domingo, setembro 30, 2018

SHOWS E OFICINAS GRATUITAS ENCERRAM FESTIVAL MA_SSA HOJE E AMANHÃ

Parque Solar Boa Vista recebe último fim de semana do Festival MA_SSA com Rael, Pirombeira, Radio Mundi e Zuhri


Vince de Mira e DJ Mangaio: Radio Mundi, foto David Campebell 
Espaço histórico importante, o Parque Solar Boa Vista precisa e deve ser ocupado por quem de direito – a saber, o povo.

Ótima iniciativa, portanto, a do Festival MA_SSA, que ocupou o local nos fins de semana de setembro e que hoje e amanhã chega ao grand finale  com shows grátis do rapper Rael (SP), Canela Fina, Psit Mota, Pirombeira, Radiomundi, Zuhri e Bloco Afro Mirim Okanbi.

Realizado por uma parceria entre empresas públicas e privadas via Fazcultura (Secretarias da Fazenda e de Cultura), o MA_SSA ainda oferece ao longo de todo o dia atividades como oficinas de Dança Urbana (com Milena Lacerda), Discotecagem (DJ Jarrão), Basquete (Basquete na Praça), Slackline (Slackline Salvador) e Jogos e Improvisação Cômica (Nariz de Cogumelo) etc.

Atração principal que fecha o festival amanhã, Rael deverá reunir boa parte da comunidade rapper local. Em boa fase, o paulista ainda encaixou duas outras apresentações na Bahia: ontem ele esteve em Vitória da Conquista e hoje em Feira de Santana.

Rael em foto Jorge Bispo
“Não tenho sempre a oportunidade de ir a Bahia, então é a chance de fazer uma grande celebração, esse é o clima”, afirma o artista, por email.

Sem atmosfera de balada

No show, Rael será acompanhado pelo DJ Soares. “A tour leva o nome do disco Coisas do Meu Imaginário (2018), mas tem músicas mais antigas, sim, a gente repassa a carreira desde o início. E tem um momento voz e violão também, em que toco músicas minhas com outros artistas, tipo Emicida, Criolo, Kamau etc”, conta.

Satisfeito por vir à Bahia, o rapper ficou ainda mais contente ao saber que se trata de um show aberto ao público: “Melhor que isso não tem, né? Tem o fato também de ser em um parque, essa ideia de as pessoas ocuparem o espaço público, que é delas na verdade, me deixa muito feliz”.

“E aí a possibilidade de receber famílias inteiras, com crianças, sair um pouco da atmosfera de balada, me agrada muito. Curto muito fazer show em Salvador, de verdade. Não é um lugar onde consigo estar todo mês, mas sempre que estou é muito especial, são shows quentes, plateia animada cantando tudo”, afirma.

"Estive no Carnaval este ano, cantei no Pelourinho, cantei no trio da Margareth Menezes com ela, foi muito especial, inesquecível, tenho um carinho muito especial por Salvador. Desta vez na verdade, chego à Bahia nesta sexta pra cantar em Vitória da Conquista, sábado em Feira de Santana e domingo em Salvador. É uma minitour que me deixa muito feliz",  acrescenta.

Com uma cena de rap cada vez mais notada Brasil afora – vide os dois prêmios recebidos por Baco Exu do Blues esta semana no Prêmio Multishow – a Bahia está no radar de Rael há algum tempo: “Fico feliz de ver o rap da Bahia conquistando o Brasil. Do Nordeste vieram nomes essenciais para a história do rap, mas muitas vezes só chega para a  maioria das pessoas o que está no circuito Rio-SP. Que bom que as coisas estão mudando”, diz.

Banda Zuhri, foto André Fofano
“Acho a BaianaSystem uma das coisas mais impressionantes da música brasileira dos últimos tempos. O disco é bom, mas o show tem uma energia que não dá pra explicar. Eu tive a oportunidade de estar no trio deles no último Carnaval aí em Salvador e fiquei muito impressionado, incrível a força que tem a música deles”, afirma.

Sobre a complicada situação política  do Brasil, Rael parece manter o espírito elevado: "Apesar de tudo, sou otimista. Quem nasce na quebrada sabe desde pequeno o que é adversidade e aprende a lidar com ela. Estou esperançoso de que após esse doloroso período conseguiremos ver a democracia fortalecida, sem espaço para intolerância, preconceito e violência", conclui.

Festival MA_SSA / Hoje e amanhã, Atividades ao longo de todo o dia / Shows Rael, Pirombeira, Radiomundi, Zuhri e Bloco Afro Mirim Okanbi domingo, a partir das 17 horas / Parque Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas) / Gratuito

Um comentário:

rodrigo sputter disse...

https://br.vida-estilo.yahoo.com/regina-duarte-critica-movimento-elen%C3%A3o-165708822.html

a namoradinha que o Brasil merece.