...E o rock instrumental no cenário alternativo local segue de vento em popa. Agora foi o power trio Hessel (foto de Tiago Lima) que soltou seu primeiro trabalho, um EP autointitulado com três faixas, para download gratuito, no site do selo independente baiano Torto Fonogramas.
Formado por Zé Felipe (guitarra) e Mário Baqueiro (baixo), a dupla contou com o virtuose Louis (Drearylands, Mystifier, Camisa de Vênus) na bateria para as gravações. Agora, quem empunha as baquetas em definitivo é Lucas Furtado, outro batera oriundo da cena metálica (Pandora).
Projeto antigo de Zé Felipe, a Hessel na verdade começou por volta de 2002, 2003. “Nessa época, eu já fazia esse som, mas a coisa não andou”, conta.
Foi só em 2009, depois de assistir ao show dos cuiabanos instrumentais da Macaco Bong no Pelourinho, que ele viu que o momento era mais favorável a sua proposta inicial.
Punk Floyd
“Eu nem conhecia a banda. Gostei de cara do som. Pensei, pô, esses caras tão fazendo esse som estranho e sendo aceitos, com vários elogios da critica, tocando em festivais pelo Brasil e no exterior. Aqui já tínhamos os Retrofoguetes, no Sul tem o Pata de Elefante, aí vi que era hora de tentar de novo”, relata Zé.
“Eu tinha umas quinze fitas gravadas em casa com bases de guitarra. Pensei em jogar fora por que era um peso, mas aí, duas semanas depois disso, resolvi retomar a banda”, diz.
No EP, as faixas Double Dragon, Eclipse e Ballard ainda são composições dessa fase anterior, mas o guitarrista / band leader adianta que, logo logo, o trio entra de novo em estúdio para registrar músicas novas.
No momento, a Hessel planeja uma coletânea do rock instrumental local, em parceria com mais cinco bandas. Além disso, a Hessel planeja split album com o Tentrio.
“Agora estamos explorando outras sonoridades. Tem uma música chamada Cosmonauta, em que brincamos com as influências do kraut rock (som experimental alemão dos anos 1970). Já em Noturno, o ritmo é black. A gente curte muito o Earth Wind & Fire” , avisa.
Para quem achou estranho as influências quase opostas da banda, Zé explica (ou confunde): “Eu brinco dizendo que nosso som é punk floyd, tipo ‘punk progressivo’. A gente tem que se desafiar. Eu acredito muito nisso, no desafio artístico. É a função do artista: inovar”, reivindica o músico. Ah, Zé, se todos pensassem assim...
Conheça / Baixe: www.tortofonogramas.com/hessel
NUETAS
Passando em revista
Dois lançamentos de revistas bacanas, recomendadas pela coluna, marcam a semana. Hoje, a banda Retro–Visor (aquela é só com baixo, bateria e vibrafone) faz o som do coquetel da Bequadro, revista que enfoca a real pluralidade da música baiana, sem preconceito e com muita arte. Às 19 horas, na Galeria do Livro (Espaço Unibanco Glauber Rocha). Revista e entrada gratuitas. É só imprimir o flyer ao lado e comparecer, que ganha a revista (limitado aos primeiros 200 que comparecerem). Quem não puder ir, poderá baixar em breve o pdf inteirinho aqui: www.revistabequadro.com. Já no sábado (26), os caóticos The Honkers e a banda Expresso Libre (com canja de Vandex) animarem o lançamento da revista Fraude nº 9. Praça Pedro Archanjo (Pelô), 19 horas. Também grátis. Uhú!
Diego Orrico, sexta
Parece que a gaita está mesmo em um momento especial por aqui. Quase toda semana tem uma fera fazendo show. Desta vez, é Diego Orrico & The Blue Bullets no Balthazar. Sexta-feira, 22 horas. R$ 15 (salão).
Blog (que, nos seus primórdios, entre 2004-05, foi de um programa de rádio) sobre rock e cultura pop. Hoje é o blog de Chico Castro Jr., jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é repórter do Caderno 2+ do jornal A Tarde, no qual algumas das matérias vistas aqui foram anteriormente publicadas. Assina a coluna Coletânea, dedicada à música independente baiana. Nossa base é Salvador, Bahia, a cidade do axé, a cidade do terror.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
16 comentários:
...se todos pensassem assim, não existiria esse mainstream bizarro na Bahia....
Clássico dos anos 1970, Superman vs. Muhammad Ali, vai ser relançado no Brasil.
http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n24112011_06.cfm
Tomara que não custe os olhos (e o nariz, a boca etc) da cara.
Custa R$ 22,90. Não tinha lido a notícia toda... Isso é quase barato...
Favas contadas: o último episódio de Walking Dead, com a mulher de Rick Grimes tentando cometer aborto, tá, claro, gerando polêmica nos EUA.
http://omelete.uol.com.br/walking-dead/series-e-tv/walking-dead-gera-polemica-medica-nos-eua/
Falou em aborto, nego lá se treme todo.
O carinha do Slipknot esculachou Rick Rubin:
http://omelete.uol.com.br/musica/vocalista-do-slipknot-fala-de-sua-experiencia-decepcionante-com-o-produtor-rick-rubin/
Pronto. Pegaram o Perry Farello pra Cristo. O cara é o novo arqui-inimigo de todo desocupado imbecil com um laptop:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1010204-brasileiro-xinga-perry-farrell-em-perfil-no-wikipedia.shtml
Taí um cara que devia ser mais ouvido.
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1010760-alain-de-botton-propoe-ateismo-20-em-sp.shtml
"Talvez fosse possível ler Montaigne e Shakespeare ao invés do Evangelho". Perfeito.
O lançamento da Fraude é no sábado :)
O lançamento da Revista Fraude é no sábado :)
Ih! Foi mal! Vou corrigir imediatamente! Obrigado pelo toque, Paula!
Demais essa listinha, dos mais astros do rock mais indestrutíveis:
http://www.spin.com/gallery/indestructible-most-durable-rock-stars-alive
Só esqueceram do Supreme Ultra Plus Mega Master Hadouken Super Hyper Combo Tri-Carpado God of Rock 'n' Roll, Mr. Lemmy Kilmister, claro.
Mas a lista é interessante. Não sabia que Leslie West do Mountain, tinha perdido as pernas por causa da diabetes. Tb, bicho gordo da porra!
Epa, epa, epa... como diria Aquele Jack...
1º) Você viu Batman na platéia da luta, véi? Não botaram Bruce, foi o maluco de capa mesmo... hehehe... (e 22,90 tá barato pros padrões de capa dura Chico, peraí também...)
2º) ... mas logo depois ela foi lá e vomitou tudo! Acho que ficaram com medo de gerar uma polêmica maior, porque aí talvez envolvesse uma questão de overdose, dada a quantidade que ela ingeriu... Rick até ficou retadinho...
3º) Todo castigo pra esse Farelo é pouco... hehehe... quem mandou? Mas a galera também exagera...
4º) "Keith Richards -
Every day of the past 50 years: We mean, come on. " Huaaahahahahahaaaa...
Essa foi a melhor da lista Chicaço!!!
COME ON!!!
Foi o que eu disse, Márcio. "Tá quase barato".
Come on, yeah! Não dá pra competir com KR. Só LK tem chances reais.
/°\ªª!!!!????
Uau, um enigma em emoticon. Se alguém - de preferência o autor - puder decodificar essa mensagem, eu agradeço.
Mas de antemão, aviso: se for um xingamento contra o desavisado blogueiro, minha resposta segue na lata: é a mãe!
E se for elogio, bom... desculpe aí a inguinorânça...
Hj eu já tô quebrado, mas terça (29) tem post novo. É só pintar na área.
Meu brôu Marcos Pierry faz uma crítica (com C maiúsculo, como ele costuma fazer, aliás) do filme Dawson Isla 10, do chileno Miguel Littin, finalmente em cartaz em Salvador.
http://blogbahianarede.wordpress.com/2011/11/25/3144/#more-3144
Postar um comentário