Páginas

quinta-feira, maio 09, 2013

ANATOMIA DE UM CLÁSSICO

Com um remake em cartaz, A Morte do Demônio original (1981), ganha um livro que desmembra todos os detalhes de bastidores

Objeto de culto desde seu lançamento em 1983, o filme A Morte do Demônio (The Evil Dead) gerou uma trilogia, um remake (em cartaz nos cinemas), HQs, games e até um musical, além de ganhar  lugar privilegiado na cultura pop.

Agora, os fãs  ganham também um livro, contando toda a saga de feitura do filme original. Evil Dead - A Morte do Demônio [Arquivos Mortos], de Bill Warren, traz toda a saga do trio por trás do filme, desde suas infâncias até a realização da trilogia e além.

Fruto da mente criativa (e ligeiramente pervertida) dos então jovens Sam Raimi (diretor), Bruce Campbell (ator e coprodutor) e Rob Tapert (produtor), A Morte do Demônio é uma montanha-russa macabra de possessões demoníacas, desmembramentos, sustos e uma pitada de comédia.

Essa sensação de sobe e desce das montanhas-russas, na realidade, era justamente a intenção do trio desde o início.

“Comecei a ver que existe arte neles (nos filmes de terror), e que há uma técnica na criação do suspense. (...) Eu observava o suspense sendo construído em um filme, e quando ele era disparado, o público pulava e gritava. (...) Entendi que fazer um filme de terror era como escrever uma peça musical”, disse Raimi à revista New Yorker.

Peça-inaugural do subgênero de terror “filme de cabana”, no qual jovens farristas são encurralados e mortos em alguma cabana isolada na floresta, A Morte do Demônio coloca dois rapazes e três moças em sérios apuros quando um deles encontra um estranho livro e um gravador no porão.

A gravação informa, em voz sinistra, que o livro é um volume ancestral utilizado na invocação de forças demoníacas. E começa a recitar as palavras que chamam essas forças.

A câmera e a tábua

Instantaneamente, o próprio espectador “se torna” parte dessas forças, por meio do recurso da câmera subjetiva (primeira pessoa), que percorre os bosques em alta velocidade, entre árvores e sobre lagos, até a cabana – um dos muitos truques exibidos por Raimi ao longo da película.

No livro, Warren desenterra muitos detalhes até então desconhecidos dos fãs.

Raimi, um garoto de classe-média de Detroit, já fazia filmes caseiros em  super-8 desde criança, no porão da casa dos seus pais.

(Ao lado, uma rara foto de bastidores de Bruce e Sam, durante as filmagens da cena da ponte).

Sua principal inspiração, contudo, não eram os monstros clássicos da Universal ou da Hammer – e sim, as comédias dos Três Patetas, influência leve em A Morte do Demônio e escancarada em sua sequência, Uma Noite Alucinante (Evil Dead 2, 1987).

Com o filme, rodado com orçamento ínfimo e muito sacrifício da parte de toda a equipe envolvida, Raimi, Campbell e Tapert  foram aclamados em festivais mundo afora, chegando a serem aplaudidos de pé em Cannes e tornando-se nomes quentes na indústria.

Raimi é hoje um diretor de blockbusters milionários como a trilogia Homem-Aranha (2002, 2004 e 2007) e Oz - Mágico e Poderoso (2013).

Mas foi ali, nos bosques gelados dos cafundós do Tennessee em pleno inverno, que o cineasta, então com 21 anos, cimentou sua estrada de tijolos de ouro rumo à fama e fortuna.

Para isto, lançou mão de toda sua criatividade.

Warren revela que, para os famosos travelings pela floresta, foi utilizada uma tábua carregada por dois homens, sobre a qual a câmera foi presa com fita adesiva.

Steadycam (equipamento profissional)? Com que dinheiro?

Caudaloso, o [Arquivos Mortos] de Warren traz muitos e muitos outros detalhes sobre a trilogia e seus produtos  derivados.

Um deles, surpreendente, dá conta da prisão do distribuidor britânico do filme, acusado de violar o Ato de Publicações Obscenas (OPA, em inglês).  Essencial para os fãs.

Evil Dead - A Morte do Demônio [Arquivos Mortos]  / Bill Warren / DarkSide/ 320 p./ R$ 49,90/ R$ 64,90 (edição capa dura) / www.darksidebooks.com.br


15 comentários:

  1. Porra, que demais. As revistas da linha Lanterna Verde dos EUA estão vindo com anéis das diversas tropas de Lanternas. Olha só:

    http://www.bleedingcool.com/2013/05/09/the-free-green-lantern-rings-are-back/

    Eu queria principalmente - além do verde, claro - o laranja, que é do insuportável Larfleeze, único Lanterna Laranja do universo e um do personagens mais legais lançados pela DC nos últimos anos - junto com o recém-empacotado Demian Wayne....

    ResponderExcluir
  2. É, eu sou um quarentão meninão mesmo, sorry aí.....

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=4VHl_oHTHTU


    Bicho, ROCK IN SAJ dia 29, bora??

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, acho difícil....

    ResponderExcluir
  5. Comunicado da banda Motrícia.

    SEGUE RELEASE:

    Banda Motrícia (BA) anuncia pausa
    por tempo indeterminado

    O grupo soteropolitano de rock Motrícia, capitaneado pelo guitarista-fundador e conhecido tatuador Álvaro Medrado, vem a público anunciar uma pausa por tempo indeterminado.

    De acordo com a banda, a decisão se deve ao conflito das agendas pessoais dos seus integrantes.

    A banda (ex-Mortícia) surgiu no cenário musical local, em 2007, tendo o cantor e também fundador Lucas Ferraz (atual Porn Queen) no vocal. Atualmente, o grupo contava com os músicos Álvaro Medrado, na guitarra, Adriano Bastos, na guitarra, Larriri Vasconcelos, no baixo, Mark Mesquita, na bateria e Leão, na voz.

    Em 2013, a banda lançou o seu primeiro álbum autoral contendo dez canções, como as faixas 'Incondicional' e 'Noturno', produzidas por André t. O disco será disponibilizado na íntegra para download free na internet.

    Para ouvir uma mostra do debut album da Motrícia, clique aqui:
    https://soundcloud.com/motricia

    Reveja trecho de show da Motrícia:
    https://www.youtube.com/watch?v=r5edTGzIOBw"

    ResponderExcluir
  6. Finalmente Grant Morrisson mostra alguma "evidência física" de sua há muito anunciada, aguardada e propalada graphic da Mulher Maravilha:

    http://www.bleedingcool.com/2013/05/10/here-comes-wonder-woman-earth-one-by-grant-morrison-and-yanick-paquette/

    Promete!...

    ResponderExcluir
  7. A série de TV da Shield, Marvel's Agents of Shield, vem aí. Primeiro teaser mostra, de relance, o bom e velho Hulk em um de seus chiliques costumeiros, destruindo um carro:

    http://www.bleedingcool.com/2013/05/09/watch-first-mini-teaser-for-marvels-agents-of-shield/

    Isso mesmo, Hulk! Carro mau! Esmague mermo!

    ResponderExcluir
  8. Paquito escreveu um belo obituário duplo para Peu Sousa e Paulo vanzolini:

    http://terramagazine.terra.com.br/jequietcong/blog/2013/05/09/dois-anjos-paulo-vanzolini-e-peu-sousa/

    ResponderExcluir
  9. http://sphotos-a.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/936521_378322222278881_1713612106_n.jpg

    bora??

    merece uma notinha pelo menos-hehehehe

    ResponderExcluir
  10. Super-herois da vida real, o movimento continua, agora em NY City:

    http://www.bleedingcool.com/2013/05/10/the-new-york-initiative-real-life-superheroes-hit-the-headlines/

    ResponderExcluir
  11. A vida de Héctor Germán Oesterheld (1919-1978?), fantástico quadrinista argentino autor de O Eternauta, virou minissérie na TV pública hermana:

    http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/german-biografia-do-criador-do-eternauta-vira-minisserie-na-tv-argentina/

    ResponderExcluir
  12. http://sphotos-a.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/400718_574408332580892_1615715073_n.jpg

    um cartaz + "psicodelico" do som.

    ResponderExcluir
  13. Muita coisa boa para assistir no In-Edit deste ano. Vejam a programação lá no El cabong:

    http://www.nemo.com.br/elcabong/2013/05/o-que-vem-por-ai-em-2013-2/

    ResponderExcluir
  14. Rino sem traje cinza nem chifre na testa, Electro negro, Harry Osborn de cabelo liso escorrido????

    http://omelete.uol.com.br/homem-aranha-amazing-spider-man/cinema/o-espetacular-homem-aranha-2-fotos-e-videos-do-set/

    Tá tudo diferente nesse O Espetacular Homem-Aranha 2. Ainda assim, tô afinzão de assistir.

    E não, diferente de 90% das pessoas que viram o 1, não achei ruim, não.... Não é nenhuma maravilha, mas porra, iso é um blockbuster de super-heroi da Marvel, não um filme europeu de arte,né? Se eu me diverti, tá bom!

    ResponderExcluir
  15. soube qeu Richie Ravens morreu? eu nem vi notícias...

    ResponderExcluir

Tá loco aí? Então comenta!