Nunca houve uma mulher como Margarita Chascarrillo. Nem como Esperanza Leticia Glass. Pelo menos, não nos quadrinhos.
Maggie e Hopey, como são mais conhecidas, são algumas das mais apaixonantes personagens femininas de HQ de todos os tempos.
Boa notícia então, que após um longo período sem mandar notícias, eis a dupla de volta ao Brasil, no álbum Lôcas: Maggie, A Mecânica, recém-lançado pela Gal Editora.
Fãs mais antigos devem lembrar de Love & Rockets, a imortal revista independente dos irmãos Jaime e Gilbert Hernandez, que teve cerca de uma dúzia de edições lançadas no Brasil há uns vinte anos, pela editora Record.
De lá para cá, uma ou outra edição esporádica aparecia de vez em quando, por diferentes editoras.
Agora, espera-se, a série tenha voltado de vez.
Lançada em 1981, Love & Rockets revelou o enorme talento dos irmãos Hernandez, cada um em seu universo narrativo próprio. Jaime com suas Lôcas e Gilbert com sua Sopa de Gran Peña (ou Heartbreak Soup).
Enquanto Jaime delirava com punketes latinas dos subúrbios de L.A. e mecânicas de foguetes, Gilbert criou todo um universo marquesiano / amadiano em torno de Palomar, uma vilazinha latina em um país não identificado, com muito realismo fantástico e figuras pitorescas.
Ambos foram igualmente bem sucedidos com suas criações, as quais continuam a ser publicadas até hoje nos Estados Unidos, depois de múltiplas premiações e aclamação geral.
Demasiado humanas
No álbum lançado pela Gal, a saga começa do início de novo, mostrando as primeiras HQs de Lôcas.
Nelas, conhecemos as já citadas Maggie e Hopey, além de uma vasta galeria de personagens que orbita em seu torno, como Izzy, uma melancólica escritora com vários segredos do passado e Penny Century, uma linda oportunista casada com H.R. Costigan, um milionário com chifres.
Amantes ocasionais, Maggie e Hopey habitam um mundo muito particular, no qual a cena punk de Los Angeles convive em harmonia com foguetes, dinossauros e super-heróis.
Com o tempo, Jaime foi deixando de lado o aspecto mais fantasioso da HQ, optando por uma abordagem mais realista e próxima da crônica de costumes.
Com seus desenhos espetaculares, narrativa ágil e diálogos engraçados, as Lôcas também vivem (mais ou menos) em um tempo cronológico semelhante ao nosso.
“Hoje em dia, essas personagens estão na casa dos 40 anos de idade”, conta Jaime, em breve entrevista por email.
“Então, muita coisa mudou para algumas delas, como aconteceria na vida real. Já para outras, nada nunca muda”, diz.
Jaime conta que se inspirou – até certo ponto – em pessoas que conheceu para criar suas personagens: “Às vezes são pessoas que conheço, mas, de forma geral, são simples observações de como as pessoas agem, meio que me colocando dentro delas e esperando que eu traga para fora algo que o leitor vá reconhecer”, explica.
Após 50 edições lançadas pela editora independente Fantagraphics Books, Love & Rockets chegou ao fim, em 1996.
Em 2001, os irmãos se reuniram e lançaram Love & Rockets Volume 2, que ainda é publicada nos Estados Unidos.
Maggie, hoje uma quarentona acima do peso, vive de maiô e se dedica a administrar um condomínio.
Talvez essa característica, a de serem figuras tão humanas, seja uma das razões de Love & Rockets ser tão cultuada entre os leitores: as personagens são tão bem delineadas que parecem mais velhas amigas.
Que mais novos leitores tenham o prazer de conhece-las deste vez. E que não sumam.
Love & Rockets: Lôcas - Maggie, A Mecânica / Jaime Hernandez / Gal / 152 p. / R$ 39,90 / www.galeditora.com.br
19 comentários:
Com todo respeito aos hermanos, mas argentino adora uma palhaçada, né?
http://www.universohq.com/quadrinhos/2012/n31082012_01.cfm
DEIXEM O ETERNAUTA EM PAZ, PORRA!!!!!
Kassovitz novo, bem interessante:
http://omelete.uol.com.br/cinema/rebeliao-critica/
GAL e Nemo vêm fazendo um trabalho sensacional no mercado editorial brasileiro. Já tenho esse material, mas penso em comprar essa edição da GAL pra dar um apoio, os caras merecem
nada contra Love & Rockets. apesar de que eu prefiro a banda. ;-)
todavia, deixo aqui minha sugestão para que você não precise mais continuar na sua busca pelo "lançamento do ano" ou "melhor do ano": Pinóquio, de Winshluss.
imbatível.
abs,
Guido.
Guidão, sou mais a banda!
Vi o Pinóquio, material de primeiríssima com certeza.
eu li o 1o número de L&R e num pirei muito Xico, esperava +...sempre ouvi falar da HQ, queria lê-la desde pivete e quando vc colocou aqui eu fui procurar pela net pra baixar...achei 22 números...mas não tive vontade de ler os outros...na época devia ter sido massa...se eu tivesse lido pouco depois nos anos 80 ou 90, acho que gostaria mais...
tu já leu SKREEMER? quadrinho DUKA esse!
Gosto tb de Marshall Law, talvez se tivesse lido hj em dia num pirasse muito, mas na época, comelando a adolescÊncia, era muito bão.
Sputter, a real é o seguinte: os primeiros números de Locas são realmente os mais fracos, mais bobinhos. Só que, depois de algum tempo, a coisa começa a te envolver, meio devagarinho. Qdo vc dá por si, já está totalmente enredado. Pelo menos essa foi minha experiência, vinte, vinte e poucos anos atrás.
Li Skreemer na época, claro. Ainda tenho a minissérie original. Espetacular.
Marshal Law tb é um material excelente.
Aquela época - segunda metade dos 80, até o inciozinhos dos 90 - foi foda pra quem gostava de quadrinhos.
A propósito, leiam a resenha da noite legal lá do MAB, com Jon Appleton e Paul Botelho:
http://www.musicadeagoranabahia.com/wordpress/?p=185
Caraaalho! Vcs me lembraram de como eu adorei essas séries, SKreemer, Marshal Law. Esse período foi muito bom mesmo.
porra, agora deletei os outros numeros...mas dá pra baixar de novo...tou precisando ler +...os quadrinhos eu consigo fácil...mas tá foda, tempos estranhos...
te mandei um link sobre o novo de terrence mallick, tu viu?
li a resenha do appleton, comentarei lá...achei até estranho meu nome tá lá, "me conhecem?", mas depois vi que era vc o autor-heheheeh.
o + interessante de Skreemer é que a minissérie me fez querer saber quem era james joyce (embora não tenha lido ulysses até hj), quadrinho com boa arte, roteiro/diálogos/argumento muito bom mesmo, ação no tempero certo e ainda traz referência literária...
se alguém quiser os links pra baixar os quadrinhos é só me falar...e o marshall ainda tem + 2 histórias além daquela da mini série...acho que minha mãe deve ter jogado fora a minha coleção, sumiu do nada...e a do skreemer e comprei por 50 centavos uma edição encadernada e emprestei pra uma ex, pra ela ler algo interessante, ela terminou comigo e jogou as coisas fora...inclusive a minha revista...e num é pra dizer q terminou pq eu fiz merda ou coisa do tipo, ela não estava + afim de mim, queria outra pessoa...foda viu...doeu + perder a revista-hehehehe
Fui re-baixar os 22 números de L&R e a zorra do link tava off...mas em compensação achei um site que tem 30 números...só não consegui ver se todos 30 números esão lá, estou baixando-os...mas vi que pelo menos a maioria desses 30 estão...
achei isso aqui, não sabia que tinha sido lançado no BR ainda...ou a galera pegou e traduziu pro portuga:
http://www.coringa-files.com/search/label/Antes%20de%20Watchmen
já tinha saído o before watchmen por aqui?
olha o que achei pra baixar:
http://quadrikomics.blogspot.com/2012/01/animal.html
eu nunca esqueci a número 6, eu li criança mesmo, na época, não sei como meu pai deixou eu comprar...sempre fiquei curioso, queria comprar todas hqs que via nas bancas e a animal era uma que eu sempre ficava curioso de comprar...
e de quebra achei essa antologia tb, outra revista que li guri e adolescente tb:
http://poracaso.ocponline.com.br/download-da-semana-antologia-chiclete-banana-01-07/
Sputter,
http://www.4shared.com/file/67560922/5e56e94e/Skreemer.html
vai na fé que tá completo
abs
valeu victor, mas já tenho baixado esse quadrinho!
aí marcou minha vida!
mas valeu, vou até baixar esse pra ver se tem algo "diferente".
chicón e todos, novo single do teclas pretas, "livro aberto"
http://teclaspretas.bandcamp.com/track/livro-aberto-glauber
para baixar [free download]:
http://www.mediafire.com/?wbsxmww131048lb
abración!
GLAUBER
Compartilhamento obrigatório aqui:
458 programas de rádio gravados por John Peel vão parar no Soundcloud:
http://movethatjukebox.com/458-programas-de-radio-gravados-por-john-peel-vao-parar-no-soundcloud/
Comprei todas as Love & Rockets em 1994.
Foi na época em que eu ainda bebia sozinho.
cool
Postar um comentário