Ayam Ubrais Barco tentando te alcançar. Foto Anderson Nem |
Há alguns meses, quando fez a coluna sobre a banda itabunense Mendigos Blues, ouviu do vocalista Ismeraldo a seguinte dica: “Cara, conheça o trabalho do nosso ex-baixista, Ayam”.
A dica entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Semana passada, olha o susto: o álbum de Ayam, ¡Partir O Mar Em Banda!, ficou em primeiro lugar na votação informal promovida pelo jornalista Luciano Matos em seu blog el Cabong, para determinar o Melhor Disco Baiano de 2013. Ayam ganhou 1190 votos.
Som na caixa, novo susto: ¡Partir O Mar Em Banda! é um poderoso manifesto musical-literário de um verdadeiro bardo do sul da Bahia – no caso, Ipiaú, aonde vive o soteropolitano.
Difícil de definir, como são todas as obras realmente interessantes, o álbum é um caleidoscópio
Uma espécie de Raul-Zé Ramalho-Dylan do sertão, ligado no 220.
Onda que bate no peito
“Eu nem sei como meu disco chegou nas mãos de Luciano”, conta Ayam.
“Quando soube que estava concorrendo, compartilhei o link no Facebook com os amigos. Mas não fiz campanha“, garante o artista.
Ayam em ação, foto Kallyne Cristina |
"Aí o pessoal começou a disseminar a votação pelo Facebook, pedindo para as pessoas escutarem o som e caso gostassem, votar em mim. Em um fim de semana fiquei em primeiro. Foi bom por que a média de audições diárias do disco antes disso era de 40. Depois, pulou para duzentas, 250. Poxa, agradeço muito a galera que ouviu e votou, e ajudou na divulgação não só do meu, mas de muitos outros trabalhos que mostram a verdadeira diversidade da música baiana. Fiquei encantado com o Samba de Nicinha. E também por estar ali com uma galera que admiro, como CH Straatman, Dois Em Um, Mendigos Blues, Toco y Me Voi e outros", enumera.
"E na verdade, ter ganhado é uma coisa relativa, não significa que meu disco seja melhor do que todos aqueles outros. O grande lance é que toda aquela música é um grande contraponto ao monopólio dos estilos mais comerciais. Todo monopólio é uma estupidez. A própria iniciativa de Luciano é um contraponto que mostra que a Bahia tem uma diversidade cultural da porra", reflete.
Gravado lá em Ipiaú mesmo, ¡Partir O Mar Em Banda! traz em seu título e capa uma referência à famosa cena bíblica de Moises abrindo o Mar Vermelho.
“Partir o mar em banda é uma postura minha diante da vida e do sistema político-econômico em que vivemos, um pequeno ritual para os momentos de crise. Eu entro no mar e deixo a onda bater no meu peito o tempo que for necessário, até doer. Quando a dor de fora é maior do que a de dentro, eu traduzo essa dor em canção. É um ritual de aceitação, de entender a dimensão da vida”, filosofa.
"É uma forma de conseguir romper com as estruturas e valores repressivos desse sistema desumano – e estar mais próximo da vida, estar trabalhando seus próprios sonhos, ao invés de seguir as diretrizes que o sistema nos manda seguir. É não ficar 'amassando barro pra faraó', como se dizia antigamente", prossegue.
Comunidade Quilombola Porto de Tras, filisminogravura de Ayam |
Suas obras já foram vendidas em mais de dez países. Inclusive, a gravação do seu disco foi toda financiada com a venda de suas telas.
“Não tenho emprego fixo, vivo 100% da minha arte”, diz.
Agora, ele aguarda aprovação em um edital para circular pela Bahia com sua música.
"O nome do disco não é a toa. Aonde tiver porta aberta para eu compartilhar minha música... Há uma possibilidade de tocar em breve Feira de Santana e Camaçari. Quero tocar aonde for possível tocar. Tenho um parceria com Edson Bastos e Henrique Filho, que são produtores e cineastas, eu até estou participando de um filme deles. É uma camaradagem boa. Então, o Edson, que me assessora em algumas coisas, me inscreveu em um edital de circulação. Vamos ver se sai", conclui.
www.facebook.com/ayamubrais
www.soundcloud.com/ayam-ubrais-barco
NUETAS
Ronei atarefado
Ronei, visto aqui em repouso. Sexta, veja-o na correria. |
Wander Wildner sábado
Wander com Vandex. Vai encarar? |
André de clipe novo
O ex-Maria Bacana André L. R. Mendes soltou mais um clipe de uma das faixas de Amor Atlântico, nuvem branca norte sul, o quinto ou sexto (ou sétimo?) do disco. Confira abaixo. Em julho, ele solta novo álum, ainda sem título, cumprindo a promessa de lançar um disco novo por ano até... vai saber.
8 comentários:
MONTY. PYTHON. BITCH!
http://omelete.uol.com.br/cinema/absolutely-anything-filme-do-monty-python-ganha-poster-teaser/
Cara, esse filmin vai ser tão legal....
http://omelete.uol.com.br/guardioes-da-galaxia/cinema/guardioes-da-galaxia-ganha-novo-teaser
Essa é maravilhosa: e se os super-heróis fossem hipsters?
http://www.bleedingcool.com/2014/02/17/hipster-heroes-you-wouldnt-like-us-when-were-trendy/
Mais aqui:
www.collegehumor.com/post/6288896/if-superheroes-were-hipsters
VEJAM O HULK!
Eu devo tá véio e ultrapassado mess.
Fui aqui nesse site - que é bem legal, muito bem feito:
http://monkeybuzz.com.br/
E não conheço praticamente nenhuma das bandas que eles tão bombando.
Silversun Pickups?
Small Blacks?
Clean Bandit?
Tancred - que não é o nosso Snows?
Oliver Wilde?
William Fitzsimmons?
Tô perdido!
Como tem imbecil nesse mundo meu deus.
http://br.noticias.yahoo.com/blogs/eita/brincadeira-entre-jovens-vira-febre-na-web-e-causa-mortes-172454640.html
O lado bom é que ninguém precisa ficar com peninha quando um babaca desse morre.
Há 5 anos, eu já ficava enojado com os aborrescentes fedorentos na porta do cinema que se ESTRANGULAVAM uns aos outros até desmaiar, porque isso "dá barato".
Fiquei torcendo pra que morressem todos. Quanto menos imbecis no mundo, melhor.
Hoje, o mais repugnante são os fedelhos chamando uns aos outros de "desgraça" aos berros, como se fosse o nome do amigo ou amiga.
Coisa de baiano: quando os pais deles os ouvem dizendo isso, os moleque tomam a maior surra até quebrar a boca.
Agora temos essa boa notícia, tão auspiciosa, vindo da Inglaterra...
Ah, tomara que TODOS morram.
RIP Bob Casale
http://www.spin.com/articles/bob-casale-devo-founding-member-dead-obit/
http://omelete.uol.com.br/musica/devo-bob-casale-guitarrista-do-grupo-morre-aos-61-anos
Que demais esse primeiro trailer de Guardiões da Galáxia.
http://www.brasilpost.com.br/2014/02/19/guardioes-da-galaxia-trai_n_4814993.html?utm_hp_ref=brazil
Agora entendi por que escalaram o comediante Chris Pratt, da sitcom Parks and Recreation para o papel de Senhor das Estrelas. O cara é um palhaço! Adorei.
Postar um comentário