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terça-feira, dezembro 11, 2018

PROCURA-SE NOVAS IDEIAS

Em evento no Rio de Janeiro, Petrobras abre inscrições para edital  de chamada pública em música. Valor total é de R$ 10 milhões. Inscrições até o dia 4

Rio de Janeiro*

Milton, Diego, Lenine e Anna, foto Nelson Perez, Ag. Petrobras
Localizada no coração do Rio de Janeiro, em plena Lapa, o centro de cultura Casa do Choro foi o local escolhido pela Petrobras para anunciar seu primeiro edital cultural de chamada pública desde 2012.

Intitulado Petrobras Música em Movimento 2018, o programa de patrocínio disponibilizará R$ 10 milhões para iniciativas musicais em três categorias: Circulação de Shows, Festivais e Projetos Especiais Inovadores.

As inscrições já estão abertas, são gratuitas, podem ser feitas no próprio site da Petrobras  e vão até dia 4 de janeiro. Mais detalhes no box ao lado e no site de inscrição.

Estavam lá para apresentar o programa o gerente de Patrocínios e Eventos da Petrobras Diego Pila, o Gerente de Patrocínios Milton Bittencourt, o cantor Lenine e sua empresária / esposa Anna Barroso.

Lenine acaba de lançar o DVD ao vivo Em Trânsito, uma parceria da gravadora Universal com a  Petrobras, e aproveitou para bater um papo com a plateia de jornalistas sobre o trabalho mais recente e a importância dos patrocínios tanto para artistas novos, quanto para notórios, como ele.

“Sou de um tempo em que a música se apropriava dos teatros e fazia longas temporadas. Isso não acontece mais”, observou o músico.

“(Bancar) Produção de show só com venda de ingresso não fecha. Não fecha mesmo. Então você ter isso acessível e subsidiado ao público é fundamental”, afirmou.

Em Trânsito foi uma espécie de rascunho do Música em Movimento 2018, já que não colocou o produto (DVD / disco) como o objetivo, e sim, a obra. Quando a Petrobras aceitou patrocina-lo,
Lenine não tinha sequer o repertório. O disco foi gravado no fim do projeto. Resultado: Grammy Latino na prateleira de Lenine.

“A indústria (fonográfica disse ‘não’ pra mim por mais de dez anos. Mas um não rotundo, gigante. Nesse processo, descobri parceiros como a Petrobras. Mas sou uma exceção”, afirmou Lenine.

Precursora em editais

Lenine e Anna, aquela foto porca do blogueiro que não pode faltar
Na apresentação do programa, Milton Bittencourt lembrou que a gigante brasileira do petróleo é pioneira no modelo de editais para patrocínio de projetos culturais no Brasil.

“A Petrobras é precursora em editais para seleção de projetos culturais, praticamente inventou  este formato”, disse.

“A área de comunicação da Petrobras tem três pilares de patrocínio: Cultura, Esporte e NCT (Negócios, Ciências e Tecnologia). Na Cultura, pode-se patrocinar via editais de seleção ou por escolha de grandes projetos, como o balé Grupo Corpo (há 18 anos), a Companhia de Dança Deborah Colker (há 22 anos) e a Orquestra Petrobras Sinfônica (há 31 anos)”, detalhou.

No edital Petrobras Música em Movimento 2018 há algumas premissas que devem ser observadas pelos candidatos ao patrocínio.

Exemplos: 10% do valor deve ser investido em comunicação, exclusividade para a chancela ‘Petrobras Apresenta” e realização das atividades nas cidades indicadas pela Petrobras.

Em entrevista ao Caderno 2+ após o evento, Bittencourt acrescentou que, a princípio, não há problemas em um projeto ser beneficiado tanto pela Petrobras quanto por um edital regional, por exemplo.

“Sim, acredito que seja possível. Estamos abertos para questão do projeto ser ampliado. Com o valor que patrocinamos,  a ideia é que o projeto consiga acontecer com esse valor. Mas outras parcerias, outras leis poderiam entrar para ampliar o projeto”, disse.

Antes, no palco, Diego Pila disse algo parecido: “A Petrobras está em um momento de recuperação, a tendência é voltarmos a usar a Lei Rouanet, que não usamos desde 2012. Mas leis estaduais também são factíveis de serem usadas sem problema”, afirmou.

O aconchegante auditório da Casa do Choro, mantida pela Petrobras Foto RL
Uma curiosidade é a terceira linha do edital, Projetos Especiais Inovadores. Segundo Milton, a ideia surgiu a partir de uma identificação com o posicionamento da Petrobras como empresa inovadora: “A ideia é trazer projetos inovadores tanto em tecnologias novas quanto em formato. A gente viu aqui que Lenine subverteu em seu projeto a  ordem em que as coisas acontecem, como criação de álbum, show”.

“A questão da inovação entra muito ligada a esse posicionamento de imagem da Petrobras como empresa que busca inovação e inventividade. A é fazer essa ligação através dos projetos de cultura que vamos patrocinar”, conta.

A periodicidade do lançamento do edital é também algo ainda em aberto, mas deverá ser frequente: “A ideia nossa é que tenhamos essas chamadas mais focadas durante todo o ano, a gente tenha alguma acontecendo. Dentro de Cultura temos três linhas que são Música, Audiovisual e Artes Cênicas. Temos previsão de realizar a cada semestre pelo menos uma de Cultura”.

* O repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite da Petrobras

RESUMÃO: Petrobras Música em Movimento ‘18

  • Três categorias: Circulação de Shows, Festivais e Projetos Especiais Inovadores 

  • Valor total: R$ 10 milhões (previsto) 

  • Duas faixas: Cada categoria terá duas faixas de valor: uma maior, outra menor. Veja a seguir 

  • Circulação de Shows: Faixa Novos Talentos contempla projetos até R$ 350 mil, com pelo menos quatro shows em três estados. Faixa Grande Circuito é para projetos entre R$ 350 mil e R$ 1 milhão, com  mínimo de sete shows em quatro estados 

  • Festivais: Faixa menor patrocinará projetos até R$ 600 mil (para duas edições). A outra faixa contempla projetos entre R$ 600 mil e R$ 1,2 milhão, também para duas edições 

  • Projetos Inovadores: Verba de até R$ 2 milhões. Para iniciativas com novos formatos e tecnologias 


  • Prazos: Inscrições até 4 de janeiro de 2019. Execução dos projetos a partir de julho

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