Blog (que, nos seus primórdios, entre 2004-05, foi de um programa de rádio) sobre rock e cultura pop. Hoje é o blog de Chico Castro Jr., jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é repórter do Caderno 2+ do jornal A Tarde, no qual algumas das matérias vistas aqui foram anteriormente publicadas. Assina a coluna Coletânea, dedicada à música independente baiana. Nossa base é Salvador, Bahia, a cidade do axé, a cidade do terror.
Páginas
▼
quinta-feira, junho 07, 2012
CLIMA DE FIM DE CASO
Um juízo apressado sobre Norah Jones e pimba – lá vai ela para a vala comum reservada às cantoras “fofas” que ora nos aporrinham. Ledo engano.
(Bom, pelo menos no quesito musical, descontada a evidente fofice física da moça).
Em seu novo álbum, ...Little Broken Hearts, Jones (na foto ao lado, de Frank W. Ockenfels) soa cada vez menos como um comercial de absorvente feminino e cada vez mais como a trilha sonora de um road movie independente americano, linha Gus Van Sant / David Lynch.
Nada mal para quem surgiu em 2002, já bombando de primeira, com o “soft jazz para a sala de estar” de Come Away With Me, o álbum de estreia que lhe rendeu múltiplos discos de platina e prêmios Grammy.
Nos últimos anos, Miss Jones passou por uma transformação que a levou desse universo que remetia aos cafés chiques de Manhattan direto para os cafundós da América caipira, inspirada em música country (alt.) e folk de acento sombrio.
Essa transição, que já vinha em curso desde seu último disco, The Fall (2009), se confirmou em 2010, quando a cantora se aliou aos produtores Brian Danger Mouse Burton e Daniele Lupi nas gravações do álbum Rome, homenagem às trilha-sonoras de western-spaghetti e um dos melhores lançamentos de 2011, no qual cantou em três faixas: Season's Trees, Black e Problem Queen.
Satisfeita com o resultado das músicas em que trabalhou com Danger Mouse (na foto ao lado, de Noah Abrams), um especialista em ressaltar o fator cool dos artistas com quem trabalha (como o duo The Black Keys, que estourou após passar por suas mãos), Norah resolveu dar continuidade à parceria com o produtor – que acabou, por fim, definindo o direcionamento de ...Little Broken Hearts.
Em clima midtempo do início ao fim, o álbum investe em arranjos baseados na guitarra limpa de Blake Mills. O piano, que até alguns anos atrás, parecia indissociável do “som de Norah Jones”, ficou relegado a segundo ou terceiro plano.
Definido pela própria cantora como um álbum sobre fim de relacionamento amoroso (não a toa, o título é Coraçõezinhos Partidos), o resultado é um disco, que, apesar de tudo, mantém evidente aquela que parece ser a principal característica de Miss Jones: a leveza, impressa principalmente em seu registro vocal suave, adocicado.
No fim das contas, ...Little Broken Hearts não é disco para animar festas agitadas ou pistas de dança, sugerindo encontros mais íntimos à meia-luz, ao som de faixas como Travelin’ On (com as cordas do The Sonus Quartet), All A Dream (quase um blues lento, com a levada no baixo acústico) e Miriam, com letra da pesada, na qual a cantora chega a jurar de morte uma concorrente amorosa.
Mas os pontos altos do disco se concentram mesmo nas faixas Good Morning, Say Goodbye, Happy Pills e Take It Back.
A primeira, com seu tema sobre a mulher que acorda só, abre o disco com leveza, estabelecendo o tom do que se ouvirá a seguir – que é justamente, a bela Say Goodbye, com um loop marcante do teclado Wurlitzer pilotado por Danger Mouse e refrão arrebatador.
Take It Back é a faixa mais indie rock do álbum, com crescendo intenso e clima febril.
Já Happy Pills talvez seja a música mais digerível, o que justifica sua escolha como primeiro single (e clipe) do CD.
No fim das contas, um disco que reafirma a vocação de Norah Jones como artista de personalidade forte, que não se rende a fórmulas prontas e ainda busca estabelecer sua própria identidade artística.
...Little Broken Hearts / Norah Jones / Blue Note - EMI / R$ 31,90
Chicaço, dessa vez tem desculpa não... Amanhã é dia de Warm Up e você VAI tocar!!! ;-)
ResponderExcluirA campanhia?
ResponderExcluirArnaldo Branco, uma das cabeças mais lúcidas de sua geraçao:
ResponderExcluirhttp://www.oesquema.com.br/mauhumor/wp-content/uploads/2012/06/mundo258.gif
Sam "Nick Fury" Jackson está no remake de Robocop do José "Pede pra sair" Padilha.
ResponderExcluirhttp://omelete.uol.com.br/robocop/cinema/robocop-samuel-l-jackson-se-junta-ao-remake-dirigido-por-jose-padilha/
Fator cool garantido - ou o seu dinheiro de volta.
Quem leu a inesquecível fase de Chris Claremont e John Byrne em X-Men nos anos 80 (Fênix Negra, Superaventuras Marvel etc) vai gostar de ler isso aqui:
ResponderExcluirhttp://www.bleedingcool.com/2012/05/23/swipe-file-steed-and-mrs-peel-0-and-the-x-men/
chicão, passa meu fone pra norah jones, plis, rsrs.
ResponderExcluirGLAUBER
Glauberino, se eu o conseguisse, não o passaria nem se fosse interrogado sob tortura por agentes da KGB!
ResponderExcluirhahahahahahaha, e ainda por cima, é filha de ravi shankar. aí é covardia...
ResponderExcluirG.
E eis que surge... ele, que é um dos maiores fdps já registrados em nanquim sobre o papel, agora em carne e osso: O Governadorrrrrr!!!
ResponderExcluirhttp://omelete.uol.com.br/walking-dead/series-e-tv/walking-dead-veja-primeira-foto-de-david-morrissey-como-o-governador/
Mas espere! Cadê o bigode de Fu Manchu? E aquele cabelo lambido, feio que só a porra? Esse galã aí vai meter medo em quem, peloamordedeus?!?!
Lembram do Italian Spiderman? "Shut up pussycat and fa me un macchiatto"!
ResponderExcluirAgora está inteiro on line para assistir.
http://omelete.uol.com.br/homem-aranha/cinema/italian-spider-man-filme-perdido-do-homem-aranha-italiano-esta-completo-na-internet/
Quaranta minuti inestimabile!
Ah, que chato! Casamento de filho de banqueiro sem show da Shakira não é casamento de filho de banqueiro! Que decepção!
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1101664-shakira-nao-aparece-na-festa-de-casamento-de-david-safra.shtml
Mas o melhor de tudo é o depoimento de um imbecil, dizendo que não estava "overexcited" pelo show da colombiana, "porque já vi apresentações dela fora do Brasil. Não é lá essas coisas".
O que não deve ser lá essas coisas é alguém que usa a expressão "overexcited" no meio de uma frase em português.
Você não odeia essa gentalha?
Eu, sim.
Quanto a Shakira, a única maneira dela me deixar "overexcited" seria...
poderia ser pior chicovsky. se fosse algum bacana baiano a festa de casamento seria poderia ser com alguma banda de axé/pagode da pior especie. to falando serio, sei de casos. os caras não tinham a grana dos safra, mas tinham grana e mau gosto de sobra.
ResponderExcluiré que o cara digitou errado rapá...é que ele num é como o crássico futebolístico overe x cited...
ResponderExcluiritalia x ingraterra...hehehehe
blz chiconha...é que acabei de acordar e ainda tou grogue...me liberaí da escadalção pela piada sem graça...
Porra, a Norah nasceu no mesmo dia que eu...pelo menos tem uma pessoa bonita que eu conheço que nasceu no mesmo dia que eu...conheci um gênio, Van Gogh e agora uma bela...pra poder abrilhantar o dia que um mulanbento como eu nasceu!
ResponderExcluirTá liberado, Sputter!
ResponderExcluirJá eu nasci no mesmmo dia de Noel Rosa, Alceu Amoroso Lima, Manoel de Oliveira, Aleksandr Solzhenitsyn, Jermaine Jackson, Nikki Sixx e Elizângela.
http://pt.wikipedia.org/wiki/11_de_dezembro
Só gênios - especialmente os três últimos....
Mas aí já é covardia, né, Brama! Ninguém neste mundinho de meu deus - absolutamente ninguém - consegue ser mais imbecil, brega e ignorante do que o povo da "zelite" baiana, né? Basta observar com atenção - mas não muita - as colunas ditas "sociais" dos periódicos locais.
ResponderExcluirprincipalmente a elizângela??
ResponderExcluirela era uma delícia quando eu era pivete...agora caiu...
vou fuçar o meu dia...ver quem morreu tb...
pior foi um tio meu...descobriu que registraram ele depois q ele nasceu...bom, pelo menos descobriu q era 2 anos + novo...só num sei se erraram o dia ou só o ano...
muitos ficariam felizes pq nasceram no mesmo dia de erique clapton...preferi saber que o Sonny Boy William, mas o I, o II nem sabem quando nasceu...o figuraça rogério cardoso...o cara morreu outro dia e já tem quase 10 anos...paul verlaine tb...warren beatty...rosi campos (me bati com ela 1 vez e nem sabia disso)...só os doidão...hehhehe...
ResponderExcluirBi ribeiro tb, engraçado q eu de vez em quando largo um estilo de bigode parecido com o dele...
os negros a partir puderam votar a 1a vez nos Eua, ainda no século 19, legal!
Putz, a celine dion tb...sempre me esqueço disso e tenho que relembrar-hehehe
a deliciosa vera zimmerman tb...
fora que a norah jones nasceu no mesmo dia e ano que eu...
e é o Dia Mundial da Juventude...tenho que anotar isso, sempre sinto-me velho...
até que enfim uma coisa interessante:
ResponderExcluirConfira programação completa do festival In-Edit 2012
15/06, SEXTA-FEIRA
15h: O QUE SOU NUNCA ESCONDI
17h: LÍNGUA MÃE
19h: BENDA BILILI!
21h: MAMA ÁFRICA
16/06, SÁBADO
15h: LIRA PAULISTANA E A VANGUARDA PAULISTA
17h: VOU RIFAR MEU CORAÇÃO
19h: GEORGE HARRISON: LIVING IN THE MATERIAL WORLD
17/06, DOMINGO
15h: SIBA - NOS BALÉS DA TORMENTA
17h: RAY DAVIES: IMAGINARY MAN
19h: THE SACRED TRIANGLE - BOWIE, IGGY & LOU 1971-1973
21h: QUEEN: DAYS OF OUR LIVES
18/06, SEGUNDA-FEIRA
15h: ARGUS MONTENEGRO E A INSTABILIDADE DO TEMPO FORTE
17h: BLAZE FOLEY: DUCT TAPE MESSIAH + STEVE REICH: PHASE TO FACE(SESSÃO DUPLA)
19h: THE SACRED TRIANGLE - BOWIE, IGGY & LOU 1971-1973
21h: QUEEN: DAYS OF OUR LIVES
harrison, a santissima trindade e e velha rainha na lista.
Eu quero dizer Ray Davies!a velha rainha talvez.
ResponderExcluirBraminha...eu baixei esse doc do George, quase 7 gigas...só que é duplo...quase 4 horas de documentário...vai ser na íntegra?
ResponderExcluirEsse do Ray e do 3 rapazes quero ver tb...tomara que tenha cacau pra ir-hehehehe.
e que o som e a imagem estajam boas...
Mas que palhaçada patética.
ResponderExcluirhttp://www.bleedingcool.com/2012/06/08/brazil-to-boycott-green-lantern/
O pior de tudo é neguinho lá no exterior dar visibilidade pra um pateta desses. Nunca na minha vida ouvir falar desse blog. Leio sites e blogs sobre quadrinhos praticamente todos os dias, há uns dez anos, mas jamais ouvir falar desse tal "Caixa" (não quero citar o nome aqui pra não dar mais ibope).
Imbecis preconceituosos neonazifacistas existem as toneladas pela internet em todas as línguas. E a essa altura, praticamente todos eles já devem estar esperneando com essa bobagem de Lanterna Verde gay (porra, quem se importa de verdade com isso?).
Aí o jornalista lá no exterior resolve justamente resolve justamente pegar um brasileiro (sem QUALQUER expressão em seu próprio país) pra dar notoriedade aos olhos do mundo.
Tá tudo errado, cara. Tudo.
Menos o Lanterna Verde gay, claro. Se o cara quer dar, que porra eu tenho a ver com isso? Quem tem o seu dá pra quem quer, meu bem - já dizia minha querida (e sábia) mãezinha....
ResponderExcluirPennywise, o palhaço assassino de Stephen King, vai voltar, agora nas telas de cinema...
ResponderExcluirhttp://omelete.uol.com.br/cinema/coisa-de-stephen-king-sera-adaptado-ao-cinema-em-dois-filmes/
escolheram um cimena pequeno para o in edit. ou será que não? não tenho o menor parametro de publico disso, mas quero crer que no dia do beatle calado deve lotar e ficar gente de fora.
ResponderExcluirfica gente de fora no dia do beatle?
ResponderExcluirem ssa?
duvido...
quero ver o povo daqui aguentar quase 4 horas de filme...tão acostumados a blockbuster...
é um cinema bonito, mas prefiro o local ao cinema (a sala) em si...
SOULSESSIONS- WARMUP PRAIA DOS LIVROS 15/06/2012! JAMES BROWN VAI ESTAR LÁ COM CERTEZA...VENHA TAMBÉM!!!
ResponderExcluirBrama, o primeirom foi no Museu, realmente aconteceram dias de gente fiocar de fora, por isso chegue cedo, se não senta na escada>
ResponderExcluirPessoal, hj tá foda, mas amanhã, 12 de junho, tem post novo, OK?
ResponderExcluirBom, (quase)tudo é possivel nesta terra, até mesmo ter publico para ver o Beatle calado. Acho que tem uma galera que curte Beatles, pelo é o que dizem. E vou levar minha almofada!!
ResponderExcluirclaro que é possível...tava sendo um pouco radical, brincando...tratando-se de Beatles tem público sempre...
ResponderExcluireu tive ano passado e num vi tanta gente, vai ver foi o dia que fui...
tem muita coisa boa aí...que se vacilar até vc fica parado e não vai ver nada, de tão perdido que fica...
tem um sobre o vocalista do pentagram, esse fiquei curioso de ver, mas pelo que vi não tá passando aqui...
vi o harrison de scorsese 3 veses! imperdível...
ResponderExcluirG.