Páginas

terça-feira, abril 03, 2018

DELÍRIOS EMBEBIDOS EM ÁCIDO,CLIMA DE PESADELO LOVECRAFTIANO

Metal lento, pesadão e psicodélico, Erasy é mais uma boa novidade da cena feirense

Erasy, fotos Diego Santana
Quem acompanha o rock pesado no Brasil sabe que, se tem um subgênero em alta entre a rapaziada hoje é o som lento e pesadão que atende por alguns rótulos: doom metal (o mais antigo e tradicional), sludge ou mesmo stoner.

Inventado há mais de 50 anos pelos pais do heavy metal – Black Sabbath, quem mais? – sua face mais contemporânea já tem um representante à altura na Bahia: a banda feirense Erasy.

(Parênteses para lembrar que a Bahia é pioneira em doom metal desde 1991, com a gloriosa The Cross do vocalista Eduardo Slayer).

O cartão de visitas da Erasy é o EP (com sete faixas) The Valley of Dying Stars, um pesadelo embebido em ácido pleno de levadas sombrias, riffs de profundis e aquele climão de conto de H.P. Lovecraft cobrindo tudo como uma névoa de terror cósmico.

Mais um ponto pra Feira de Santana, que tem aparecido bastante nesta coluna: “A cena feirense, apesar de riquíssima, é pequena, então você acaba conhecendo todo mundo que faz um som ou frequenta os eventos de metal”, conta o vocalista Luciano Penelu.

“Tocávamos em outras bandas, mas, tomando cerveja, descobrimos que havia a vontade de fazer algo mais lento, inspirado por bandas como Saint Vitus, Electric Wizard, Eyehategod, Acid King, Candlemass e outras”, relata.

"Lançamos dois singles em 2014 (Living Hell e Hollow) e, no ano seguinte, começamos a trabalhar no The Valley. Os singles foram gravados no estúdio Evolution, de Jorge Marques, em Feira, e as demais faixas no Caverna do Som, em Salvador, por Irmão Carlos. Mixagem e masterização foram feitas por Jera Cravo, na La Hacienda Creative, Canadá. Não houve produtor. Quer dizer, de certa forma, nós mesmos produzimos todo o material. A versão física do disco saiu no ano passado, através de uma parceria com dois selos: The MetalVox, de Feira, e o Resistência Underground, de Caruaru, Pernambuco", detalha Luciano.

Cinco anos depois, a Erasy  segue firme, com seu primeiro trabalho tendo ótima recepção dentro e fora do Brasil nos canais especializados: “Estamos muito satisfeitos com a recepção do disco. As músicas estão circulando, foram resenhadas por zines e revistas nacionais e internacionais”, conta.

“Tocamos em podcasts gringos e vamos integrar a coletânea Darkness Sets In Vol. 2 (Black Order Productions) ao lado de bandas como Malefactor, Martyrdom, Suffocation of Soul, Insaintification e outras”, acrescenta.

Joílson (baixo), Luciano (voz), Gilmar (bateria) e  Leandro (guitarra)
Maio e julho em Salvador

Em alta, acena sludge no Brasil ganhou um documentário, o Medusalodoom: Rock Chapado Brasileiro (no You Tube), centrada nas bandas da região Sul.

“A cena desta vertente do Metal (Doom, Sludge, Stoner) ainda é limitada, mas há cada vez mais espaço para bandas que, como nós, flertam com um som mais arrastado. Já tocamos em Recife, temos planos para uma pequena turnê pelo Nordeste, e estamos analisando algumas possibilidades para tocar em São Paulo. O disco é recente, e, pela repercussão, acreditamos que ainda precisa ser divulgado por aí”, conta Penelu.

No dia 14 próximo, a Erasy iria tocar em Salvador com a Drearylands, mas o show foi cancelado por conta do susto que Louis, batera desta última, deu em  todo mundo ao passar por um enfarto - calma, meninas, o rapaz está vivo e chutando, se se recuperando na paz do lar (veja mais detalhes aqui).

"Pois é, lamentável. Esperamos muito que este grande baterista (muito importante para o Metal da Bahia) retorne em breve aos palcos. Fizemos um evento com eles em Feira no começo deste mês e foi incrível. Muita gente compareceu, até de cidades distantes, para prestigiar a Drearylands, banda que admiramos há muito tempo. Foi realmente marcante tocar ao lado destes veteranos, e estávamos com uma grande expectativa para o evento em Salvador. Mas, são coisas que acontecem, infelizmente. Acreditamos que em breve surgirá outra oportunidade de realizar este encontro em terras soteropolitanas", conta Luciano.

“Em maio, no dia 12, estaremos em Salvador no Banhoff, com  Iron Bound e outras bandas. Temos outro evento na capital, previsto pra julho, com os nossos conterrâneos da Martyrdom”, conclui.



NUETAS

Skanibais quinta

Skanibais. Quinta-feira, 19 horas. Velho Espanha. Vai.

Pali lança álbum

Tem mais ska na sexta com  Pali lançando seu primeiro álbum. Tás a fim? Nome completo para assessoria@ clubdutimball.com.br.  Commons Studio Bar, 23 horas.

Matinê Rock Games

As bandas Ctrl X, Noturnos no Paraíso e AnderLeds fazem a matinê Rock & Games domingo,  16h. Bahnhof, R$ 20.

Barulho na Oficina

Barulho S/A, Carburados Rock Motor, Eminent Scorn e Death Tales fazem Rock na Oficina. Domingo, 16h, na Oficina Carburados (Ipitanga). Grátis.

2 comentários:

  1. I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL.

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-pms-fazem-discursos-em-onibus-de-bh-alertando-para-pandemonio-que-vai-virar-o-brasil/

    Parabéns, coxinhas: quando seus filhos começarem a ser torturados e "desaparecidos", talvez vocês tirem a panela do cu.

    ResponderExcluir
  2. Los Canos nos canos again....

    http://www.elcabong.com.br/los-canos-anuncia-volta-com-disco-e-shows/

    ResponderExcluir

Tá loco aí? Então comenta!