Um verdadeiro monumento vivo da cultura baiana, Armandinho Macêdo – homem e obra – ainda está por ser devidamente desvendado, estudado e homenageado.
Essa lacuna começa a ser preenchida com o livro A voz de Armandinho Macêdo.
Assinado pela jornalista baiana Simone Caetano (autora de Major Cosme de Farias: Vida e Memória), ela define o livro como um “perfil biográfico”.
“Eu me detive basicamente na carreira artística de Armandinho, desde o início com o pai dele, Osmar, ensinando-o a tocar, passando pelo Trio Elétrico Armandinho Dodô & Osmar, pela banda A Cor do Som e carreira solo”, descreve Simone.
A ideia do livro surgiu há alguns anos, após Simone assistir a um DVD d’A Cor do Som.
“Entrei em contato com ele pela internet e depois consegui agendar uma entrevista, para propor o livro e conseguir sua autorização”, relata.
“Descobri que ele é uma pessoa muito simples e generosa. Com o OK dele, tivemos várias entrevistas entre 2008 e 2010. Em paralelo, fui entrevistando as pessoas que ele indicava”, detalha a jornalista.
Entre os ouvidos por Simone, há depoimentos de Caetano Veloso, Mú, Luiz Caldas, Perfilino Neto, Walter Queiroz, Betinho, Morotó Slim e Durval Lelys, que também escreve texto de apresentação, além de um prefácio do jornalista Achel Tinoco.
Parte fundamental
Estrelas maiores do Carnaval baiano entre a década de 1970 e parte dos 80, Armandinho, a guitarra baiana e o Trio Elétrico Dodô & Osmar perderam muito espaço a partir da explosão da axé music, por volta de 1985.
“O grande lance do trio foi a guitarra baiana. Através dela, Armandinho trouxe o rock para o Carnaval. Nos anos 80, a axé music veio com os teclados. Mas como ele mesmo fala, foi uma coisa que agregou. O trio deve ser um palco para vários instrumentos. Era até prevista essa inovação”, arrisca Simone.
“Ele continuou fazendo a música dele. Todo ano ele faz turnê solo pela Europa, Israel, Japão e outros cantos do mundo. E continua brilhando no Carnaval. As pessoas esperam que ele permaneça. Não tem mais o destaque de antes, mas é parte fundamental da festa”, conclui a autora.
A Voz de Armandinho Macêdo / Lançamento: hoje, 18 horas / Livraria Saraiva / Shopping Barra
A Voz de Armandinho Macêdo / Simone Caetano / Vento Leste / 300 p. / R$ 49 / Vendas: Saraiva, Pérola Negra
Blog (que, nos seus primórdios, entre 2004-05, foi de um programa de rádio) sobre rock e cultura pop. Hoje é o blog de Chico Castro Jr., jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é repórter do Caderno 2+ do jornal A Tarde, no qual algumas das matérias vistas aqui foram anteriormente publicadas. Assina a coluna Coletânea, dedicada à música independente baiana. Nossa base é Salvador, Bahia, a cidade do axé, a cidade do terror.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
16 comentários:
O melhor desenhista italiano de mulheres gostosas + algumas das personagens mais gostosas dos quadrinhos americanos = deleite visual nerd de primeira categoria.
http://omelete.uol.com.br/marvel-now/quadrinhos/milo-manara-desenha-mais-beldades-da-marvel-em-capas-alternativas/
Hilário!
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1199832-site-dos-eua-diz-que-brasil-nao-tem-estrelas-de-cinema-e-compara-manaus-ao-alasca.shtml
Rápido e caceteiro: a jornalista americana (assim como o americano médio) é uma mula ignorante e o brasileiro médio é uma anta ufanista.
Conclusão: dou um pelo outro e não quero troco.
Taí, acho geralmente fracas as HQs mais recentes de Star Wars (as mais antigas, produzidas nos anos 70 / 80 pela Marvel, eram bem legais), mas essa tá prometendo:
http://omelete.uol.com.br/star-wars/quadrinhos/star-wars-confira-um-preview-da-nova-hq-da-dark-horse-baseada-nos-filmes/
A Dark Horse tá preocupada de perder o licenciamento pra Marvel (que é da Disney, assim como a Lucasfilm), então estão tentando caprichar nessa.
Macca substitui Kurt Cobain no Nirvana.
http://omelete.uol.com.br/paul-mccartney/musica/nirvana-paul-mccartney-assume-os-vocais-da-banda/
Oi?
Depois de um tempo fora de ação, a banda Você Me Excita volta com nova formação e uma outra proposta, mais voltada ao eletrônico.
https://soundcloud.com/voc-me-excita
Hummm... Chics, conseguiu acordar sem ressaca pro trabalho?
Foi mal não ir mas ainda quero lhe parabenizar pessoalmente (te dar uns apertos, se assim preferir...) e dizer que eu gosto muito de você...
e COMO!
Por mim a gente pode assistir todos os filmes que você citou, mas o Nhô Nhô das Rosca ainda é pra mim a absoluta obra prima do gênero na história do cinema!
Vuma!
É meu povo, se o mundo não acabar...
...venha se acabar ao som dos rockers + selvagens da cidade:
Whatever
Artigo 163
Teenage Buzz
Deafs
The Futchers
Entrada R$10,00
Dubliners Irish Pub do Rio Vermelho!!
O show vai ter a formação quase original dos Futchers, com Gean na guitarra, ele não faz um show com os Futchers desde dezembro de 2007...será um show histórico, sem dúvidas alguma.
Eu fosse vc não perderia de forma nenhuma, mesmo que o mundo acabasse, pedia um salvo conduto a São Pedro e vinha balançar a carne trêmula ao som de todas as bandas...
Afinal, não sabemos pra onde vamos, se pra baixo, ou pra cima, então esta é uma oportunidade única!!
+ Detalhes:
http://www.fotolog.com.br/the_futchers/268000000000018993/
Nhô Nhô das Rosca é bom. Queria ver esse filme. É com Kid Bengala?
E tô de resssaca até hj.
Também te curto, gato!
(Ai ai...)
E... olhaí Sir Macca tocando com o Nirvana:
http://omelete.uol.com.br/paul-mccartney/musica/nirvana-assista-paul-mccartney-tocando-com-banda/
Aí, Marcionílio: eu não estou sozinho. Tony Stark tb não curte Nhô Nhô das Rosca:
http://www.bleedingcool.com/2012/12/12/tony-stark-hates-tolkein/
Na verdade, ele diz que odeia. Eu não odeio. Só não sou fã.
I'm a Star Wars person, ya know....?
Depois da Madrugada dos Mortos, do Dia dos Mortos, do Shaun dos Mortos (Todo Mundo Quase Morto), da Casa dos Mortos, da Terra dos Mortos, da Ilha dos Mortos, da Branca dos Mortos (e Os Sete Zumbis), do Despertar dos Mortos, do Porto dos Mortos, do Diário dos Mortos, da Capital dos Mortos, do Senhor (Nhô Nhô) dos Mortos, do Livro dos Mortos, do Mundo dos Mortos, da Ópera dos Mortos, do Orador dos Mortos, dos Desejos Dos Mortos, da Diálogo dos mortos, da Marcha dos Mortos, do Dossiê dos Mortos (e Desaparecidos a partir de 1964), da Torre dos Mortos, da Cidade dos Mortos, vem aí o Shogun dos Mortos.
http://www.universohq.com/quadrinhos/2012/n13122012_02.cfm
E a crítica d'O Hobbit já está no Omelete:
http://omelete.uol.com.br/hobbit/cinema/o-hobbit-uma-jornada-inesperada-critica/
Cinco ovos (lá ele)! Até me animei. Vou ver se vejo nesse weekend....
"Hi, I'm Morrison. Grant Morrison. Yes, THAT Grant Morrison".
http://www.the-gutters.com/comic/189-brendan-mcginley
Hilário.
"Hi, I'm Aquaman! I can talk to fish!"
"I'm a fucking turtle".
http://www.the-gutters.com/comic/196-jeff-zornow
Adoro esse site!
RIP planeta Terra (festival?)
http://omelete.uol.com.br/planeta-terra/musica/festival-planeta-terra-pode-chegar-ao-fim/
Ae Sigam meu blog ? Valeu pietro-rocks.blogspot.com.br
Postar um comentário