tag:blogger.com,1999:blog-7358244.post8257241266537795934..comments2024-03-16T09:24:49.798-04:00Comments on ROCK LOCO: O CÍRCULO ESQUENTA MOTORES NO LADO BA ENQUANTO DÁ ÚLTIMOS RETOQUES EM CD COM NOVO CANTORFranchicohttp://www.blogger.com/profile/17561580027139399402noreply@blogger.comBlogger50125tag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-63846107024823830052012-12-26T12:51:18.693-04:002012-12-26T12:51:18.693-04:00Quanto ao meu velho amigo Cláudio Moreira, apenas ...Quanto ao meu velho amigo Cláudio Moreira, apenas lembro o nome daquela banda gaúcha despretenciosa até no nome, de pura molecagem punk: <b>Quem Odeia Rush Odeia Primus.</b><br /><br /><br />Sabem o que é "descarga de privada" en inglês, né? "flush".<br /><br /><br />abra esse peito roqueiro em tempos de happy rock, emo rock e post rock e gritem: FLUSH!!!!!!!!!!!!!Ernesto Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/07561677008625182744noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-26069176313111309132012-12-26T12:47:55.471-04:002012-12-26T12:47:55.471-04:00Francis, depois de ler todos os comentários sobre ...Francis, depois de ler todos os comentários sobre essa celeuma que é a situação vergonhosa do não-mercado para o rock baiano, eu só posso registrar 3 constatações mais do que óbvias (para quem não teme ver as coisas como elas SÃO):<br /><br /><br />1 - Chico Castro Jr. é o único cara na mídia que apresenta a pílula vermelha e enfia o dedo na ferida. Podem berrar de dor, músicos, amadores, aspirantes, etc. Bem-Vindos ao Deserto do Real. Com ênfase na situação desértica que domina Soterópolis.<br /><br /><br />2 - NÃO EXISTE solução á vista enquanto os roqueiróides baianos não descerem do salto e reconhecerem que precisam mesmo ir á guerra e lutar na lama. Ou seja: toda mudança real começa pela mudança das mentalidades. E nada é mais difícil do que convencer toda uma sub-cultura de fracassados perdedores arrogantes, alienados e orgulhosos que eles SÃO fracassados e perdedores PORQUE SÃO arrogantes, alienados e orgulhosos.<br /><br /><br />3 - Sabe o que é mais deprimente? Seu opositor nesse debate, que vestiu a carapuça. Nosso grande exemplo de TALENTO DESPERDIÇADO AUTO-SABOTADO, Glauber Guimarães, ex-Moska, ex-bluesman --- há 10 anos atrás, ELE PENSAVA BEM AO CONTRÁRIO: assumia que gostava mesmo é dos clichês da música pop internacional dos anos 80 e queria mesmo fazer sucesso vendendo a música dele por qualquer meio, mesmo que fosse o pior (que os Billies tentaram e não deu certo, é claro.) <br /><br /><br />Somente AGORA é que ele vem com essa pose de artista cult que não quer sujar as mãos fazendo a mesma coisa que os ídolos dele já fizeram sem nenhuma crise de consciência.<br /><br /><br />Glauberovski, quem te viu, quem te vê...<br /><br /><br />Ernesto Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/07561677008625182744noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-11381891876646005562010-07-26T15:02:54.972-04:002010-07-26T15:02:54.972-04:00faço minhas as palavras de cebola. ninguem defend...faço minhas as palavras de cebola. ninguem defendeu a prostituiçào artistica (??) e a mediocridade. pelo contrario, a queixa é que faltam artistas de "qualidade"( vcs entenderam, se não, não adianta explicar) tocando em radio, lotando shows e afins. estamos falando de artistas de musica pop que QUEREM ser do mainstream, mas que não querem ou não conseguem transpor as barreiras impostas pelo mercado.o que não faz sentido é o artista que QUER fazer sucesso (algo indefinivel, com varios significados), não se dispor a dialogar com o tal do mercado, logico que mantendo sua integridade artistica.osvaldohttps://www.blogger.com/profile/03657642992532775445noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-81590452741462837622010-07-23T18:23:16.977-04:002010-07-23T18:23:16.977-04:00Desculpe, mas acho que continua a confusão entre o...Desculpe, mas acho que continua a confusão entre o "criar" e o "divulgar"... Perguntas: obras-primas da música pop utilizaram meios "sujos" de divulgação? Como seria o esquema nas rádios sem o jabá? Ao gosto do dono da rádio? Acompanho a carreira do Humberto Gessinger desde mto tempo e mesmo nos tempos de mainstream, ele sempre pareceu guardar uma distância dos métodos de divulgação. Aquilo era parte da gravadora, não dele artista. Essa postura sempre me pareceu mais sincera e íntegra do que hipócrita. E sempre me pareceu bastante autêntico em relação à música que faz; acho que o acaso é muito mais importante para uma música fazer sucesso do que se pensa.Ilhados Aquihttps://www.blogger.com/profile/15798224861367776888noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-15670542979691417012010-07-23T18:16:15.360-04:002010-07-23T18:16:15.360-04:00Complementando. Isso que Glauber falou neste últim...Complementando. Isso que Glauber falou neste último comentário já se aproxima mais até do meu ponto de vista. Em termos. Nunca falei que se deve "contaminar" a criação pra fazer "sucessinho" barato. Disse sim, e a história da música está repleta de exemplos, sendo quase uma constante, que a banda ou o artista pode, de forma digna, e visando uma realização artística mesmo (concretizando um sonho artístico ou seja o que for), levar em conta determinadas possibilidades de tornar o seu trabalho um tanto quanto acessível em algum momento, seja na composição ou na atitude, ou nos badulaques, o que seja. Veja só, você pode ser mesmo até genial neste contexto. Vejam só. De onde veio o rock n roll? Onde se desenvolveu brilhantemente? De que lado da cortina de ferro? Dentro de que sistema econômico? Sob que condições sociais? Bom. de qualquer forma, termino aqui minha colaboração à esta discussão. A partir de agora só ao vivo e em cores...e 3D! ;)cebolahttps://www.blogger.com/profile/07075368252012849293noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-7742329951596499292010-07-23T17:59:31.024-04:002010-07-23T17:59:31.024-04:00Bom, mantenho o que eu disse láaaa em cima , no te...Bom, mantenho o que eu disse láaaa em cima , no texto sobre Mavin Gaye e Beatles. O maniqueísmo está imperando aqui sim. Mercado é palavrão, e sonho é argamassa. Nunca disse que neguinho tem que se vender como puta na montanha. Tem que vender, isso sim, o seu trabalho, visando também um retorno financeiro. Perguntem a qualquer um de seus ídolos. pergunte a qualquer um do Wishbone ash. Equivoco está em fazer de uma visão de mercado a causa do desastre artístico, ou da condenação da alma. Titão fizeram uma opção. Erraram. Ok. E daí? Beatles botaram uns ternos, seguiram o mapa do empresário, optaram por uma postura menos, digamos, rebelde, couro preto e quetais, e se deram bem. E foram quem foram. Não é preto nem branco, senhores. Já disse lá em cima. E sonho, só presta pra alguma coisa se é traduzido para a realidade, se não, só serve pr sonhador, que nunca passará sisso, sonhador.cebolahttps://www.blogger.com/profile/07075368252012849293noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-35108697940598487882010-07-23T14:50:57.535-04:002010-07-23T14:50:57.535-04:00glauber tocou no eixo central da questão...disse t...glauber tocou no eixo central da questão...disse tudo...<br />e eu completo...por que recentemente apresentei a um pesquisador de música o argus do wishbone ash e o cara ficou extasiado...lamentou não ter conhecido o álbum nos anos 70 porque ó disco apesar de ter elementos típicos dos anos 70 tem marca autoral atemporal que resiste ao tempo...isso o rock pode ser mais do que simplesmente sucesso de consumo por si só...e olha que esse disco foi um sucesso...mas tem valor estético para além das engrenagens do mercado...o deus de muita gente aí que perdeu a capacidade de fazer do sonho argamassa para a realidade a ser construída...<br />cláudio moreiraAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-37256644737763553992010-07-23T12:27:58.725-04:002010-07-23T12:27:58.725-04:00cebolão,
cê não me entendeu. ou eu não fui suficie...cebolão,<br />cê não me entendeu. ou eu não fui suficientemente claro. não se trata de NÃO querer o sucesso. trata-se de não contaminar a criação artística com o desejo de obter esse "sucessinho"-ouro-de-tolo. cada um dos artistas citados manteve suas opiniões e opções estéticas sempre que foi preciso.<br /><br />veja os titãs: depois do doc, era pra fazer um disco ducacete [como tudo ao mesmo tempo agora, cabeça dinossauro ou televisão] e aí quê que eles fazem? chamam o bonadio e cometem aquele erro de disco ruim. o pior da carreira deles. o disco não é só ruim na produção, mas nas composições também. escolheram o caminho babaca e escolheram errado, poderiam ter entrado pra história mais uma vez, com um disco de rock realmente bom, como fez o tremendão, no mesmo ano.<br /><br />pra mim, sucesso é o que beck tem. lenine, gogol bordello, rush...e no fim, o que fica depois do túmulo é a qualidade do que se faz. daí vem lobão e diz pra garotada botar água no ketchup pra tocar no faustão. século xx demais, pra minha cabeça...<br /><br />GLAUBEROVSKYglauberovskyhttps://www.blogger.com/profile/09246494838443904817noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-64034918858048457522010-07-23T12:01:59.869-04:002010-07-23T12:01:59.869-04:00Não serve para o brasil neste contexto atual? Já e...Não serve para o brasil neste contexto atual? Já estamos sob um regime comunitário onde o escambo e o comércio de idéias e arte sejam feitos entre organizações sociais de busca da excelência artística e cultural? <br />Thank god...não!cebolahttps://www.blogger.com/profile/07075368252012849293noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-14431305087872953982010-07-23T11:59:39.276-04:002010-07-23T11:59:39.276-04:00Não adianta. Beatles, Stones, Dylan, seja quem for...Não adianta. Beatles, Stones, Dylan, seja quem for, só servem de modelo para aqueles que enxergam o mercado musical como algo a ser conquistado, e não ser evitado. Suas biografias são esclarecedoras neste sentido. E já li umas 4 dos beatles um de Dylan, e umas trocentas dos Stones, sá pra ficar nestes exemplos.cebolahttps://www.blogger.com/profile/07075368252012849293noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-19349772210081932982010-07-23T11:52:09.932-04:002010-07-23T11:52:09.932-04:00Bom, glauber, discordo de sua discordância ;). Lhe...Bom, glauber, discordo de sua discordância ;). Lhe digo por que: Dylan, quer voce queira ou não aceitar isto, QUERIA sim o sucesso comercial. Não abdicou nunca de sua dignidade, é claro, e sua mudança foi artisticamente, até mais que comercialmente, explosiva. Sobre essa estorinha de "se vender"!!? Que diabo ainda é isso?! Me cita aí uma banda que fez sucesso sem uma boa e grande estrutura a apoiá-la. Ou, pelo menos, uma visão empresarial esperta (no bom sentido), inteligente e agressiva?! Integridade artística não precisa de isolamento ou aversão ao mercado para se sustentar. Ela se sustenta pela sua própria força. Ou então fracassa. Por sua própria força. Continuo insistindo nos fenômenos Marvin e Beatles como exemplos. Você não entendeu o foco da questão da piscina. Não falei em ter a capacidade ou não de compor Yesterday. Falei sobre o reconhecimento de que compô-la pode estabelecer um patamar artístico E comercial, JUNTOS! Não há nada de errado nisto. E querer preservar esta tal desta gurizada de 20 anos disto é querer cuidar de nossas crianças dentro de uma redoma ass[eptica. Não cria anti-cortpos. Até para combater!cebolahttps://www.blogger.com/profile/07075368252012849293noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-19202548534974273252010-07-23T11:41:48.258-04:002010-07-23T11:41:48.258-04:00certo, osvaldão, mas nos 60s, nos eua e uk, isso e...certo, osvaldão, mas nos 60s, nos eua e uk, isso era muito mais possível que hoje no brasil. contexto. hoje, neste país o sujeito tem que fazer algo medíocre pra chegar onde você, lobão e chicão querem que se chegue.<br /><br />não há maniqueísmo no que estou dizendo, de maneira alguma.<br /><br />defina "sucesso".<br /><br />GLAUBEROVSKYglauberovskyhttps://www.blogger.com/profile/09246494838443904817noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-47555952716994120712010-07-23T11:04:34.457-04:002010-07-23T11:04:34.457-04:00Glauber,
O empresario de Dylan chamava-se Albert G...Glauber,<br />O empresario de Dylan chamava-se Albert Grosman, um das maiores lendas do show-biz ever. E você ta vendo as coisas de modo maniqueista, o bem versus o mal, voce obviamente do lado do bem. Acho que ninguem ta colocando desta maneira. E cada um toca a carreira da forma que achar apropriada. So que, nosotros pobre publico, constatamos a falta de artistas com pegada pop mais "classica" no mainstream e afins. Conheço varios artistas , desconheço até agora, alguem que renegue querer fazer sucesso. E aí, como Chicào falou muito bem, é que esta a arte, de conseguir fazer sucesso negociando de forma digna e inteligente com o tal do mercado, como fez, por exemplo Dylan.So que Dylan é para poucos.osvaldohttps://www.blogger.com/profile/03657642992532775445noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-74522029802267628142010-07-23T10:23:14.717-04:002010-07-23T10:23:14.717-04:00"as citei como modelo de estratégia empresari..."as citei como modelo de estratégia empresarial"<br /><br />pois é, chicovsky, meu comentário foi nesse sentido mesmo. acho que são grandes bandas. mas nem todos os artistas devem ir por aí, como você mesmo disse. e acho um desserviço lobão dizer isso pra garotos de 15, 20 anos. querem tirar da moçada o que eles têm de melhor?? essa não é idade pra se pensar tão corporativamente.<br /><br />aah, o exemplo de dylan está incorreto. o folk limitava dylan ARTISTICAMENTE, era uma prisão pra ele. a mudança em seu som [junto com beatles, stones e the band] gerou toda a música pop/rock, folk rock, country rock, indie rock, tudo que veio depois. é justamente o contrário.<br /><br />GLAUBEROVSKYglauberovskyhttps://www.blogger.com/profile/09246494838443904817noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-13882827608274910062010-07-23T10:02:36.621-04:002010-07-23T10:02:36.621-04:00Velhinho, entenda: eu não citei as bandas dos anos...Velhinho, entenda: eu não citei as bandas dos anos 80 como modelo a seguir em termos de som, vestuário, postura ou o que for.<br /><br />Eu as citei como modelo de estratégia empresarial. São grandes bandas - goste vc ou não - que marcaram a música popular brasileira, fizeram história, ganharam muito dinheiro e zé finí.<br /><br />Acho que essa coisa de estourar e fazer sucesso e tocar em rádio também é para quem quer, para quem busca isto. Não acho que vc, em particular, queira ou busque isso.<br /><br />Mas nada de errado com isso tb. É uma questão sua, particular, ninguém tem nada com isso.<br /><br />Então, nada mais natural do que vc não se sentir atingido pelo meu discurso. Vc não é bem o público alvo dele. Acho que ele é mais dirigido mesmo para quem nutre esse tipo de ambição.<br /><br />Ah! E acho também que para buscar e encarar o mainstream é preciso coragem (e esperteza), sim! Tanto quanto se contentar com a falta de perspectivas do underground. Aliás, pra tudo na vida é preciso coragem.<br /><br />Mas aí, é a escolha de cada um. Uma hora, é preciso encarar essa encruzilhada.<br /><br />Ficar eternamente no meio do caminho é que não rola.Franchicohttps://www.blogger.com/profile/17561580027139399402noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-81045802961162902592010-07-23T09:41:04.137-04:002010-07-23T09:41:04.137-04:00nem 8, nem 800, chicão. titãs, ultraje a rigor, ir...nem 8, nem 800, chicão. titãs, ultraje a rigor, ira!? eu to aqui ouvindo malkmus, walter franco e small faces e você me cita as bandas dos anos 80...realmente, só pode existir ruído na nossa comunicação. <br /><br />então todo mundo tem que seguir o padrão das bandas oitentistas pra tocar no rádio e dividir palco com stars da axé music? to fora. cara, desespero não levará ninguém a nada, contamina a criatividade e dá câncer.<br /><br />não vou botar água no ketchup, até porque acho que isso só me faria ser mais um. i'm closer to the heart!<br /><br />acho que vai de cada um. quem acha que os fins justificam os meios e quiser ter esse tipo de vida, frequentar as festinhas enfadonhas da mtv etc, fique à vontade. agora, uma coisa é fato: sei quem são meus heróis e não vou traílos por dinheiro nenhum. meu negócio é música, eu gosto de música. o resto não me interessa em absoluto.<br /><br />sobre macca, o que comprou a piscina dele foi o que? "yesterday"? a maioria aqui tá muito longe disso, velho.<br /><br />dizer que persistir com coragem against the odds é ser ingênuo, seria o mesmo que dizer que todos os artistas do mainstram são "vendidos". não é um argumento que me cause espécie. eu só acho que quando arte e sonho são deixados de lado em favor da grana, a coisa toda perde o sentido. money talks, mas fala muita besteira.<br /><br />GLAUBEROVSKYglauberovskyhttps://www.blogger.com/profile/09246494838443904817noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-87505141319581335192010-07-23T09:25:31.528-04:002010-07-23T09:25:31.528-04:00Esc, quem sou eu pra te convencer de alguma coisa?...Esc, quem sou eu pra te convencer de alguma coisa? Longe de mim! Me inclua fora dessa!<br /><br />;-)Franchicohttps://www.blogger.com/profile/17561580027139399402noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-77960433387574061372010-07-23T09:09:22.879-04:002010-07-23T09:09:22.879-04:00bom, só não me convenceu por que eu não precisava ...bom, só não me convenceu por que eu não precisava ser convencido, já estava convencido. Tá lá em cima no meu texto sobre Marvin Gaye e Beatles. <br />Esc man, quando pegará vosso disco, por jeovah!?cebolahttps://www.blogger.com/profile/07075368252012849293noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-18509957211368970412010-07-23T08:56:48.319-04:002010-07-23T08:56:48.319-04:00é óbvio que artista sem empresário para dar suport...é óbvio que artista sem empresário para dar suporte financeiro ao projeto da carreira não rola...senão fica igual a fábio: exército de um homem só ou de dois, no caso, ele e tiago...ou uma empresa de dois homens, como vai virar...só não me venha, chico, querer depois dos 35 anos ficar com esse papo de pragmatismo exacerbado em nome da sobrevivência...tá querendo convencer quem aqui?!<br />aqui só tem puta velha...<br />cláudio moreiraAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-7151561560500672232010-07-23T08:12:17.356-04:002010-07-23T08:12:17.356-04:00Cês tão vendo, Cláudio e Glauber? Brama, Cebola e ...Cês tão vendo, Cláudio e Glauber? Brama, Cebola e Ilhados me entenderam.<br /><br />Eu não tô sugerindo que ninguém vire puta nem que pague jabá.<br /><br />Até por que nem todos tem vocação para isso. Nem todos querem se tornar populares.<br /><br />Agora, infelizmente, é assim que a banda toca no Brasil - literalmente. E tb nos EUA, Europa e etc e tal.<br /><br />Tem que ter empresário, tem que ter assessor de imprensa, tem que mirar nas paradas de sucesso, tem que ganhar dinheiro, tem que bater nas portas das gravadoras - agora, com moral pra ser respeitado lá dentro e conseguir que eles paguem uma boa divulgação, uma boa exposição na grande mídia. Repito: GRANDE MÍDIA. Isso quer dizer: Faustão, Raul Gil, Hebe etc.<br /><br />Foi assim que bandas como Titãs, Ira!, Ultraje a Rigor, Blitz e todas as outras que deram certo se firmaram.<br /><br />Por que seria diferente hj dia? A internet não deu em nada. O underground continua na merda. Tem que fazer musiquinha de sucesso sim, senhor. Agora, é uma arte difícil, fazer musiquinha de sucesso e manter a dignidade. O desafio é esse. Quem for forte e criativo o bastante, que o encare.<br /><br />E o resto vai morrer tocando nos botecos do Rio Vermelho.<br /><br />Só para terminar e deixar bem claro: eu não estou dizendo para ninguém o que fazer nem como fazer. Eu estou dizendo as coisas como eu vejo que são e mais: como poderiam ser, se VOCÊS, MÚSICOS DO ROCK (seja local ou nacional) se dispusessem a partir pra guerra (sim, é guerra) e retomar os territórios perdidos.<br /><br />E esquecer essa bosta de internet que nunca deu futuro pra ninguém.Franchicohttps://www.blogger.com/profile/17561580027139399402noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-37141018938869783842010-07-22T23:58:17.487-04:002010-07-22T23:58:17.487-04:00Chicão, so agora to vendo seus comments sobre a en...Chicão, so agora to vendo seus comments sobre a entrevista do Lobão.E realmente você vem falando há bastante tempo sobre este estado de coisa com bastante propriedade .Obvio que tem alguns exageros de Lobão, que sempre gostou de frases de efeito. Mas a essencia das colocações dele são pertinentes. Não é necessario se recorrer ao jabá para promover artistas,existem formas licitas de promoção, mas o artista que acha que fará sucesso sem suporte empresarial ( gravadora ou empresario) ou é um ingenuo ou esta se fazendo de bobo. O fato é que a "boa" musica pop ( no seu sentido mais "classico") sumiu das paradas nacionais ja há um bom tempo e legiões de talentosos artistas foram escorraçados ( ou se escorraçaram por conta propria) para guetos cada vez mais distantes, tristes e , pior de tudo, tediosos. Vou parafrasear Miguel Cordeiro, o homem que previu o voo da galinha do rock local, o rock sem o roll não rola. Pra quem não entendeu, musica pop (rock!!) sem publico não rola, e na boa,desconheço artista que nao queira fazer sucesso e publico que não queira ser entretido.osvaldohttps://www.blogger.com/profile/03657642992532775445noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-49169723642959063952010-07-22T19:30:00.883-04:002010-07-22T19:30:00.883-04:00Complementando. É realmente um padrão quase univer...Complementando. É realmente um padrão quase universal esse que descrevi acima. E, é claro, possui suas exceções. Mas é interesante e paradoxal, que esta mesma, digamos, "fórmula", seja tão difícil de se aplicar. Mas é fácil de se explicar, pelo menos. A diferença entre ela dar ou não certo está naquela nuvem imprecisa onde ocorre o choque entre contexto, talento, persistência, fé em si mesmo, cara de pau, talvez, e de preferência, um empresário esperto e, por que não, sorte.cebolahttps://www.blogger.com/profile/07075368252012849293noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-29609201231129365482010-07-22T18:43:19.311-04:002010-07-22T18:43:19.311-04:00Bom, chiquitu, posso tentar explicar de outra form...Bom, chiquitu, posso tentar explicar de outra forma, mas concordando sobre a questão do tal do "hit". Marvin Gaye, antes de fazer What´s goin´on e Let´s get it on, passou uma temporada brilhante compondo hits sobre hits, dentro do formato padrão da Motown. Melodias assobiáveis, refrões perfeitamente ganchudos, brilhantes e simples letras sobre amor e perda, canções belamente curtas e "tocáveis" no seu dial. Manteve sua essência r & b mas sabia que TINHA que se inserir bem no mercado. E estamos falando do mercado mais selvagem (no ótimo sentido) de todos. Se tornou maior do que seus "concorrentes" e explodiu criativamente em sua obra-prima de 71. Podemos dizer quase o mesmo com uma caçamba de artistas fundamentais, e Beatles é só o primeiro nome que me vem à mente. A questão é: Eles QUERIAM ser grandes. E não estou falando em termos cult-artístico-geniais. Dylan também. Mas o estopo de sua busca por um sucesso mercadológico era apenas sensivelmente diferente. Ele QUERIA o sucesso, mas o contexto folk permitia que ele mantivesse uma postura mais, digamos, purista, mas só até ele ter fixado seu nome de forma indelével na memória americana. Daí, ele pula fora, enfia umas guitarras estridentes (que era o que fazia sucesso, vide invasão inglesa) manda o purismo para a senhora puta que o pariu e se torna o gigante que ainda é. Ou seja. Nem virgem pra compor, nem puta pra divulgar. Esses extremos só servem pra marcar território. E a música pop (rock n roll inclusive mas não só) possui exemplos demais da zona cinzenta entre esses tais extremos. Ou, como diria john Lennon para Paul MCcartney antes de compor uma daquelas pepitas estrondosas e eternas: "Paul, vamos compor uma piscina!?"cebolahttps://www.blogger.com/profile/07075368252012849293noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-81925429253108103102010-07-22T15:49:13.643-04:002010-07-22T15:49:13.643-04:00então tá, beleza chico...o mundo real nos conhecem...então tá, beleza chico...o mundo real nos conhecemos, mas então os artistas têm de fazer da expressão artística reflexo dos desígnos da vontade do deus mercado...beleza, então é só uma questão darwinista: só evolui quem se adapta...triste sina! discordo senhor realidade!<br />cláudio moreiraAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7358244.post-67406159792927300942010-07-22T15:22:44.398-04:002010-07-22T15:22:44.398-04:00Não, Cláudio, não virei empresário - nem pretendo ...Não, Cláudio, não virei empresário - nem pretendo faze-lo.<br /><br />Não adianta me oferecerem jabá, até por que eu nem saberia com aplicar essa grana.<br /><br />E outra: eu não estou defendendo o jabá de forma alguma. Eu acho uma merda altamente condenável, que distorce de forma escrota o mercado e o gosto alheio, emporcalha a cultura.<br /><br />Mas... surpresa! Este é o mundo real da música.<br /><br />Olha só, a gente está no Brasil. Até existe, no Congresso Nacional, um projeto de lei que criminaliza o jabá.<br /><br />Mas e daí, vc acha que só por que os senhores deputados assinaram um pedaço de papel isso vai acabar? Não vai! É quem nem dizer que corrupção é crime e que dá cadeia dirigir bêbado.<br /><br />Não existe autoridade que detenha corrupção, motoristas irresponsáveis e o jabá no Brasil. Sabe por que? Por que todo brasileiro é corrupto. Por que todo mundo que dirige um carro já dirigiu bebado, pondo vidas em risco. E todo mundo que toca nas rádios comerciais pagou jabá pra isso.<br /><br />O Brasil é esse lixo, mesmo. Fim de papo.<br /><br />Mais uma vez: acordem para o mundo real.Franchicohttps://www.blogger.com/profile/17561580027139399402noreply@blogger.com