Osvaldo Braminha Silveira Jr., Nei Bahia e Miguel Cordeiro fecham a tampa nessa série de dois podcasts especiais, dedicados à vida e obra de Eric "Deus" (ou "Slowhand") Clapton.
Blog (que, nos seus primórdios, entre 2004-05, foi de um programa de rádio) sobre rock e cultura pop. Hoje é o blog de Chico Castro Jr., jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é repórter do Caderno 2+ do jornal A Tarde, no qual algumas das matérias vistas aqui foram anteriormente publicadas. Assina a coluna Coletânea, dedicada à música independente baiana. Nossa base é Salvador, Bahia, a cidade do axé, a cidade do terror.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Black Bloc é isso aí!
http://www.brasilpost.com.br/diego-iraheta/papai-deixa-eu-protestar-_b_5493712.html?utm_hp_ref=brazil
OK, Mestre Miguel. Falou muito bem, como sempre.
Só pra esclarecer o MEU lado:
1 - Robert Johnson NÃO ERA um músico de Rock n Roll, mas de BLUES.
2 - Idem para TODOS os músicos que Eric Clapton divulgou entre o público leigo.
3 - O Rock n Roll JÁ ESTAVA CONSOLIDADO desde sua gênese em 1955.
4 - Eric Clapton consolidou NADA no rock. Os músicos de rock que o admiram só aprenderam com ele como tocar blues melhor. Por uma razão muito simples: Eric Clapton NUNCA tocou um rock na vida. Porque Eric Clapton tem NOJO de rock n roll. Fato comprovado e indiscutível. Ponto final.
5 - Portanto, é lícito afirmar que Eric Clapton só foi um artista importantíssimo e fundamental para o BLUES.
Lennon e Macca pra mim são igualmente intragáveis como letristas, mas musicalmente Lennon não vale um centavo, enquanto o Paul Maccaco sempre teve um inegável senso melódico. Dai porque Ozzy Osbourne o considera um deus.
Quanto á "arte moderna", essa é a maior EMPULHAÇÃO do mundo moderno, uma verdadeira fábrica de fraudes, devidamente desmascarada e ridicularizada até em seriados de TV como "Batman" nos anos 60, "Primo Cruzado" nos 80 e o desenho animado "Pink & Cérebro".
Que Lennon tenha se metido nesse meio de farsantes foi mais um lance na sucessão de POSES da carreira dele. Que Macca o tenha introduzido nesse mundinho, é problema dele. Danem-se ambos.
Só pra não me confundirem --- esclarecendo:
1 - CONCORDO que "Mate-Me Por Favor" é narrado em grande parte por mentirosos invejosos. Há 10 anos, eu escrevi um artigo mostrando os erros nas estórias desse livro em relação ao punk inglês.
2 - DETESTO o Red Hot Cheio de Creca, com os débeis mentais purpurinados pela mídia Antony voz-de-mosquito e o careca Da Lua Flea, com todos vestidos de meias no lugar das cuecas.
3 - Nunca fui um grande fã do Pearl Jam. Só tenho dois discos do PJ: "Ten" e "Mirror Ball" com Neil Young nos vocais.
4 - Eu ADORO Robert Johnson e ouvi TODAS as canções dele na caixa de vinis "ROBERT JOHNSON – The Complete Recordings" comprada por meu vizinho parceiro de crimes guitarrista de rock e blues Emerson Barreto "Cabelo" nos início dos anos 90.
5 - Portanto, Robert Johnson é que foi o bluesman fun-da-men-tal para o Rock n Roll --- DÉCADAS antes de ele ser "descoberto" por Eric Clapton.
Falou?
O primeiro LP do Clash?
Eu tenho a PRIMEIRA EDIÇÃO de 1977 --- comprei num sebo, o vinil todo arranhado, a capa com o selo "1877-1977 : 100 Anos de Som Gravado".
Podem morrer de inveja...
PARABÉNS, NEI BAHIA !
VOCÊ FEZ JUSTIÇA A KURT COBAIN.
O Unplugged do Nirvana é o MELHOR Acústico da História do Rock n Roll.
Porra! o SOM que Kurt Cobain tirou do violão é ASSOMBROSO, EXTRAORDINÁRIO, ARREPIANTE --- SOBRENATURAL.
Depois de ouvir aquilo, até os críticos mais hostis do Nirvana CALARAM A BOCA --- aqueles que acompanharam a carreira e conheceram a música dele, é claro. Naquele disco, ele provou que é um músico de primeira até ao REINVENTAR a sonoridade da banda numa encarnação sem eletricidade.
Lembrei até de Marcelo Nova no álbum dele que inventou o rock acústico, Blackout. É a mesma pegada do rock, num som totalmente puro e limpo. Foi o teste de fogo, e os 3 grunges do Nirvana passaram com nota 1 milhão.
Quando eu ouvi aquele riff de "The Man Who Sold The World" pela primeira vez, eu pensei que podia ser qualquer instrumento de cordas, menos guitarra ou violão.
O grunge rocker tocou um blues absurdamente bom, e ainda devorou a canção de David Bowie, fazendo as novas gerações pensarem que fosse dele. O próprio Bowie aprovou.
Em parte, Kurt Cobain CRIOU algo que enriqueceu a canção de David Bowie "The Man Who Sold The World" : o fraseado final a partir dos 2:56.
Nirvana — The Man Who Sold The World
http://www.youtube.com/watch?v=fregObNcHC8
vi uma foto de um black bloc, ou sei lá o que, destruindo uma mac donalds, mas de tênis nike...eu ando cansado dessa galera...pq se for pra destruir símbolos capitalistas, vamos sair detonando a bobs, chocolates garoto, antartica (nem sei como se escreve),brahma, nestle, ford e por aí vai...algumas dessas empresas nacionais, entre outras multi, que citei não são capitalistas?
não querem ser?
fora q a galera adora um adidas...uma nike e por aí vai...para com isso galera...faz vandalismo e diz que não é...sei que vandalismo é o que muitas empresas fazem com o trabalhador...mas vc acha que muitos ditadores de esquerda não fizeram tb?
eu se fosse um black bloc, assumia ser vândalo mesmo e pronto...agora, existem leis...e se vc num tem um papito que lhe tire de protesto e cadeia...cê tá ferrado...pior que vc falar isso é considerado de direita e reacionário...só acho que sair quebrando tudo e não trazer nada, não faz sentindo..a vida tb não faz né?
é...blz...mas existem outras pessoas que tão no poder, tem as armas e acreditam num sentido e vão meter-lhe a zorra ni vc...e os black blocs não tem poderia militar para destruir o exercito, marinha, aeronáutica, PM, PF e por aí vai...e o cara segurar um cartaz escrito "não vai ter copa", com a copa rolando a mil é no mínimo patético...não estou do lado do governo, e muito menos da direita, mas ver coisas desse tipo e num achar um pouco de palhaçada é demais pra mim...e olha que sempre estivemos do lado à margem da sociedade...
ps.: Ernestones, o rock dizem que "nasceu" em 1954 né?
lembra daquele livro q tu comprou, o "estrelas flamejantes"? bem legal né? fala que o termo rock and roll já era fora de moda tinha uns 15 anos quando o alan freed usou-o...mas ernesto, e o cream num era rock?
aliás esse blues ritmado que os brancos ingleses tocavam tem essa pegada rock...na maneira de tocar...e o rock tb num veio disso?
sobre Roberto Jónson, num precisa falar nada...só escutar o mestre...mas acho que pro rock, os bluesmen eletrificados tenham mais influenciado... nem sei se o Robertão era conhecido assim naquela época...do rock...talvez pra colecionadores...
ah! e já vi dizendo que esse pai é o exemplo do autoritarismo patriarcal e etc...que o filho é consciente e o pai quer deixá-lo alienado...ok...vai morar na rua então e quebrar tudo pq aí vc vai dizer que o mundo te esqueceu com razão...entra governo e sai governo e as merdas nesse país continuam...e minha vida continua a mesma, quiçá pior...deveria ter me coligado com algum partido...babar ovo de político...ganhar um edital e coisa parecida...ou me coligar a uma causa e sair por aí quebrando tudo...
Bem, meu caro Sputter, eu ainda não encontrei o livro "Criaturas Flamenjantes" em nenhuma livraria, mas assim que eu tiver pago as minahs contas, eu devo comprar essa jóia rara na internet. Obrigado pela gentileza da lembrança.
http://www.estantevirtual.com.br/q/Criaturas-Flamejantes
Ernestones, aqui meu fio...
Chicong, vc tem?
deveria caso não tenha...vai ler em 10 segundos...
Mais uma vez, obrigado, irmão.
Quando Karl Hummel me devolver a autobiografia de Johnny Rotten, eu lhe empresto.
http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/14/zeze-diz-que-nome-de-raul-seixas-em-novo-cd-e-estrategia-de-marketing.htm
Chico?
vai escrever alguma linha ou vou ficar sem suas sábias palavras??
nem li tudo óbvio...nem vou pedir pra Ernesto escrever, pq sei q ele num vai deixar essa passar em branco, embora acho q ele num seja fã de Raul...
Postar um comentário