Blog (que, nos seus primórdios, entre 2004-05, foi de um programa de rádio) sobre rock e cultura pop. Hoje é o blog de Chico Castro Jr., jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é repórter do Caderno 2+ do jornal A Tarde, no qual algumas das matérias vistas aqui foram anteriormente publicadas. Assina a coluna Coletânea, dedicada à música independente baiana. Nossa base é Salvador, Bahia, a cidade do axé, a cidade do terror.
Páginas
▼
quinta-feira, maio 21, 2009
ZONA MUNDI TRAZ DJ CARIOCA HOJE, NO MAM
A arte eletrônica, uma curiosa interseção entre criação e tecnologia que engloba diversas linguagens artísticas, é uma área que vem experimentando um grande crescimento nesta última década, tanto em produção, quanto em procura.
A série de eventos Zona Mundi procura dar vazão à produção daqueles que militam nesta área.
Organizado pelo cantor Vince de Mira, da banda Lampirônicos, o Zona Mundi chega ao terceiro evento de uma série de cinco, previstos para acontecerem no Museu de Arte Moderna da Bahia (Solar do Unhão) até o mês de julho. Além de apresentações, os artistas convidados também ministram workshops que são gratuitos (assim como os eventos) para o público interessado.
Nesta etapa, a Zona Mundi apresentará o DJ e pesquisador carioca Lúcio K, além da banda residente RadioMundi e do coletivo local de VJs Mote.
A atração principal será o show em formato Live P.A. (onde o DJ cria e manipula diversos sons ao vivo, através do das pick ups e computador integrados) de Lúcio K., experiente profissional, na ativa desde o fim dos anos 80. O som que promete sair das caixas será uma estonteante mistura de sons globais e regionais que vão do pop ao samba-reggae, passando por samba, maracatu e ciranda, até o funk carioca.
Já a banda RadioMundi que se apresenta amanhã também não deixará por menos, realizando intrincadas misturas entre música eletrônica e orgânica.
Para isso, conta com alguns dos músicos mais engajados nas pesquisas dessas fusões: Mangaio (programações e samplers), Mamá Soares (percussão), Marcelo Santana (baixo), Vince de Mira (voz e efeitos), Emanoel Venancio (bateria) e Gabriel Dominguez (guitarra e guitarra baiana).
Antes disso tudo, porém, o DJ Lúcio K ainda comanda hoje, pela manhã e pela tarde um workshop onde tentará passar um pouco de sua técnica e conhecimentos musicais.
Paralelo ao workshop, há ainda uma série de discussões, as Zonas de Pensamento, onde os artistas buscam uma forma de se relacionarem com as novas possibilidades de mercado.
Zona Mundi | Com o DJ Lúcio K. | Hoje, às 20 horas | Com Radiomundi e performances de Vjing do Coletivo Mote | Amanhã, às 20 horas | Estacionamento do Museu de Arte Moderna (3117-6141/6139) | Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão | Gratuito
Workshop com Lúcio K | Hoje, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas | Sala de Oficinas do MAM | Gratuito
Maiores informações: www.zonamundi.blogspot.com
Até que numero de "Preacher" saiu aqui no Brasil Chico?
ResponderExcluirNei, o último encadernado da Pixel, Guerra ao Sol, trouxe os números 34 ao 40 americanos. Parei aí.
ResponderExcluirA série vai até o número 65, se não me engano.
RIP Zé Rodrix.
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u569858.shtml
Morreu novo, coitado. Gosto muito das paradas dele no Sá, Rodrix & Guarabira...
Lembra Esc?
"Agora eu vou cheirar rapé-é-é! / Que essa poeira não está / dando pé!"....
Quer dizer, relativamente novo, 61 anos...
ResponderExcluirTanto canalha aí que morre aos 80 e tantos, 90...
ZÉ RODRIX, um dos meus heróis. descanse em paz, mestre jonas.
ResponderExcluirGLAUBER
zé rocdrix...cara compunha
ResponderExcluirfez rock rural e o escambau com qualidade sempre...a tal da musicalidade que falta tanto por aí...
tudo que fez foi nesse sentido
essa do rapé foi regtravada impagavelmente pelo billy bond, argentino doidão, sensacional!
mais uma perda...
cláudio
enquanto isso os djs são as estrelas do pedaço...
ResponderExcluirse todos fossem como os chemical brothers, air e afins seria o máximo
viva a música orgânica...mesmo se for de timbragem eletrônica (ultravoz e kraft), mas tem de ser orgânica
viva zé rodrix!
tem uma de sá, rodrix e guarabyra chamada "jurity butterfly", que é a coisa mais linda...queria ter feito. ao vivo, aqui:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=AAaIgTT1gkg
GLAUBER
errata:
ResponderExcluir"juriti butterfly", com i e não, y.
GLAUBER
man, me diz ai que tou curioso a algum tempo: De que diabus de djs ce ta falando, que são as tais estrelas do pedaço, afinal???
ResponderExcluirJuro que fico perdido quando vc fala isso!!