Eddie, prenunciando tempestades. Fotos Beto Figueroa |
Produzido pelo chapa de cena pernambucana Pupillo (baterista da Nação Zumbi e requisitado produtor), Mundo Engano traz um Eddie menos soturno do que no álbum anterior, Morte e Vida (2015).
Ainda assim, aqui e ali há ecos (mesmo que sutis) do conturbado momento sócio-político-econômico por que passa o Brasil, tendo sempre o mar e suas marés como reflexo e metáfora.
A começar pela primeira faixa, A Correnteza. Em levada intimista, a voz grave de Fábio Trummer anuncia tempestades no horizonte – imagem condizente com a própria capa do álbum, de Helder Santos.
“As ondas quebram em volta / Explodirão / Os ventos castigantes / Vão, vem e vão / A noite é fria e longa / Desolação / A luz é pouca e cinza / Preste atenção”, canta Fábio, quase declamando.
A impressão se desvanece aos poucos a partir da segunda faixa, O Mar Apaga, um samba surf carregado de reminiscências de antigos amores na praia e no carnaval de Olinda.
No frigir dos ovos, mais um belo álbum de uma banda de identidade muito forte – e fiel à si própria.
“Adorei o resultado final”, afirma Fábio, por telefone. “Pupillo, além de amigo pessoal da banda, conhece muito bem nosso trabalho. Há muito tempo que ele comentava que queria produzir um disco nosso. Foi sensacional”, conta.
“O mais bacana foi perceber que o que gente tinha de ideia musical, que nós mesmos não conseguíamos verbalizar, ele conseguia sentir, tamanha sua sensibilidade. Ele capta tudo. É um maestro de ritmos, uma área que gente gosta de testar coisas novas”, relata Fábio.
Eddie vigia. Foto Beto Figueroa |
Financiado por uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo (que demonstra o prestígio da banda entre seu público), Mundo Engano também traz uma série de convidados até então inéditos em álbuns da banda, como o guitarrista baiano Martin Mendonça (Pitty), o violonista virtuose Guri Assis Brasil e o escritor Marcelino Freire, autor do pema-protesto Para Iemanjá, convertido em canção.
Vale citar: “Minha Rainha/ Não fui eu quem jogou ao mar essas garrafas de Coca/ As flores de bosta / Não mijei na tua praia / Juro que não fui eu”.
“Martin foi sugestão de Pupillo. Eu já o conhecia, aí eu disse: ‘perfeito, ele tem a técnica do violão de cordas de aço e slide perfeitas. Eu até podia tocar, mas ele é tecnicamente apurado. Buscamos esse tipo de solução neste álbum, trazer um nivel técnico de pessoas que tocam seus instrumentos muito bem”, conta Fábio.
Lançado o álbum, Fábio, Alexandre Urêa (percussão & voz), Andret Oliveira (trompete, teclados & samplers), Rob Meira (baixo) e Kiko Meira (bateria) começam a fazer os shows de lançamento pelo Brasil, começando por São Paulo, amanhã e sexta-feira, no Sesc Pompeia.
Os fãs baianos, infelizmente, ainda terão de esperar um pouco para conferir o novo show do Eddie: “Estamos conversando com um festival para setembro. Existe a intenção deles e nossa, mas ainda é cedo para bater o martelo”, conta.
“A gente busca ir sempre à Salvador por que acreditamos que é a cidade que melhor nos entende, tanto quando Recife ou Olinda”, conclui Fábio.
Eddie / Mundo Engano / Independente / Nas plataformas digitais
https://www.bahianoticias.com.br/noticia/222382-na-bahia-bolsonaro-chuta-pixuleco-de-lula-preso-e-faz-discurso-no-aeroporto.html?utm_source=social_monitor&utm_medium=widget_vertical
ResponderExcluirChico é pra rir ou temer?
tomara q essa multidão seja os únicos votos dele em Salvador...até a veja botou capa escaldando ele...nem pondé quer tb...mas olavo tá apoiando...pqp...se ela ganhar queria ver as bostas q ia fazer e ver ele e seu eleitorado fazendo merda...mas o preço seria muito alto nisso tudo...tenho medo...ou ele sabe q não vai ganhar e é um fanfarrão...se aproveitando pra aumentar seu ego e imagem...ou é megalomaníaco e deseja ser presidente mesmo...ou é burro...ele onde está, tá mamando sem fazer nada...e muito bem mamado nas tetas do estado....num lugar de conforto na política...podendo falar merda sobre os outros e não fazendo nada...poderá tentar almejar uma saída pra senador...vivi pra isso...infelizmente, agora até enéas é venerado...antes era um lunático, louco, por mais diplomas q tivesse...
tou fudido com esse país...é chato da direita, é chato da esquerda...policiamento em tudo...e um futuro obscuro pela frente...e infelizmente a esquerda deixou os nazis colocarem a cabeça pra fora...culpo a esquerda mesmo...de todos os lados...deixou a imbecilidade aumentar de uma forma grotesca...
come armageddon, come...