Enio, em foto de Victor Marinho |
E é essa característica que marca Axé, CD que ele lança hoje, com um show no Teatro Eva Herz.
O álbum foi gravado entre Salvador e o Rio de Janeiro e contou com três produtores (andré t., JR Tostoi e Paulinho Rocha) e participações especiais de Seu Jorge, Mateus Aleluia, Letieres Leite, Saulo Fernandes e Sanbone Pagode Orquestra.
“Axé é o som da diversidade. Uma mistura com a minha cara”, resume Enio.
Músico com livre trânsito entre o underground do rock e o mainstream local, o Enio diz que o álbum é “antropofágico, nesse lance de comer o que eu acho que tem de melhor na nossa música”, afirma.
“Desde o ancestral, da coisa do tambor à música eletrônica. O disco tem muito isso. Tem samba – mas não o tradicional, algo mais pro funk, pop rock. Tem voz e violão, harmônio (antigo órgão de pedais), instrumentos indianos”, diz.
Para Enio, o disco também marca um momento de transição, em que a própria música baiana parece se renovar.
“Sim, Axé é uma celebração do que esta acontecendo na música baiana ao meu redor”.
“Inclusive, esse título se refere ao sentido original da palavra, de força, de fazer o bem, de felicidade. E não no sentido de axé music”, esclarece.
Hoje, Enio sobe no palco do Eva Herz acompanhado de Paulinho Rocha (bateria), Bruno Aranha (teclado) e DJ Mangaio (samplers e efeitos).
Lançamento do Cd Axé, de Enio Nogueira / Hoje, 19 horas / Teatro Eva Herz (Livraria Cultura Salvador Shopping) / Entrada franca
www.facebook.com.br/enioofficial
Leia o perfil do Rock Loco para Enio, feito em 2012.
Uma de minhas bandas preferidas da atualidade, tocando uma de minhas músicas preferidas de todos os tempos.
ResponderExcluirUnknown Mortal Orchestra - (Sittin' on) The Dock of the Bay (Otis Redding's Cover)
https://soundcloud.com/trianero/unknown-mortal-orchestra
Cool é o caralho! Isso é de foder!
Original Sin, novo megaevento da Marvel, inspirou o desenhista astro paraibano Mike Deodato a confessar o pecado original dele mesmo: uma puta malvadeza cafona pra caralho com o pobre do Thor nos anos 90:
ResponderExcluirhttp://www.bleedingcool.com/2014/03/21/mike-deodatos-original-sin/
Era muito ruim essa época meu deus. Nao admira que fiquei anos sem comprar gibis ali pelo miolo dos anos 90, ente 91 / 96....
Sai uma biografia de Alex Chilton no capricho!
ResponderExcluirhttp://www.spin.com/articles/read-an-excerpt-from-alex-chilton-biography-a-man-called-destruction
Marcelo Nova faz show em Cajazeiras no aniversário de Salvador - com Adão Negro e Cascadura:
ResponderExcluirhttp://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/aniversario-de-salvador-tera-festa-em-tres-bairros-1576536
Chico, eu nasci em 1979 e comecei a ler TUDO de hq a partir de 1985...fico impressionado com a quantidade e variedade de coisas que li, quando vejo as coisas aqui pra baixar...eu era doente...mas começo dos 90 abandonei os quadrinhos de hérois...tb achei que já tinha dado...em 94 eu não lia mais nada, esse lance do clone do spider man e etc...ainda bem que o rock apareceu...
ResponderExcluirbom cover dos Mortal...
e Ernesto vai pra cajazeira ou num vai??
adorei a ideia do som na periferia!!!!
vc reparou que ali no canto inferior esquerdo é Lázaro "toca Raul"? na foto do link do atarde que tu passou:
ResponderExcluirhttp://fw.atarde.uol.com.br/2014/03/650x375_1397841.jpg
hehehehhhehe
Tinha reparado não! Grande Lazaro!
ResponderExcluirOlha ele aqui tb:
https://www.youtube.com/watch?v=aS50xkZyCMs
Os anos 90 foram crueis com os fãs de HQ, Sputter....
ResponderExcluirAcho que não vou não, gente.
ResponderExcluirNão é só pelo fator "distância" em um show em Cudumundópolis que é Cajazeiras.
Nem é apenas a absoluta falta de organização, logística, tráfego e condições de trânsito do centro até lá.
É que se o Rei não vem ao centro num show próprio, em vez de um festival, com os fãs dele se acotovelando numa mistureba de outros públicos... é porque não tem condição. Nem ia dar pra chegar perto do palco. Mesmo que fosse a última apresentação, quando o resto do povo já tivesse ido embora, lá pelas 3 da madrugada.
Sorry.
Em bom português:
FUDEU.
Se o staff de Marcelo Nova não foi capaz de providenciar um mísero show em um lugar decente para o público dele no centro da cidade, então está tudo acabado.
Se nem Osvaldo Bramis pode mais (ou não quer mais) trazer o velho amigo dele para mais um lugar adequado, então fudeu, porra.
De qualquer maneira, eu já DESISTI de assistir qualquer show com Marceleza desde 1992, quando ele deixou bem claro aos fãs que ele desistiu de CANTAR. E mesmo de permitir que a banda dele TOCASSE as músicas nos arranjos em que foram gravadas.
Eu posso assistir 5 shows do Camisa de Venus SEM ELE em 4 semanas no Rio Vermelho. Mas não quero assistir nenhum show com ele gargarejando com voz de cabra, com a banda tocando "Contole Total" com o arranjo de "Só o Fim" só pra mostrar que é um artista independente, que só faz o que lhe der na telha e está cagando pro público.
Bem, como disse Lou Reed, "se você cospe na direção do vento, recebe seu cuspe de volta na cara". Pois nos últimos 20 anos, foi ele mesmo quem quis se afastar da platéia. Então que assim seja.
Como disse Rett Butler, na última
fala dele em ...E O Vento Levou:
"Frankly, my dear, I don't give a damn."
Grande Figura!!!
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=riTtEEXR4Vo
https://www.youtube.com/watch?v=jD_8fQLiRqk
falar em jazz, vai hj na mouth river???
agora fica a pergunta, será que o brodão "toca raul" foi ele que inventou??
eu nunca vi ninguém fazer antes dele..
Acho que não vou não, galera.
ResponderExcluirEu fui em 5 shows de Gustavo Müllem e Karl Hummel no Rio Vermelho num espaço de 3 semanas, gastando 50 reais só de táxi em cada um deles. Mas pra isso aí, nem de graça. Nem como presente de aniversário.
E não é só pelo fato de Cajazeiras ser aviltantemente distante do centro de Soterópolis. Ou da crônica falta de segurança, organização, banheiros ou condições de trânsito. Nem mesmo do meu horror á multidões e da mistureba de públicos de diferentes artistas, se chocando num cafundó desconhecido.
É que desde o final de 1992 que Marcelo Nova desistiu de CANTAR. Ele só gargareja em tom monocórdico com voz de cabra. E nunca deixa a banda TOCAR as músicas nos arranjos originais conforme os fãs gostam de ouvir nas gravações dos discos de estúdio. Aliás, ele jamais apresenta as canções do priemiro album solo, o melhor de todos, o único que eu gosto de ouvir inteiro.
Pois há 20 anos eu desistir de me FRUSTRAR em shows que não dá pra cantar junto e onde as canções clássicas aparecem em versões deformadas: sem melodia nem harmonia, sem métrica ou beleza, com a banda andando prum lado e o vocalista correndo em outra direção. Tudo isso só pra mostrar que é rebelde e destoar dos outros.
Não vou mais me acotovelar junto ao palco pra ouvir "Controle Total" sendo executada (no pior sentido possível) sobre o arranjo de "Só o Fim". Não vou embarcar na viagem pessoal de um egomaníaco que parece ODIAR todas as melodias e arranjos compostos pelos ex-parceiros de banda.
Que tem a melhor guitarra do mundo, mas nunca aprendeu a tocar nem um acorde sequer. Que só repete uma mesma nota há 25 anos. Que é incapaz de compor uma melodia decente.
Segundo me contou um passarinho baiano do próprio círculo de conhecidos dele, da última vez em ele que se apresentou por aqui, cobrando uma fortuna de ingresso, foi num concerto acústico de voz e violão onde não veio NINGUÉM.
Já que Marceleza faz tanta questão de mostrar o tempo todo que é um artista tão livre e independente que DESPREZA a vontade do público, então é esse o preço que ele paga.
Como disse Lou Reed em Straw Man, “Se você cospe na direção do vento, recebe seu cuspe de volta na cara.”
VERSÃO COMPLETA E CORRIGIDA :
ResponderExcluirAcho que não vou não, galera.
Eu fui em 5 shows de Gustavo Müllem e Karl Hummel no Rio Vermelho num espaço de 3 semanas, gastando 50 reais só de táxi em cada um deles. Mas pra isso aí, nem de graça. Nem como presente de aniversário.
E não é só pelo fato de Cajazeiras ser aviltantemente distante do centro de Soterópolis. Ou da crônica falta de segurança, organização, banheiros ou condições de trânsito. Nem mesmo do meu horror á multidões e da mistureba de públicos de diferentes artistas, se chocando num cafundó desconhecido.
É que desde o final de 1992 que Marcelo Nova desistiu de CANTAR. Ele só gargareja em tom monocórdico com voz de cabra. E nunca deixa a banda TOCAR as músicas nos arranjos originais conforme os fãs gostam de ouvir nas gravações dos discos de estúdio. Aliás, ele JAMAIS apresenta as canções do primeiro album solo, o melhor de todos, o único que eu gosto de ouvir inteiro.
Pois há 20 anos eu desisti de me FRUSTRAR em shows que não dá pra cantar junto e onde as canções clássicas aparecem em versões deformadas: sem melodia nem harmonia, sem métrica ou beleza, com a banda andando prum lado e o vocalista correndo em outra direção. Tudo isso só pra mostrar que é rebelde e destoar dos outros.
Não vou mais me acotovelar junto ao palco pra ouvir "Controle Total" sendo executada (no pior sentido possível) sobre o arranjo de "Só o Fim". Não vou embarcar na viagem pessoal de um egomaníaco que parece ODIAR todas as melodias e arranjos compostos pelos ex-parceiros de banda.
Que tem a melhor guitarra do mundo, mas nunca aprendeu a tocar nem um acorde sequer. Que só repete uma mesma nota há 25 anos. Que é incapaz de compor uma melodia decente.
Segundo me contou um passarinho baiano do próprio círculo de conhecidos dele, da última vez em que ele se apresentou por aqui, cobrando uma fortuna de ingresso, foi num concerto acústico de voz e violão onde não veio NINGUÉM.
Já que Marceleza faz tanta questão de mostrar o tempo todo que é um artista tão livre e independente que DESPREZA a vontade do público, então é esse o preço que ele paga.
Como disse Lou Reed em Straw Man, “Se você cospe na direção do vento, recebe seu cuspe de volta na cara.”
Ernesto, pode ser que ele tenha assinado um contrato de exclusividade, ou num tem data, só nesse dia...ele tá que nem o lou e o dylan...lou recitando e dylan tocando arranjos diferentes...e te pego nua mentira Ernestão, eu e vc fomos num show dos billies e marceleza em 99 ou 98, com Brust e uma ex minha...no pelourinho de nazaré...que deu uma merda lá no dia...pq os billies eram pra abrir e tocaram depois...e tocaram metade do set q tava programado, fomos lá reclamar, pq queríamos era mesmo ver os billies, o cara do show perguntou se queríamos a $$$ de volta, mas nós fomos idiotas e só falamos que queríamos mostrar a nossa indiguinação, pq gostávamos mais dos billies...deveríamos era ter pego nossa $$ de volta e comer água ou qq outra cousa-ehhhe
ResponderExcluirUfa! Que alívio. Pensei que a espera de dois dias para publicar os comentários se devia a um problema no MEU navegador, que estaria impedindo o envio dos ditos cujos.
ResponderExcluirMuito obrigado, Mister Frank.
Só lhe peço um favorzinho:
Agora que a MERDA do conglomerado monopolista Ig - Blogger - Google - Youtube DESTRUIU minha conta unificada por pura psicose deles, eu perdi o acesso ao Painel de Controle que me permitia deletar meus comentários.
Então, por favor:
DELETE as 2 primeiras das 3 versões desse meu comentário repetido.
Grato.
Rodrigo, eu é que te pegeuei numa distração. Não tem mentira nenhuma. Leia direito o que eu disse e preste atenção no que vc mesmo lembrou: eu e vc fomos num show dos Dead Billies --- e NÃO para o de Marceleza. Ele tocou antes, e tivemos que ficar ali assistindo ESPERANDO OS BILLIES CHEGAREM. Lógica pura. Ah, sim, e eu exigi nossa grana de volta, sim. Mas só pagaram a mim.
ResponderExcluir"pegar na mentira" é uma expressão meu caro...num disse que vc é um mentiroso...vc pegou??
ResponderExcluircara esperto!
eu achei que nós 4 não tínhamos pego...então vc foi o único que se deu bem nessa-hehehehe
bicho, o show era de marceleza e os billies abrindo, mas num sei se pq foi num domingo e tava ficando tarde ou pq diabos foi, sei que inverteram a ordem e ficamos putos...foda...enfim...vc se lembra desse dia ainda???
Lembro oomo se fosse ontem. Foi emocionante!
ResponderExcluirHavia um telão lateral, ou melhor, uma projeção direta na parede nua e branca. Enquanto fumava um beck com meu parceiro de crimes Emerson Cabelo, eu olhava para cima e pro lado, e via a mim mesmo fumando maconha numa imagem de cinema.
Na platéia, encontrei Karl Hummel e Robério Santana, que desde o início apoiou e divulgou os Dead Billies até citando o nome da banda no programa de rádio de Marcelo Nova, o Let's Rock.
No final do show, Marceleza chamou ao palco os 3 parceiros, Gustavo Müllem por último, o que gerou um certo suspense.
Tocaram entre outras "Esta Linda Canção" com todas as frases começando com "Eles lhe fodem / se você é..." e ao final Karl Hummel disse ao microfone, com seu extremo senso de humor punk: "Ele ia se fuder de qualquer jeito!"