Blog (que, nos seus primórdios, entre 2004-05, foi de um programa de rádio) sobre rock e cultura pop. Hoje é o blog de Chico Castro Jr., jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é repórter do Caderno 2+ do jornal A Tarde, no qual algumas das matérias vistas aqui foram anteriormente publicadas. Assina a coluna Coletânea, dedicada à música independente baiana. Nossa base é Salvador, Bahia, a cidade do axé, a cidade do terror.
terça-feira, março 25, 2014
PODCAST ROCKS OFF DISSECA: MOTT (1973), DO MOTT THE HOOPLE
Mott The Hoople, circa 1974
Com Osvaldo Braminha Silveira Jr., Nei Bahia e Miguel Cordeiro.
David Bowie já tinha queimado TODOS os cartuchos --- exceto um: o ROCK N ROLL. Que ele só fez em TRÊS DISCOS: Ziggy Stardust, Alladin Sane e Diamond Dogs.
Ou seja: foi só fazendo rock n roll básico que aquele calango esquelético conheceu o sucesso, a fama e o estrelato.
Mais importante ainda: a fase alienígena glam foi a fase rocker porque foram os dois discos feitos EM PARCEIRA com Mick Ronson: guitarrista, compositor, arranjador e produtor musical de grande carreira solo que foi DEMITIDO por Bowie por ser bom demais pra estrelinha aguentar.
Depois disso, o nerd David Bowie disse que "Rock n Roll é música de gente burra!" e voltou a ser o intelectualzinho metido, chato e nojento que ele sempre foi.
Claro que na virada dos anos 80/90 ele voltou ao rock --- mas isso foi fora da carreira solo, como membro do Thin Machine. E foi uma merda.
"Glam" era só um estilo e TRAVESTISMO e não um estilo musical. Bandas de Progressivo, "Art Rock", Hard Rock e Punk Rock tinham membros travestis e isso fazia deles igualmente glams.
As Runaways começaram caracterizadas como glam, e em 1977 se dividiram visualmente, com Joan Jett se tornando partidária do Punk e Lita Ford indo pro Metal.
Felizmente, e logicamente, o Punk matou o Glam (de Glamour).
É curioso como os líderes baluartes ícones do Punk eram todos "letrados demais para serem punks" --- e no entanto eram: Lou Reed, Johnny Rotten, Joe Strummer, Jello Biafra, Marcelo Nova, Sandra Coutinho das Mercenárias, Kurt Cobain --- TODOS ELES sempre foram intelectualizados, grandes letristas e poetas do rock.
"Glam" era só um estilo VISUAL de TRAVESTISMO --- embora não exclusivamente de homens travestis.
Mulheres também adotam o estilo Glitter ("Gilete") de purpurina, maquaigem pesada, calças bocas-de-sino ("flares') camisas com franjas, plumas e a paetês (lantejoulas) e cabelos grandes armados.
A canção "Ballad of Mott The Hopple" não é deprimente -- é depressiva. Ou seja, no sentido não-estético.
The Clash homenageou / dialetizou o Mott The Hopple na canção "All The Young Punks" (tão épica, bela e pungente quanto "Dudes") e homenageou Guy Stevens na belíssima e tristíssima balada "Midnight to Stevens" --- que trata do alcoolismo e brigas de bebedeira em que o produtor se afundou até morrer --- e os amigos Clashs testemunharam a queda dele deprimidos sem poder fazer nada.
Eles também foram amigos do crítico Lester Bangs --- outro fã do Clash, e que também morreu por abuso de tudo.
Alcóolatras em particular e viciados em geral estão além de qualquer ajuda de terceiros. Sei disso por experiência própria --- como um dos terceiros.
passei hoje pelo abrigo de velhos de Roma e vi Big Ben lá, já era de noitinha, tava fechado o portão...falei com ele um pouco, vou passar semana q vem lá, depois de voltar de viagem...visitá-lo e levar uma coleta de Rock pra ele...
Aplaudo enfaticamente este trecho: "A discussão política no Brasil, hoje, chegou a um nível infantil. Ou você é um petralha que defende o fisiologismo e a roubalheira do governo, ou é um tucano reacionário que odeia pobres e reclama do Bolsa Família. Parece um jardim de infância, onde Juquinha e Zezinho ficam em lados opostos da quadra e escolhem os coleguinhas de seus respectivos times."
Infelizmente, essa "infantilidade" política parece já ter contaminado muitos coleguinhas e amiguinhos deste blog. Só me resta esperar que um dia esse surto de ingenuidade e utilitarismo inocente passe.
Mas acrescento algo que o Barça NÃO SABE --- e DEVERIA SABER.
A outra ponta do especto político brasileiro não se esgota com o o PT e o seu irmão mais novo Partido da Social Democracia Brasileira --- ou seja, com a "teoria das tesouras" de Lenin, a falsa opção entre esquerda comunista caviar e a esquerda socialista caviar.
Existe também a direita de verdade. A velha direita católica que exigiu o Golpe Militar e o Comando do Caça aos Comunistas dos bandidos que depredaram o Teatro Opinião e ESPANCARAM atores. A velha direita que é tão podre, ridícula e patética quanto a esquerda.
Digo isso por conhecimento de causa e experiência própria: já trabalhei para os dois lados, como publicitário e articulista. Já escrevi artigos no jornal Mídia Sem Máscara de Olavo de Carvalho, antes da mudança na política editorial levar á saída de todos os colaboradores ateus. Já criei propagandas para o Movimento Estudantil que levaram á perpetuação dos piores sociopatas comunistas no poder.
Então, meu caro, tudo se resume áquele velho clichê que define esse inferno de país-esgoto: o buraco é mais embaixo. MUITO abaixo. E fede ainda pior do que o narizinho empinado do Barcinscki consegue farejar.
18 comentários:
Bonellianos da minha Bahia, eu vos saúdo!
http://www.universohq.com/noticias/encontro-nacional-clube-tex-brasil-acontece-em-alagoinhas/
Bom. Muito bom, boys.
Só somando meu ponto de vista:
David Bowie já tinha queimado TODOS os cartuchos --- exceto um: o ROCK N ROLL. Que ele só fez em TRÊS DISCOS: Ziggy Stardust, Alladin Sane e Diamond Dogs.
Ou seja: foi só fazendo rock n roll básico que aquele calango esquelético conheceu o sucesso, a fama e o estrelato.
Mais importante ainda: a fase alienígena glam foi a fase rocker porque foram os dois discos feitos EM PARCEIRA com Mick Ronson: guitarrista, compositor, arranjador e produtor musical de grande carreira solo que foi DEMITIDO por Bowie por ser bom demais pra estrelinha aguentar.
Depois disso, o nerd David Bowie disse que "Rock n Roll é música de gente burra!" e voltou a ser o intelectualzinho metido, chato e nojento que ele sempre foi.
Claro que na virada dos anos 80/90 ele voltou ao rock --- mas isso foi fora da carreira solo, como membro do Thin Machine. E foi uma merda.
"Glam" era só um estilo e TRAVESTISMO e não um estilo musical. Bandas de Progressivo, "Art Rock", Hard Rock e Punk Rock tinham membros travestis e isso fazia deles igualmente glams.
As Runaways começaram caracterizadas como glam, e em 1977 se dividiram visualmente, com Joan Jett se tornando partidária do Punk e Lita Ford indo pro Metal.
Felizmente, e logicamente, o Punk matou o Glam (de Glamour).
É curioso como os líderes baluartes ícones do Punk eram todos "letrados demais para serem punks" --- e no entanto eram: Lou Reed, Johnny Rotten, Joe Strummer, Jello Biafra, Marcelo Nova, Sandra Coutinho das Mercenárias, Kurt Cobain --- TODOS ELES sempre foram intelectualizados, grandes letristas e poetas do rock.
OK. Correções:
...EM PARCERIA com Mick Ronson.
"Glam" era só um estilo VISUAL de TRAVESTISMO --- embora não exclusivamente de homens travestis.
Mulheres também adotam o estilo Glitter ("Gilete") de purpurina, maquaigem pesada, calças bocas-de-sino ("flares') camisas com franjas, plumas e a paetês (lantejoulas) e cabelos grandes armados.
A questão é que 99% dos Glitters eram homens.
Sobre o Podcast:
A canção "Ballad of Mott The Hopple" não é deprimente -- é depressiva. Ou seja, no sentido não-estético.
The Clash homenageou / dialetizou o Mott The Hopple na canção "All The Young Punks" (tão épica, bela e pungente quanto "Dudes") e homenageou Guy Stevens na belíssima e tristíssima balada "Midnight to Stevens" --- que trata do alcoolismo e brigas de bebedeira em que o produtor se afundou até morrer --- e os amigos Clashs testemunharam a queda dele deprimidos sem poder fazer nada.
Eles também foram amigos do crítico Lester Bangs --- outro fã do Clash, e que também morreu por abuso de tudo.
Alcóolatras em particular e viciados em geral estão além de qualquer ajuda de terceiros. Sei disso por experiência própria --- como um dos terceiros.
The Clash – Midnight to Stevens
http://www.youtube.com/watch?v=tjy8UhaqI0E
Ouça acompanhando a letra postada junto na página do video. CLIQUE EM "MOSTRAR MAIS".
De cortar o coração. Joe Strummer sabia tudo de poesia musical. E o arranjo musical de Mick Jones é classudo.
Esqueci de acrescentar o item mais horrendo, monstruoso, bizarro e de pior mau gosto do Glam: os sapatões plataforma.
O horror... o horror!...
Minha sugestão de Podcast?
A MAIOR Banda de Todos os Tempos:
THE CLASH
Minha sugestão de um Documentário Épico do Rock n Roll?
The Clash on Broadway --- part 1/3
http://www.youtube.com/watch?v=cgX2gW35_tw
The Clash on Broadway --- part 2/3
http://www.youtube.com/watch?v=rVJ8_NfgpRc
The Clash on Broadway --- part 3/3
http://www.youtube.com/watch?v=lJFRhYM4zsY
Essa é da boa:
http://www.bleedingcool.com/2014/03/24/a-new-cheech-and-chong-movie-is-in-the-works/
Primeiras impressões do Cap.2:
http://omelete.uol.com.br/capitao-america-2-o-retorno-do-primeiro-vingador/cinema/capitao-america-2-o-soldado-invernal-da-frigideira
Bem animador.
passei hoje pelo abrigo de velhos de Roma e vi Big Ben lá, já era de noitinha, tava fechado o portão...falei com ele um pouco, vou passar semana q vem lá, depois de voltar de viagem...visitá-lo e levar uma coleta de Rock pra ele...
Meu sonho molhado como jornalista é achar entrevistados assim, sem conversinha:
http://entretenimento.r7.com/blogs/andre-barcinski/um-tributo-atrasado-ao-gwar-20140327/
A melhor entrevista que li em muito tempo.
Rodrigo,ele tá no d. pedro II? quero ir lá com vc...conheço ele desde o tempo da masterbrain...
chico! eu lembrei na hora que tinha lido nos 90`s essa entrevista do gwar hehehehe tipo entrevista com thanos! :D
Mañana, segunda 31, texto (e fotos) da cobertura do show de Marcelo Nova e Cascadura em Cajazeiras.
Perfeito, André. Parece mesmo Thanos (ou Darkseid ou Ultron) falando....
Como sempre, Barcinscki disse tudo o que eu penso, sem tirar nem por:
http://entretenimento.r7.com/blogs/andre-barcinski/abaixo-a-ditadura-qualquer-uma-20140331/
Aplaudo enfaticamente este trecho: "A discussão política no Brasil, hoje, chegou a um nível infantil. Ou você é um petralha que defende o fisiologismo e a roubalheira do governo, ou é um tucano reacionário que odeia pobres e reclama do Bolsa Família. Parece um jardim de infância, onde Juquinha e Zezinho ficam em lados opostos da quadra e escolhem os coleguinhas de seus respectivos times."
Infelizmente, essa "infantilidade" política parece já ter contaminado muitos coleguinhas e amiguinhos deste blog. Só me resta esperar que um dia esse surto de ingenuidade e utilitarismo inocente passe.
Eu também aplaudo.
Mas acrescento algo que o Barça NÃO SABE --- e DEVERIA SABER.
A outra ponta do especto político brasileiro não se esgota com o o PT e o seu irmão mais novo Partido da Social Democracia Brasileira --- ou seja, com a "teoria das tesouras" de Lenin, a falsa opção entre esquerda comunista caviar e a esquerda socialista caviar.
Existe também a direita de verdade. A velha direita católica que exigiu o Golpe Militar e o Comando do Caça aos Comunistas dos bandidos que depredaram o Teatro Opinião e ESPANCARAM atores. A velha direita que é tão podre, ridícula e patética quanto a esquerda.
Digo isso por conhecimento de causa e experiência própria: já trabalhei para os dois lados, como publicitário e articulista. Já escrevi artigos no jornal Mídia Sem Máscara de Olavo de Carvalho, antes da mudança na política editorial levar á saída de todos os colaboradores ateus. Já criei propagandas para o Movimento Estudantil que levaram á perpetuação dos piores sociopatas comunistas no poder.
Então, meu caro, tudo se resume áquele velho clichê que define esse inferno de país-esgoto: o buraco é mais embaixo. MUITO abaixo. E fede ainda pior do que o narizinho empinado do Barcinscki consegue farejar.
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