Uma banda de Seattle, contratada da Sub-Pop no final dos 80-inicio dos 90, faz que tipo de som, grunge, né? No caso dos Walkabouts(Andarilhos) a resposta é um redondo não. O som da banda é de dificil qualificação,uma "pallete" musical de Folk, Country, Rock, fortemente imersa no conceito de "Americana"(mitos da "America Profunda"), com tons e sonoridades soturnas e sombrias(quase gotico), mas vez por outra capazes de nos alegrar. Mas isso é apenas o inicio das idiossincrasias que conferem aos Walkabouts uma trajetoria peculiar. A banda foi formada em 1984, pelos irmãos Chris, Curt, e Grant Eckman que juntamente com a veterana da cena folk de Seattle, Carla Torgerson, gravaram uma fita k-7(auto-intitulado), um ep (22 Disasters de 85) até serem contratados pelo emergente selo local Sub-Pop, que relança(tinha sido lançado por conta propria), o fraco "See Beautiful Rattlesnake Garden" em 1988 . A banda passa com o tempo a girar em torno do nucleo Chris Eckman(compositor e cantor de voz grave) e Carla Torgerson(simplesmente uma das maiores cantoras do cenario), com musicos diversos variando de projeto a projeto, com alguma estabilidade em meados dos 90.Lançam mais 3 discos pela Sub-Pop-- Cataract(89), Rag & Bone(90), Scavenger(91) e são dispensados pela Sub-Pop. Aí o Sobrenatural de Almeida entra em campo, ao mesmo tempo que não fazem sucesso nos U.S.A. , o braço associado da Sub-Pop na Europa, o fantastico selo alemão Glitterhouse contrata os caras para suprir um crescente culto ao grupo na Europa como um todo, em particular na Alemanha, Tcheco-Eslovaquia e Polonia!!!?!!
A partir de 1993 os Walkabouts lançam, na Europa, uma sucessão de 5 discos antologicos, com poucos paralelos artisticos: o climatico New Motel West(1993) , o só covers (para muitos uma obra-prima) Satisfied Mind(1993), Setting the Woods on Fire(1994), o cultuado Devil's Road, e a obra-prima(para mim) Nighttown(1997). Pequeno grande detalhe, os titulos foram lançados só na Europa, e até hoje só são disponiveis nos U.S. como importados, com os Andarilhos cumprindo de forma torta e inesperada a promessa contida em seu nome . O mais estranho é que o culto a banda na Europa, principalmente na Alemanha, torna-se em adoração por seus produtores e fãs e depois do pico artistico de Satisfied Mind, uma seleção de covers tortos puxados pro country de artistas como Charlie Rich, Patti Smith, John Cale, Nick Cave e Carter Family, e do country-rock consistente do Setting the Woods..., a Virgin Schallplatten(Virgin alemã) contrata os caras e grava em Berlim o luxuoso Devil´s Road com a participação de nada mais nada menos que da Orquestra Filarmonica de Varsovia. O disco dá aos Walkabouts um hit alemão(quarto maior mercado do mundo), a belissima "The Lights Will Stay On", uma das canções mais belas já gravadas, do nivel de "Killing Moon". O resto do disco apesar do altissimo padrão artistico, ainda não é o disco dos caras.Isto aconteceria com Nighttown, gravado em Seattle, com a Nightown Orchestra, com musicos americanos, e uma obra-prima pela emoção das interpretações, apuro tecnico, letras entre o soturno e esperançoso(ali no "twilight"), e um equilibrio e dinamica que deixa o disco com o clima menos pesado que Devil´s Road.
Pra não alongar muito, são lançados ainda : Trail of Stars (2000), Train Leaves at Eight(2001),
Ended up a Stranger(2002), e a fantastica coletanea Drunken Soundtracks(2002). Tambem disponivel a coletanea Death Valley Days(19996), mais não me pergunte a gravadora.E tambem alguns projetos paralelos lançados por Eckman e Torgerson, com tiragens limitadas pelas gravadoras Cargo e Glitterhouse.Ano passado Eckman lançou o solo "The Black Field" pela ...Glitterhouse , e Carla(Great Dame) Torgerson o solo "Saint Stranger" pela.....Glitterhouse!!!! Mais info no site não oficial da banda-The Stopping-Off Place(www.thewalkabouts.com), que inclusive linka com a fundamental Glitterhouse.
Miguel Cordeiro
ResponderExcluirSempre tive interesse em ouvir o Walkabouts mas nunca tive a chance. Marcelo Nova elogia muito o Walkabouts e isto é garantia de ser um bom som.
Pois é Miguel, Walkabouts é bandinha do coração,o acesso a discografia da banda é complicado por causa deste lance estranho de não lançarem os discos deles no país natal dos caras, alem do incrivel e inusitado culto existente à banda na Europa.Com alguma paciencia rola no Kazaa e no SoulSeek, e no Rock Loco é claro. Tarciso(ex-são roque) tambem tem uns canais, mas em breve deve rolar umas copias na mão da galera.
ResponderExcluirO que dizer dos The Walkabouts? São EXCELENTES mesmo, já os vi ao vivo aqui em Lisboa três vezes (e duas vezes o projecto paralelo Chris and Carla), Chris Eckman viveu mesmo em Lisboa alguns anos atrás e era frequente encontrá-lo na noite em diversos bares "indie" (no Bairro Alto) bem como a assistir a concertos de bandas internacionais que passavam por Lisboa...
ResponderExcluir