A folia passou, mas a música continua.
E pode manter os pés no chão mesmo, por que o negócio é sério: sexta-feira, volta a Salvador os shows da iniciativa Intercenas Musicais, que botará os cantores Lucas Santtana, BNegão (ao lado) e Davi Moraes no palco da nova casa Commons.
Criado em 2011, o Intercenas surgiu para promover a circulação de artistas baianos dentro e fora da Bahia, iniciativa viabilizada pelo Conexão Vivo.
Desta feita, os shows por aqui serão na Commons (ex-Farol), na esquina da Rua Fonte do Boi (Rio Vermelho).
A nova casa, que, após requalificação, será inaugurada nesta sexta-feira (15) com show da celebrada banda local Scambo, será o QG da Maquinário, produtora pilotada pelo músico e produtor cultural baiano Vince de Mira.
E em tempos pós-tragédia de Santa Maria, é bom garantir de início: “Vamos abrir a casa com tudo direitinho”, avisa Vince.
“Contratamos consultoria de segurança e seguimos todas as recomendações: abrimos uma porta nos fundos adequada para evacuação de emergência, os extintores são novos e a sinalização está nos conformes: banheiro é banheiro, saída é saída”, garante o empresário.
Para Vince, a precaução “é relevante tanto para o publico, quanto para as bandas, que podem tocar sem susto. A segurança da casa será monitorada por rádio e teremos dois brigadistas anti-incêndio a postos a cada evento”, acrescenta.
Tudo isto aumentou bastante o custo para abrir a casa, já que “contratar uma consultoria é caro. Por isso acho que deveria existir dispositivos de fomento. Fora que os órgãos públicos levam uma vida para fazerem a vistoria do local. Não podemos viver em função de precaução contra incêndio”, observa.
Plataforma multi-atividades
Resolvidas as questões burocráticas, Vince (ao lado, em foto tirada daqui) avisa ainda que Commons não será apenas uma casa de shows, mas uma “plataforma”.
“Queremos dar um up de qualidade na programação, com produtos culturais definidos a partir de uma política de casting. Não vamos atirar para todo lado”, diz.
Desta forma, além de shows, a casa deverá abrigar ainda instalações artísticas e pequenas produções teatrais, como monólogos e números de comédia stand-up, além de oferecer pequenos cursos de qualificação.
“A ideia é gerar conteúdos em cursos viáveis neste primeiro momento, como cursos de roteiro e fotografia”, conta.
Outro diferencial é que Vince está fechando parcerias com alguns artistas locais e nacionais para uma espécie de semi-residência, com shows bimestrais: “Já fechamos com Curumin. É um trabalho de formação de plateia. Queremos que a Commons seja um portal para que caras como Curumin e Lucas, por exemplo, subam para o Nordeste ou vão ao interior”, revela.
“Teremos também uma lojinha permanente para promoção desses artistas, com venda de CDs, camisa etc”, conclui.
Lucas, Intercenas, interior
Responsável por abrir a temporada 2013 do Intercenas Musicais, Lucas Santtana (foto Daryan Dornelles), que é baiano, mas mora no Rio de Janeiro, conta que o show desta sexta-feira será mais ou menos o mesmo show que ele fez em agosto, no lançamento do seu último CD, Deus Que Devasta Mas Também Cura.
“Só que será com uma formação nova na banda, que passa a contar com Ted Santana na bateria e Marcelo Galter no baixo, além de Juninho Costa (aka Junix 11) na guitarra”, conta.
“O repertório é mais concentrado nos dois ultimos discos (Deus e Sem Nostalgia, 2009), mais alguma coisa do 3 Sessions in a Greenhouse (2006) e do Eletro Ben Dodô (2000)”, diz.
Parceiro habitual do Intercenas, Lucas fez em 2012, através do projeto, shows em Juazeiro, Itacaré, Ilhéus e Vitória da Conquista. Depois de Salvador, segue para São Paulo e Florianópolis (em turnê da qual também participa a Cascadura).
Depois, fora do Intercenas, segue para Brasília e Rio de Janeiro. A experiência de rodar, especialmente pelo interior, claro, é das mais gratificantes.
“O Intercenas é ótimo por que ajuda a dar vazão a essa cena musical do Brasil que é forte e tem um público crescente. É uma circulação importante para transformar essa relação que ficava restrita à internet em uma relação cara a cara, nos shows”, observa Lucas.
Outro detalhe que Lucas tem notado na estrada é que hoje, graças à internet, o público das cidades do interior ficou mais antenado do que o das capitais: “Tive essa noção bem clara em Juazeiro, conversando com as pessoas sobre o que elas estavam ouvindo e fiquei espantado. Antigamente você ia no interior e era tudo defasado. Hoje eles são mais antenados do que você”, diverte-se.
Intercenas Musicais Salvador / Lucas Santtana (sábado), BNegão Soundsystem (dia 22) e Davi Moraes (dia 23) / Commons Studio Bar (Rua Dr. Odilon Santos, 244, Rio Vermelho) / R$ 30 e R$ 15 / Sempre às 23 horas
NOTA EXTRAORDINÁRIA: Jera Cravo ministra 2º Workshop de Gravação & Mixagem em Salvador, nos Estúdios W.R. dias 23 e 24
O produtor fonográfico Jera Cravo anuncia inscrições abertas para o seu 2º Workshop de Gravação & Mixagem. As aulas serão nos dias 23 e 24 próximos, nos Estúdios W.R. “A ideia é explicar todas as etapas do registro de uma música, desde a captura do som, passando pela mixagem dos instrumentos até a finalização para formatos como CD ou MP3”, explica Jera, graduado no MI (Musicians Institute, Califórnia). investimento: R$ 400, em até 10 vezes no cartão. Vagas limitadas. Informações: www.jeracravo.com.
Blog (que, nos seus primórdios, entre 2004-05, foi de um programa de rádio) sobre rock e cultura pop. Hoje é o blog de Chico Castro Jr., jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é repórter do Caderno 2+ do jornal A Tarde, no qual algumas das matérias vistas aqui foram anteriormente publicadas. Assina a coluna Coletânea, dedicada à música independente baiana. Nossa base é Salvador, Bahia, a cidade do axé, a cidade do terror.
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6 comentários:
Nick Cave novo completo em streaming, dica de Bruno Aziz:
http://www.guardian.co.uk/music/musicblog/2013/feb/08/nick-cave-push-sky-away-stream
Bom, muito bom!
Poucas vezes leio um texto e penso depois: "assino embaixo de cada vírgula". Essa é uma delas:
http://screamyell.com.br/site/2013/01/24/meca-festival-uma-critica/
CH FORA DOS RETROS. Segue comunicado oficial:
Amigos,
Como alguns de vocês já devem estar sabendo, estou encerrando meus compromissos com o Retrofoguetes.
Trabalhei incessante e incansavelmente pelo grupo durante os 11 anos em que estive nele. Tenho grande apreço pela música que nós criamos e pelo belo trabalho que desenvolvemos e que ajudou a abrir novos caminhos e possibilidades para a música produzida na Bahia. Foram muitos shows, gratas surpresas, parcerias e amigos que fiz no caminho. E é isso que vai ficar pra mim, o legado que ajudei a construir, os temas que compus e os que fui co-autor, as conquistas que tivemos e a música que levamos aos palcos.
Ao longo desses anos, tenho tido reflexões sobre o que é viver e estar na música e tudo o mais que envolve a coisa, desde questões práticas à questões espirituais. Hoje meus instintos me guiam em outras direções, e decidi segui-los.
Fico com a sensação de dever cumprido, tendo contribuído até o último momento trabalhando nas composições e pré-produções de 'Dramascope Vol.1' do Retrofoguetes Banda. Não participarei das gravações, por opção própria, mas os integrantes encontrarão bons músicos para gravarem o material pré-produzido e com certeza realizarão um ótimo trabalho. E espero que continuem com o projeto.
Gostaria de agradecer imensamente a todos aqueles que vem acompanhando minha trajetória, músicos, amigos, fans, produtores, profissionais da área, jornalistas.
Continuo cada vez mais mergulhado na música e é isso o que mais me interessa na vida. Som! Om!
Em breve, vou lançar um novo projeto com o disco solo 'Efecto Vertigo', o qual compartilharei com todos vocês.
Quem quiser me acompanhar, terei grande prazer em encontrá-los por aí ou por aqui: www.chstraatmann.com
Obrigado! E até breve!
CH Straatmann
Jon Pareles no Carnaval de Salvador:
http://www.atarde.uol.com.br/carnaval/2013/materias/1484303
E a matéria original aqui:
http://www.nytimes.com/2013/02/13/arts/music/marching-to-an-african-beat.html?pagewanted=all&_r=0
Nada que nosotros, que aqui (sobre)vivemos, já não saibamos.
Pat Carney, batera do Blck Keys, é um sujeito sem papas na língua - talvez por isso as entrevistas ficam a cargo de Dan Auerbach. Depois de detonar a banda Nickelback, agora foi Justin Bieber.
http://www.spin.com/articles/justin-bieber-black-keys-beef-twitter-dis-slapped?
Pelo menos ele detona quem merece....
Artistas e suas contradições:
http://omelete.uol.com.br/superman/quadrinhos/fas-fazem-campanha-contra-roteirista-homofobico-em-hq-do-superman/
Curioso que um escritor de ficção científica - consagrado, diga-se de passagem - tenha esse tipo de posição (lá ele) retrógrada.
Por que, ora, se vc escreve FC, vc deve ser um futurista, alguém com uma visão lá na frente.
...Artistas e suas contradições....
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