terça-feira, dezembro 21, 2010

BLOG RESGATA A HISTÓRIA E O SOM DA DEAD EASY



No finalzinho dos anos 1980, quando a geração que surgiu a reboque do Camisa de Vênus entrou em recesso criativo, uma nova leva de bandas surgiu na cidade.

Entre a Úteros Em Fúria e Os Feios (embrião dos Dead Billies e Cascadura), estava um power trio de hard rock de primeiríssima categoria: Dead Easy. Só lembrada por quem viveu a época, a Dead Easy virou lenda.

Agora, seu baixista, Arthur Caria, hoje professor universitário, resolveu abrir seu baú para contar mais esse capítulo pouco conhecido do rock local em um blog (endereço abaixo).

Formada por Arthur, Jô Fonseca (guitarra e vocais) e Fernando Bubu Bueno (bateria), a Dead Easy era, de fato, impressionante – o colunista é testemunha.

Apesar de influenciados pelo chamado de hard farofa (Mötley Crüe, Cinderella etc), o som não era nada superficial.

Juntos, esses três cabeludos magrelas faziam um rock absurdo no palco: pesado, coeso, veloz, técnico – mas com muito feeling. Coisa de nerds estudiosos dos seus instrumentos.

“Jô era professor de guitarra, com influências de Steve Vai e Beatles. Já minha favorita, até hoje aliás, é Deep Purple. E Bubu ouvia muito Rush. E curtíamos Van Halen, Ozzy, Mötley, Dr. Sin, Sepultura”, lembra Arthur.

“A banda virou uma lendazinha”, avalia Jô, que hoje atende por Jô Estrada e é um dos produtores e músico da Cascadura. “Na época a gente dava o sangue, morria por aquela banda, nossa vida era aquilo ali. Só tenho lembrança boa”, conta.

De segunda a segunda

Após algum tempo, a banda se mudou para o Rio de Janeiro, aonde gravou um álbum cheio, que infelizmente, nunca foi lançado.

Foi o golpe fatal. O trio se desfez em 1994, mas persiste na memória de quem assistiu, invariavelmente boquiaberto, esses caras debulhando.

“Nossa vida parecia aquela música do Lobão: vivemos dez anos em dois. Foi uma explosão de musicalidade. Teve uma época, durante uns três meses, que a gente ensaiava de segunda a segunda. Bubu pedia a morte”, ri Arthur.

E mesmo com letras em inglês, a Bahia estava no sangue: “É engraçado. Eu copiava (o guitarrista) Yngwie Malmsteen, mas soava como Armandinho. Hoje, tenho maior orgulho disso” conclui Jô.

http://deadeasybr.blogspot.com



NUETAS:

Zona Autônoma hoje

“Cansado de pós-axé, batuques de Recife, guitarrinhas baianas, sambinhas de nerds? Seus problemas acabaram”! Com esse bem-vindo texto provocativo e irreverente, Marcos Rodrigues (Theatro de Seraphin) anuncia mais uma edição de sua festa / conspiração TAZ (Tuesday Autonomous Zone). Discotecagem: DJ Buenas. Hoje, 19 horas, no Ulisses (R. Direita do Santo Antônio, 541). Grátis!

Alumínio no Verde

E depois de toda a comilança do Natal, que tal um reggaezinho? Se é a sua, a dica é o show da figuraça Alumínio Roots & Carruagem de Fogo. Domingo, 26, às 18 horas, no Espaço Verde (Praça Calazans Neto, Itapuã).

14 comentários:

Franchico disse...

O Rock in Rio se "festivaldeveraonizou".

Com uma única honrosa exceção (Motorhead) e uma condescendência (Metallica), o line up anunciado até o momento, é abaixo do sofrível.

Fora que, porra, deem uma olhada no dia "Rock alternativo".

Só na cabeça de gente muito retardada para Skank e Coldplay serem consideradas bandas "alternativas", né?

Em resumo, um lixo.

Palco Mundo

24 de setembro - Dia Rock
Red Hot Chili Peppers
Snow Patrol
Stone Sour
Capital Inicial
NX Zero

25 de setembro - Dia Metal
Metallica
Motörhead
Slipknot
Coheed and Cambria

1º de outubro - Dia Rock Alternativo
Coldplay
Skank

Franchico disse...

Tá parecendo o tal festival daqui, que considera Jorge Vercilo e Luiza Possi como "alternativos". Brrrr....

Franchico disse...

Viu essa, Cebolaitos?

http://www.omelete.com.br/cinema/torre-negra-ron-howard-comenta-adaptacao/

cebola disse...

Coldplay nem gosto muito, claaaaro q não é alternativa, mas acho uma banda, digamos, bem representativa...Red Hot talvez ainda faça um grande show, não sei como anda das pernas, mas não a julgaria como abaixo do sofrível nem a pau. O line-up ainda está em formação, acho meio precipitado fazer julgamentos nesta altura do campeonato. Ainda não me faz querer ir, mas ainda não posso dizer que é um festivaldeverão inchado. Quem sabe o que vem por aí? Já ouvi boataria até de Bowie...(não custa sonhar, né?)
Ps. Chico, chegou seu preacher, só tenho q ir buscar, vamos marcar pra lhe entregar?

cebola disse...

Torre Negra: putaquepariuputaquepariuputaquepariu.
Ansiedade absoluta e muito medo. Não me estraguem esta budega, que levei uma cara medonha pra ler tudo. Menos pelo tamanho (fã de S king não tem medo de tamanho) mais por que os livros só chegavam de semestre em semestre...

Nei Bahia disse...

Cebola, você não tem medo de tamanho?
huuummm....que imagem forte!!!!

Nei Bahia disse...

"...uma condescendência (Metallica)..."

Porra Chicão, exagerou na dose!

Franchico disse...

Nei, nunca vi um show do Metallica e imagino que seja, especialmente para quem ainda não teve o prazer, como eu, absolutamente foda, sensacional e esporrante (ui...).

Mas tb, vamos combinar? Metallica já não é o último biscoito do pacote não é de hj, né?

A propósito, vi uma comédia ótima com Lars Ulrich estreando como ator, e ele está, na medida do possível, bem engraçado. O filme é O Pior Emprego do Mundo (Get Him to The Greek), com Jonah Hill (o eterno gordinho psycho de Superbad) e um maluco que (dizem) traça a Katy Perry.

Jonah é um executivo da indústria fonoigráfica que tem de servir de babá para um roqueiro decadente e junkie, cuja ex-mulher está casada com Ulrich. Que toma um corno glorioso ali pelo meio do filme.

O final é uma bosta moralista fudida, mas a primeira hora de filme vale a locação.

Puff Daddy tb está no filme e manda bem. Rappers egocêntricos dão ótimos comediantes, como se sabe...

"Recomeindo".

Anônimo disse...

Fui nos três rock in rio...esse quarto só o motorhead (que sempre foi uma banda que sempre se sai muito bem em festivais) pode me levar ao rio de janeiro para assistir a banda pela terceira vez...seria uma despedia e tanto...
cláudio moreira

cebola disse...

Soul Food de primeira. Não conhecia. Vi o cara numa dessas listas de melhores do ano, fiquei curioso, baixei e não me arrependi. Essa já é uma de minhas candidatas à melhor canção de 2010. Fuckin´ goooood!

http://www.youtube.com/watch?v=pc0mxOXbWIU

Franchico disse...

Não é a toa que essa aí só chamava a atenção mesmo quando tirava a roupa. Por que era só isso: o corpo, a casca. Por dentro era tudo vazio. Olha aí a prova:

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/844786-detesto-escrever-pra-gente-pobre-diz-vera-fischer.shtml

Esse gentalha me dá vontade de vomitar.

Franchico disse...

Lanterna Verde pede divórcio da Viúva Negra:

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/850489-ryan-reynolds-da-entrada-em-pedido-de-divorcio-de-scarlett-johansson.shtml

"Sabe o que é gata, é que eu sou da DC / Warner, vc é da Marvel / Disney... Crossovers por enquanto estão fora de questão... Acho que não temos futuro. E sabe como é, vai que botam a Megan Fox para fazer a Mulher Maravilha e ela me dá mole"...

Falando sério agora. Meu deus do céu, Scarlett tá de bobeira! Deve estar meio fragilizada e tal. Será que é uma boa hora para mandar umas flores, uns bombons?... Um CD do Leandro & Leonardo com Pense Em Mim? ("Em vez de vc ficar chorando por ele...")

Franchico disse...

Sitezinho bão para baixar umas coisas (especialmente das antigas) esse aqui, sô!

http://www.heavymetalcenter.net/

Franchico disse...

Lemmy! Lemmy! Lemmy! Lemmy!

http://www.heavymetalcenter.net/2010/12/lemmy-65-anos-com-o-figado-de-um-recem.html

"If you like to gamble / I tell you / I'm your man / You win some / Lose some / It's all the same to me".