terça-feira, dezembro 11, 2018

DEZ ANOS DE SADISMO PRODUTIVO

Amanhã: Alexandre Guena e coletivo Sadistics fazem fuzuê para  comemorar uma década de filmes muito loucos no Mercadão CC

Lenda viva da cultura alternativa local, o cineasta Alexandre Xanxa Guena comanda amanhã a festa de dez anos do seu coletivo The Sadistics, uma trupe formada por “um bando de desocupados e párias que produz obras de arte a preço de banana. Por enquanto”, como ele mesmo define.

Na linha “pague quanto puder”, o evento leva ao Mercadão CC outras lendas do underground local: Artur Ribeiro (ex-Treblinka e Theatro de Seraphin), o DJ / cartunista Bruno Aziz (Rock Sujo) e a performer Persie, além dos filmes da galera exibidos no telão.

“Vai ter Persie, que tá rodando o Brasil com esse pocket show, Bruno Aziz, um autêntico grunge nas pickups, Artur Ribeiro, que é o nosso Ian Curtis, performance, goiabada, marmelada e um vídeo inédito da banda Trêmula, projeto extraordinário do guitarrista Peu Souza, que deixou muita saudade”, detalha Xanxa.

Na ativa desde os anos 1990, Xanxa dirigiu inúmeros clipes para bandas do cenário rock. Há dez anos começou a realizar filmes (médias e curtas-metragens) sob a assinatura coletiva The Sadistics.

“Decidimos assinar coletivamente em 2008, com o vídeo experimental Walterville, que levou dois prêmios no Festival 5 Minutos. O nome Sadistics foi dado por mim e Hannah Romã Bellini Sarno no ano seguinte, quando tivemos que defender os filmes na Comunidade Internacional de Cinema Filmaka”, relata Xanxa.

"A maioria dos filmes podem ser assistidos no canal Stella Maris Filmes no youtube e no www.vimeo.com/alexandreguena. Temos mais de 3 horas de filmes produzidos", conta.

Subversivo e artístico

Melancólicos, obsessivos, febris, incorretos, marginais, os filmes dos Sadistics bebem direto nas fontes do Cinema Novo, Nouvelle Vague, John Cassavetes e Udigrudi dos anos 70.

Não a toa, já chamaram atenção até na gringa, ganhando elogios de Harmony Korine, roteirista do clássico Kids (1994) e diretor-símbolo do cinema indie com o bizarro Vidas sem Destino (Gummo, 1997).

“(Comemoramos) Participação no Festival de Berlim. Crítica do Harmony Korine. Crítica de Rodrigo Araújo na revista Barril. Crítica da Ivana Bentes e do cineasta Arthur Omar. VMB com Dead Billies. VMB com Pitty. Clipe pro Sonic Youth. Recentemente o filme Adieu, Julie, da garota prodígio dos Sádicos, Thaís Demelo, foi finalizado e já coleciona quatro seleções em festivais internacionais”, conta Xanxa.

“O mais importante é que ocupamos desde telas de boteco às mais prestigiadas salas de cinema da Bahia e do mundo, com conteúdo subversivo e verdadeiramente artístico. A selvageria só cresce e estamos conseguindo provocar e tirar o público da inércia. Nossa meta é preparar o nosso público para uma vida que pode ser tudo, menos ordinária”, conclui.

Agora, Xanxa & Cia preparam seu próximo filme, Wake Up Cinderella. Acompanhe.

"O futuro é obscuro e incerto. Vemos coquetéis molotov por todo o Brasil. Mas não vamos parar de fazer Cinema. O próximo filme se chama Wake Up Cinderella o qual estou escrevendo com a atriz principal, Priscila Gradvohl, com participação da nova agregada Izzie Fairchild e outros veteranos do grupo de sádicos. Estamos abrindo um crowdfunding ainda este mês", conta.

"(Financiamos  nossos filmes com) Pequenos furtos, apoio de estabelecimentos locais e mais recentemente CROWDFUNDING. Vamos fazer uma vaquinha virtual para levantar fundos pro próximo filme intitulado Wake Up Cinderella – A Mulher Que Amava Demais", conclui.

10 anos do coletivo Sadistics / Com Dj Bruno Aziz, Persie, Arthur Ribeiro e exibição de Filmes / Amanhã, 19 horas / Mercadão cc /  Pague quanto puder / www.vimeo.com/alexandreguena

NUETAS

Catarinenses no BB

Voltando de Natal (RN), onde se apresentaram no Festival Dosol, as bandas catarinenses Taunting Glaciers e Acidental se apresentam hoje, no Bardos Bardos, às 19 horas. O colunista é fã da TG e recomenda. Colaborativo.

Os Mizeravão é 20

Uma das bandas de festa mais escrachadas de todos os tempos, Os Mizeravão comemoram 20 anos sábado no  Mercadão CC, 20 horas, R$ 20

Velhas Virgens é 30

Ícone do rock independente, a banda paulista Velhas Virgens volta a Salvador com seu show comemorativo de 30 anos. As locais Lo Han e Overdose Alcóolica fazem as honras da casa. Sexta-Feira, 21 horas, no Salvador Music Place. R$ 60 + 1 quilo de alimento.

Nenhum comentário: