Os últimos dez anos mudaram tudo para quem trabalha com e, principalmente, ouve música. Esse período de transição – que parece ainda não ter acabado – é o centro em torno do qual giram os ensaios do livro Dez anos a Mil: Mídia e Música Popular Massiva em Tempos de Internet.
Adequadamente, o livro está disponível para download gratuito (veja serviço) em três formatos: o tradicional pdf, ePub (para iPad e outros e-readers) e mobi (formato do Kindle).
Organizado pelo Doutor em Comunicação Jeder Janotti Jr. (visto em foto de Cleyton Carlos Torres / blogmidia8.com), idealizador do projeto, a doutoranda Tatiana Lima e o mestrando Victor de Almeida Pires, Dez Anos a Mil traz nove artigos de pesquisadores do grupo liderado por Jeder, como Simone Pereira de Sá, Micael Herschman, Nadja Vladi, Bruno Nogueira, Felipe Trotta, Jorge Cardoso Filho, Thiago Soares, Jefferson Chagas e Marcelo Kischinhevsky.
No lançamento, nesta sexta-feira na Faculdade de Comunicação da Ufba, Jeder, Thiago e Jorge farão pequenas palestras sobre seus artigos.
“A ideia é trabalhar, antes de tudo, as transformações da indústria da música e da sua recepção. Esses são os dois pontos centrais da pesquisa que gerou o livro. A maioria dos artigos é sobre o consumo especializado de música”, define Jéder.
Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, os artigos não oferecem conclusões – até por que, se o fizessem, estariam todos ricos – mas oferecem visões amplas, estudadas, das diversas instâncias da indústria e da recepção da música.
“A gente vive uma época muito plural. O lado negativo é que, como circula muita música, a maioria é audição descartada”, diz Jéder.
“Mas por outro lado, o mercado de nicho volta com força, é a possibilidade de sobreviver fora do mainstream. Você tem hoje vários artistas de sucesso limitado, que tocam para 300 400 pessoas”, aposta.
Já Tatiana Lima, autora de artigo sobre Michael Jackson, aponta sua morte, em 2009, como o momento final de um modelo de ídolo gerado pelas gravadoras majors: “Ele, assim como Elvis, saíram de selos regionais para as majors. E ambos, já no fim da vida, estavam lançando discos para cumprir contrato e reaver o controle sobre suas obras”, detalha.
“Quando ele morreu, porém, os pirateiros tinham tudo dele. Sinal que não foi só a Sony Music que lucrou com sua morte, que parece ter marcado também o fim de um modelo”, acredita.
Dez anos a Mil / Lançamento: sexta-feira, 11 horas / Facom - Ufba (pavilhão de aulas da federação, ondina) / Grátis
Dez anos a mil: Mídia e Música Popular Massiva em Tempos de Internet / Vários autores / CNPq - PPG - UFAL / 155 p. / Download gratuito: www.dezanosamil.com.br
Blog (que, nos seus primórdios, entre 2004-05, foi de um programa de rádio) sobre rock e cultura pop. Hoje é o blog de Chico Castro Jr., jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é repórter do Caderno 2+ do jornal A Tarde, no qual algumas das matérias vistas aqui foram anteriormente publicadas. Assina a coluna Coletânea, dedicada à música independente baiana. Nossa base é Salvador, Bahia, a cidade do axé, a cidade do terror.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
O adeus de uma banda que ninguém deve sentir falta...
http://www.omelete.com.br/musica/silverchair-anuncia-separacao/
Cee Lo Green sacaneou!
Segue nota oficial recebida por email.
NOTA OFICIAL
CANCELAMENTO DO SHOW DE CEE LO GREEN NO URBAN MUSIC FESTIVAL
A produtora Coliseu Eventos informa que foi surpreendida com o cancelamento da apresentação que o cantor Cee Lo Green faria no Urban Music Festival no dia 29 de maio.
Informamos a todos que até o momento não recebemos nenhum tipo de pronunciamento oficial por parte do artista sobre o cancelamento e justificativas para tal.
Cumpre informar que o Cee Lo Green descumpriu suas obrigações assumidas contratualmente e desistiu de comparecer ao show no Brasil.
Estamos tomando todas as medidas legais/jurídicas que o caso requer. Inclusive, com a contratação de advogado no Estado de Nova York, EUA, para que sejam tomadas todas as providências cabíveis com o intuito de resguardar os direitos da nossa produtora.
Para a garantia de restituição de valores daqueles que não quiserem comparecer, seja por qualquer motivo, informamos que será disponibilizado em nosso site, as datas e locais para a restituição dos valores pagos.
Todas as atrações do Urban Music Festival estão confirmadas e o evento acontece normalmente no dia 29 de maio.
A programação do In.Edit Bahia já está lá no el cabong. Vários docs imperdíveis.
http://www.nemo.com.br/elcabong/?p=7022
Esse é o tipo de notícia que me deixa ansioso:
http://www.omelete.com.br/cinema/world-war-z-guerra-mundial-zumbi-com-brad-pitt-comeca-mes-que-vem/
Mas só tem maluco mesmo.
Deadpool da vida real patrulha as ruas de cidade dos EUA
http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n27052011_04.cfm
Postar um comentário