Blog (que, nos seus primórdios, entre 2004-05, foi de um programa de rádio) sobre rock e cultura pop. Hoje é o blog de Chico Castro Jr., jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é repórter do Caderno 2+ do jornal A Tarde, no qual algumas das matérias vistas aqui foram anteriormente publicadas. Assina a coluna Coletânea, dedicada à música independente baiana. Nossa base é Salvador, Bahia, a cidade do axé, a cidade do terror.
Páginas
▼
sexta-feira, abril 23, 2010
THE PIVOS: EFERVESCÊNCIA ROCKER DE CAMAÇARI BOTA MAIS UMA BANDA NA FITA
Não é de hoje que Camaçari, cidade industrial da Região metropolitana, vem sendo chamada, meio de brincadeira, meio a sério, de “Manchester baiana“.
Além da vocação industrial, a juventude das duas cidades partilha de uma certa predileção pelo punk rock e suas (muitas) crias sonoras. Que o diga a Declinium, uma primorosa formação pós-punk, praticamente um Joy Division do Litoral Norte.
E se a Declinium, com sua melancolia agressiva, está para o Joy Division, a The Pivos (em foto de Nadine Silva), nova revelação da cidade, está para outro baluarte do rock mancuniano (ou seja, natural de Machester): os Buzzcocks.
Surgida nas praças de skate da cidade, a The Pivos é criação dos jovens Italo Oliveira (voz e guitarra), Marcelo Sheeva (baixo e backing vocal) e Ronaldo Bógus (bateria), todos fissurados no punk inglês da nobre safra de 1977.
“Como sempre escutei muito punk ‘77 e garage rock, tava na pilha de fazer um som. Aí mostrei algumas músicas para o Marcelo, que curtiu“, conta Ítalo, amigo do baixista desde garoto e com o qual já tocou em duas bandas anteriores.
“Daí achamos um baterista que é o Ronaldo, brother que a gente já conhecia das praças de skate e dos shows aqui pela cidade“, acrescenta.
Rotatividade impressionante
Em Camaça Rock City, a rapaziada já é hype nos (muitos) shows que acontecem nos inferninhos locais, quase sempre organizados pelo coletivo Cooperarock. No último domingo, o trio tocou no evento Metropolitan Rock, com a local Ultrasônica mais as bandas Você Me Excita e Charlie Chaplin, ambas de Salvador.
“A Cooperarock tá fazendo um trabalho muito legal aqui na cidade. Aliás, se você for ver, comparada à sua população, Camaçari tem uma diversidade muito grande no segmento das bandas de rock. A rotatividade de shows e bandas diferentes é impressionante“, conta Ítalo.
Eles já tocaram algumas vezes, em Salvador, em locais como o Irish Pub, Bar do Magno (Rio Vermelho) e até no (desativado) Nhõ Caldos. A próxima oportunidade para vê-los por aqui será no dia 24.
“Só não sabemos o local ainda. Mas assim que confirmarmos, botamos o serviço completo no MySpace, valeu?“, avisa o guitarrista. Então, ficamos combinados assim.
Ouça The Pivos: www.myspace.com/thepivos
Extra
ResponderExcluirVia Sacra (isso mesmo) toca na festa Troca de Segredos nesta sexta, 23h.
Disneylândia fecha essa noite.
Pra ficar no clima, raridades online
ResponderExcluirRock Conexão Bahia
http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/rock_conexao_bahia
Ronda Alternativa
http://kidsofthe80.blogspot.com/2009/02/va-ronda-alternativa.html
M.
Os meninos estão chegando.
ResponderExcluirSucesso!
Bogus, Marcelo, Italo
ResponderExcluirsinonimos de resistencia!
Gleba A em ação!
Mazzone
The Pivos é sensacional!
ResponderExcluirmerece todas as honrarias e frutos colhidos!
Sucesso galera!
Bogus,Marcelo,Italo
ResponderExcluirsinonimos de resistencia
gleba A em ação!
Isso ai a the pivos bota pra fudê aqui em camaçari!!!!
ResponderExcluir