheada. Acho que, pela primeira vez, em muito tempo, vemos uma discussão real sobre o mundo real acontecendo e englobando diversas camadas da sociedade. Cada um deles ali, Miller e Moore, apenas assumiram suas posições. É que aqui no Brasil, e especialmente aqui na Bahia-iá-iá, os "artistas" (e aí incluo boa parte da galera do rock no mesmo balaio, quase sempre apolítica e alienada) acham que estão acima dos interesses e discussões mundanas dos cidadãos comuns. Nos EUA e na Europa não é assim. Artista tem que se posicionar politicamente, tem que ter opinião, tem que dizer o que pensa - até por que a imprensa de lá não é paga-pau como a daqui, lá a imprensa existe para botar esse povbo todo na parede e arrancar deles o que eles pensam, para o bem ou para o mal. Aqui - apoiados pela imprensa bunda mole e conivente, claro, já que ninguém questiona porra nenhuma - os "artistas" só faltam abaixar as calças para os poderosos da vez enfiarem gostoso. Todo mundo sabe disso. Creio vir daí sua postura de descrença absoluta em relação ao que sai das bocas de Miller e Moore, vem dessa nossa falta de costume de ver artistas se posicionando de forma clara. Né não? Mas claro, eu posso estar errado...

Franchico disse...

E só para concluir, acredito que vc sabe que Moore é a pessoa mais anti-marketing e anti-descolada que existe. O cara mandou tirar o nome dele de todos os filmes baseados em suas criações, abriu mão inclusive da grana em favor dos parceiros desenhistas e nunca sai de sua cidade, Northampton, para o que quer que seja. Zero badalação. Se é ídolo tanto de pessoas como vc e eu (pelo menos eu acredito que ainda o seja p/ vc) e também da ala "deslumbrada" de fãs de cultura pop, acredito que seja pela qualidade inquestionável do seu trabalho, e não por que ele usa aneis bacanas, se casou vestido como um vagabundo de rua da Era Vitoriana e diz que é bruxo. Correto?

Franchico disse...

Pois é, eu também!

cebola disse...

Errou no diagnóstico sobre a razão de minha postura, man. Não é nada disso. E ninguém lá colocou ninguém contra a parede pra "arrancar" (eyu sei que vc está falando de forma metafórica) suas respectivas posições. Foram dadas de boa vontade e certo estardalhaço. Eu não acredito no novo messianismo de mr Moore, é apenas isto. E acho exagerada esta sanha anti-Miller, é isso também. Artista lá TEM que falar o que pensa?? Tem não, man. É exatamente esta a graça da democracia. Ele fala se, quando, como e onde quiser. Dá forma como esta sendo colocado só falta a crucificação simbólica do nosso christo descolado e o empalamento literal do novo judas dos oprimidos...