Síncope: Maurício Uzeda, Ronaldo Pitanga, Tito Mutti, Bruno Uzeda. Foto João Franco |
17 anos anos depois, eis a trupe de volta – e
(O show foi ontem, mas em abril tem show de novo no Dubliner's, em data a ser confirmada. Interessados se liguem).
Nos anos 1990, o então quinteto teve certa projeção e tocou bastante pelos palcos locais, apesar de não ter deixado um registro fonográfico mais significativo, tendo se limitado a participar de coletâneas como a Dois da Bahia, organizada pelo grande Ruy Mascarenhas.
(Como se sabe, naquela época ainda não havia Pro-Tools, então não era tão fácil gravar e lançar como é hoje.)
Volta pelo Facebook
Ainda assim, foi a vencedora absoluta de um badalado concurso de bandas da época, o Top Biz Cajuba – promovido por uma marca de suco de caixinha –, deixando para trás centenas de outros grupos inscritos.
“Retornamos com a banda no ano passado e já fizemos alguns shows no Dubliners com a King Kobra”, conta o vocalista, Ronaldo Pitanga.
“Da formação original, só um não voltou. O resto é a mesma banda dos anos 90: eu, (os irmãos) Bruno (guitarra) e Mauricio Uzeda (baixo) e Tito Mutti (bateria)”, escala Pitanga.
Dono de garganta privilegiada – sério, o cara chega a lembrar o saudoso Dio em alguns momentos – Pitanga conta que nos últimos anos cantou em bandas de outros estilos e chegou até a trabalhar em navios de cruzeiro, conhecendo o mundo e soltando a voz por aí.
Há alguns meses, o cantor comentou no Facebook que estava com saudade do heavy metal: “Aí meu irmão sugeriu que eu procurasse os caras da banda para tocar de novo. Eles aceitaram, as pessoas começaram a curtir no Face e isso foi dando empolgação para voltarmos”.
Hoje, a banda executa o repertório clássico, incluindo uma música inédita da época, Cerberus – mais três covers: “Tocamos I Am a Viking, do Yngwie Malmsteen e duas do Iron Maiden: Two Minutes to Midnight e The Evil That Men Do”, conclui Pitanga.
E fiquem de olho no Facebook da Síncope, que em breve tem mais novidades.
NUETAS
Curtição no Jardim
Essa é bacana: o Tardal Jardim de Alah – parece que é um coletivo de produtores e bandas – tem organizado guerilla gigs no gramado defronte o Apart Hotel Jardim de Alah. O próximo é dia 16, com três bandas de cover: Forma Padrão (Pitty), Jacked (Los Hermanos) e Produto do Meio (Raimundos). Grátis, mas leve R$ 2 para colaborar... 15 horas. Veja mais: facebook.com/tardalSalvador.
Tropical Selvagem X3
O Tropical Selvagem (Ronei Jorge e João Meirelles) faz temporada na Casa Preta (Largo 2 de Julho). Próximas três sextas-feiras (dias 7, 14 e 21). Olha o horário: 20 horas, R$ 12.
O dia de São Patrício
As bandas Abismo Solar e Poor Boys (Creedence Cover) animam o Dia de São Patrício do Dubliner’s Irish Pub. 15 horas, grátis. Vá de roupa verde.
Pitanga é um cara da zorra...gosto muito dele, além de ser um excelente vocalista, é uma pessoa que gosto muito, já foi até meu vizinho praticamente...sempre trocávamos idéia...lembro q eles foram indicados ao prêmio caymmi de música...comecei a prestar mais atenção em The Evil That Men Do do Maiden por causa dele!!!
ResponderExcluirCaramba, só vi esta matéria hoje. Bem depois, muito massa. Muito obrigado.
ResponderExcluirHail!
Tô lendo a matéria hoje, anos depois. Massa, muito obrigado.
ResponderExcluirObrigado também ao amigo Rodrigo Sputter pela lembrança, estamos aí. Forte abraço.